Turma AP862 - Estágio Pedagógico II - Turma A
AP862 A
Estágio Pedagógico II
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 19:01
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento de atividades de estágio que aprimorem o conhecimento da prática docente em espaços escolares e não-escolares; realização de atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação praticar elementos da arte-educação no ambiente profissional. Análise crítica de projetos praticados na realidade brasileira. Elaboração de Relatórios e Projetos pertinentes a este campo.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-
Apresentações: os estágios já realizados
-
Questões sobre realização de estágio em Instituições que ministrem atividades em Arte
-
Estratégias e possibilidades de apreciação no espaço museológico e em ambiente de aula.
-
Apropriação de eventos culturais na prática didática.
-
Responsabilidade no uso de imagem
-
Planejamento de curso
-
Planejamento de aula
-
Estratégias para levantamento de temas importantes para o grupo e articulação com o campo das Artes Visuais.
-
Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade concreta na atividade didática.
-
Relatório de estágio
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALBANO, Ana Angélica. Apenas Brincando? In Arte e Educação no Ensino Fundamental. GONÇALVES, Tatiana Fecchio da Cunha DIAS, Adriana Rodrigues (Orgs.). No prelo
ANDRADE, Carlos Drumond. A Educação do Se Poético. Transcrito do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro – RJ, 20.07.74. Disponível em http://www.ccsa.ufrn.br/5sel/v2/pdf/minicurso06_aeducacaodoserpoetico.pdf (acesso 08/2009)
BORTORE, Cristiano. Filme Vermelho como o Céu. Produção de Cristiano Bortone e Daniele Mazzocca, 95min. Abril de 2007 California Filmes.
FAVERO, Sandra Maria Correia. As Inquietações do Artista-Professor In Da Pesquisa: Revista de Investigação em Artes, Florianópolis/SC. Volume 2 Numero 2. Disponível em http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume2/numero2/plasticas/sandra_favero.pdf (acesso 08/2009)
OSTROWER, Fayga. A Expressão artística não é Levada a Sério nas escolas. Publicado em Fevereiro de 1988 (referencias bibliográficas incompletas)
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1986 (p.09-30)
PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Siero (orgs.). Um Sobrevôo: O Conceito de Educação Não-Formal. In Educação Não-Formal: Contextos Percursos e Sujeitos. Campinas: CMU Publicações, Editora Setembro, 2005
PAULNACK, Karl. Resumo do Encontro de Boas Vindas. Tradução Tatiana Fecchio Gonçalves (não publicado). 2004
SIMSON, Olga R. de M. Von; PARK, Margareth B.; FERNANDES, Renata S. (orgs.). O Educador de Rua e sua Prática: O Projeto Travessia. In Educação não-formal: cenários da criação. Campinas/SP: Editora da Unicamp/ Centro de Memória, 2001.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Completando as horas de estágio exigidas, essa disciplina segue a mesma dinâmica e apresenta os mesmos objetivos da disciplina AP762, tendo também o objetivo de acompanhar as atividades de estágio junto às Instituições de educação formal e não formal, promover a familiarização com a bibliografia da área e o debate sobre a prática de ensino visando instrumentalizar para práxis pedagógica, na docência em Artes Visuais.
A disciplina tem o objetivo de permitir que o(a) aluno(a), desenvolva competências para:
-
Elaborar projeto e relatório de estágio;
-
Relacionar os conceitos teóricos estudados com elementos observados na prática de estágio;
-
Compartilhar as experiências vivenciadas na atividade lecionar em Arte;
-
Criticar e aceitar críticas
-
Discutir conceitos relativos às linguagens artísticas
-
Compreender a função da educação e sua inserção em ambientes educacionais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação em todas as atividades da disciplina, incluindo as postagens e comentários realizados durante as lives e no campo de atividades da Plataforma Classroom.
Cronograma (Plano de Aula)
1- Apresentação do curso, professor e alunos -Estágio como ritual de passagem
2- Os 7 saberes necessários à Educação do futuro - Reflexões sobre os saberes necessários à Educação Planetária
3- Cultura Visual - Relatos sobre experiências educativas pessoais e/ou imaginativas relacionadas ao tema
4- Experiência relacional Pedagógica - Projeto Pedagógico da escola Amorim Lima - Pesquisa sobre experiências interdisciplinares
5- Espaços educacionais formais e não formais e suas relações de produção
6- Intergeracionalidade, identidade, autoria e produção em artes
7- Educação museal
8- O mediador cultural: algumas reflexões sobre o campo
9- Pedagogia Griô - Possibilidades educativas inseridas no âmbito comunitário
10- A linha do tempo do ensino de arte – legislação
11- A BNCC e os PCNs e o ensino de arte
12- Livro didático e educação indígena - Investigação sobre as práticas educativas da escola formal na comunidade indígena
13- Arte na vida da aldeia indígena - Exercício criativo de inserção de uma prática educativa baseada na cultura indígena
14- Ensino de artes e tecnologia
15- Materiais didáticos voltados para a diversidade - Pensamento Decolonial - Discussão sobre as reflexões apresentadas
Metodologia (Plano de Aula)
Lives, atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas feitas através de powerpoint; vídeos gravados pelo celular e webinares promovidos pela disciplina realizados pelo Google Meeting; Acompanhamento da elaboração dos relatórios de Estágio via WhatsApp e email.