Turma AP862 - Estágio Pedagógico II - Turma A

Código / Turma

AP862 A

Nome

Estágio Pedagógico II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 19:01
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Selma Machado Simão

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento de atividades de estágio que aprimorem o conhecimento da prática docente em espaços escolares e não-escolares; realização de atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação praticar elementos da arte-educação no ambiente profissional. Análise crítica de projetos praticados na realidade brasileira. Elaboração de Relatórios e Projetos pertinentes a este campo.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

 

  • Apresentações: os estágios já realizados

  • Questões sobre realização de estágio em Instituições que ministrem atividades em Arte

  • Estratégias e possibilidades de apreciação no espaço museológico e em ambiente de aula.

  • Apropriação de eventos culturais na prática didática.

  • Responsabilidade no uso de imagem

  • Planejamento de curso

  • Planejamento de aula

  • Estratégias para levantamento de temas importantes para o grupo e articulação com o campo das Artes Visuais.

  • Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade concreta na atividade didática.

  • Relatório de estágio

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALBANO, Ana Angélica. Apenas Brincando? In Arte e Educação no Ensino Fundamental. GONÇALVES, Tatiana Fecchio da Cunha DIAS, Adriana Rodrigues (Orgs.). No prelo

ANDRADE, Carlos Drumond. A Educação do Se Poético. Transcrito do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro – RJ, 20.07.74. Disponível em http://www.ccsa.ufrn.br/5sel/v2/pdf/minicurso06_aeducacaodoserpoetico.pdf (acesso 08/2009)

BORTORE, Cristiano. Filme Vermelho como o Céu. Produção de Cristiano Bortone e Daniele Mazzocca, 95min. Abril de 2007 California Filmes.

FAVERO, Sandra Maria Correia. As Inquietações do Artista-Professor In Da Pesquisa: Revista de Investigação em Artes, Florianópolis/SC. Volume 2 Numero 2. Disponível em http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume2/numero2/plasticas/sandra_favero.pdf (acesso 08/2009)

OSTROWER, Fayga. A Expressão artística não é Levada a Sério nas escolas. Publicado em Fevereiro de 1988 (referencias bibliográficas incompletas)

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1986 (p.09-30)

PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Siero (orgs.). Um Sobrevôo: O Conceito de Educação Não-Formal. In Educação Não-Formal: Contextos Percursos e Sujeitos. Campinas: CMU Publicações, Editora Setembro, 2005

PAULNACK, Karl. Resumo do Encontro de Boas Vindas. Tradução Tatiana Fecchio Gonçalves (não publicado). 2004

SIMSON, Olga R. de M. Von; PARK, Margareth B.; FERNANDES, Renata S. (orgs.). O Educador de Rua e sua Prática: O Projeto Travessia. In Educação não-formal: cenários da criação. Campinas/SP: Editora da Unicamp/ Centro de Memória, 2001.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Completando as horas de estágio exigidas, essa disciplina segue a mesma dinâmica e apresenta os mesmos objetivos da disciplina AP762, tendo também o objetivo de acompanhar as atividades de estágio junto às Instituições de educação formal e não formal, promover a familiarização com a bibliografia da área e o debate sobre a prática de ensino visando instrumentalizar para práxis pedagógica, na docência em Artes Visuais.

A disciplina tem o objetivo de permitir que o(a) aluno(a), desenvolva competências para:

  • Elaborar projeto e relatório de estágio;

  • Relacionar os conceitos teóricos estudados com elementos observados na prática de estágio;

  • Compartilhar as experiências vivenciadas na atividade lecionar em Arte;

  • Criticar e aceitar críticas

  • Discutir conceitos relativos às linguagens artísticas

  • Compreender a função da educação e sua inserção em ambientes educacionais.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação em todas as atividades da disciplina, incluindo as postagens e comentários realizados durante as lives e no campo de atividades da Plataforma Classroom.

Cronograma (Plano de Aula)

1- Apresentação do curso, professor e alunos -Estágio como ritual de passagem

2- Os 7 saberes necessários à Educação do futuro - Reflexões sobre os saberes necessários à Educação Planetária

3- Cultura Visual - Relatos sobre experiências educativas pessoais e/ou imaginativas relacionadas ao tema

4- Experiência relacional Pedagógica - Projeto Pedagógico da escola Amorim Lima - Pesquisa sobre experiências interdisciplinares

5- Espaços educacionais formais e não formais e suas relações de produção

6- Intergeracionalidade, identidade, autoria e produção em artes

7- Educação museal

8- O mediador cultural: algumas reflexões sobre o campo

9- Pedagogia Griô - Possibilidades educativas inseridas no âmbito comunitário

10- A linha do tempo do ensino de arte – legislação

11- A BNCC e os PCNs e o ensino de arte

12- Livro didático e educação indígena - Investigação sobre as práticas educativas da escola formal na comunidade indígena

13- Arte na vida da aldeia indígena - Exercício criativo de inserção de uma prática educativa baseada na cultura indígena

14- Ensino de artes e tecnologia

15- Materiais didáticos voltados para a diversidade - Pensamento Decolonial - Discussão sobre as reflexões apresentadas

Metodologia (Plano de Aula)

Lives, atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas feitas através de powerpoint; vídeos gravados pelo celular e webinares promovidos pela disciplina realizados pelo Google Meeting; Acompanhamento da elaboração dos relatórios de Estágio via WhatsApp e email.

Observação (Plano de Aula)

em branco