Turma AP975 - Tópicos Especiais em Ensino de Artes Visuais I - Turma A

Código / Turma

AP975 A

Nome

Tópicos Especiais em Ensino de Artes Visuais I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Disciplina remota.

Atualizado em
22/06/2021 19:01
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jurema Luzia de Freitas Sampaio

Ementa (Catálogo da DAC)

O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. O Conceito de Recursos Educacionais Abertos e as relações com o Ensino de Arte.
  2. Direitos autorais e de propriedade intelectual, as licenças de uso livre/aberto nos repositórios de REA.

2.1 Lei do Direito Autoral (LDA 9.610/98).

2.2 Creative Commons.

  1. Experiências brasileiras. Os repositórios de conteúdo digital aberto e REA em relação ao Ensino de Arte.
    1. Projeto Mira. Mapa das iniciativas de recursos abertos. Projetos de recursos abertos em 24 países da América Latina (http://www.mira.org.br/).
    2. Escola Digital. Conteúdo educacional aberto separado por disciplina, série, tema e tipo de mídia (http://escoladigital.org.br/).
    3. Creative Commons. Conteúdos licenciados nos formatos de imagem, vídeo e música (https://br.creativecommons.org/)
    4. Projeto Folhas. Repositório REA da Secretaria de Educação do Paraná (http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_buscaFolhas.php)
    5. Jamendo. Portal de músicas em formato aberto que podem ser baixadas gratuitamente (https://www.jamendo.com/)
    6. Acervo EducaRede - Arte – Educação Artística (http://www.rea.net.br/educarede/turbine-sua-aula/disciplina/arte-educacao-artistica/).
    7. Portal do Professor - MEC. Espaço para compartilhamento de práticas, planos de ensino e recursos educacionais abertos (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html).
    8. Domínio Público. Acervo digital que reúne obras literárias, imagens, vídeos e textos de domínio público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp).
    9. Banco Internacional de Objetos Educacionais - MEC. Repositório de objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/).
  2. Games na Formação de Professores de Arte.

4.1 Professores autores/mediadores.

4.2 Fruição artística e construção do conhecimento com uso de games.

  1. Contribuição das Artes no processo de produção de Objetos de Aprendizagem e as Recomendações para a disseminação dos REA em Arte no Brasil.
    1. REA no setor de educação básica.
    2. REA na educação superior.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARAÚJO, Anna Rita Ferreira de. "Os cursos superiores de formação de professores de artes visuais no Brasil: percursos históricos e desigualdades geográficas". In: Anais da 32a. Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 04 a 07 de outubro de 2009. GT 24. Educação e Arte. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT24-5360--Int.pdf>. Acesso em: 30 abr.2012.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos & CUNHA, Fernanda Pereira da. (Org.) Abordagem triangular no ensino das artes visuais e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

________. “Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas”. In: BARBOSA, A.M.T.B. (Org.) Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.  #2. p. 98-112.

BRANDÃO, Claudia Marisa Mattos & SANTOS, Daniele Pereira dos. "A formação docente em artes visuais mediada pelas novas tecnologias: anotações de um projeto em desenvolvimento". In: HUMMES, Julia Maria (Org.) Anais do 6º Encontro de Pesquisa em Arte. Montenegro Ed. da Fundarte, 2011. p. 85-90.

CAETANO, Alexandra Cristina Moreira. "Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais". In: IV Congreso de la CiberSiciedad 2009. Crisis analógica, futuro digital. Grupo de trabajo A-7: Enseñanza de competencias digitales a colectivos específicos. Online. 2009. Disponível em: <http://www.cibersociedad.net/congres2009/es/coms/objetos-de-aprendizagem-em-artes-visuais/419/>. Acesso em 15 nov.2015.

CALLEGARO, Tania. “Ensino da Arte na internet: contexto e pontuações”. In: BARBOSA, A. M. (Org.) Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2007. #12. p. 139-49.

CUNHA, Fernanda Pereira da. “e-Arte/Educação crítica”. In: BARBOSA, A.M.T.B. & CUNHA, F.P. (Org.) Abordagem triangular no ensino das artes visuais e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 259-281.

NASCIMENTO, Anna Cristina Aun de Azevedo. “Objetos de Aprendizagem: a distância entre a promessa e a realidade”. In: PRATA, Carmem Lúcia; NASCIMENTO, Anna Cristina Aun de Azevedo. Objetos de Aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico – Brasília: MEC, SEED, 2007, p.135-145.

PEREIRA, Patrícia de Paula. O Estudo de jogos eletrônicos como material didático para o ensino de artes visuais via Web. 2008, 200 p. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Belas Artes – EBA da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

REA, Portal Recursos Educacionais Abertos. Disponível em: <http://www.rea.net.br/site/rea-na-midia/>. Acesso em: dez.2015.

SAMPAIO, Jurema Luzia de Freitas. O que se ensina e o que se aprende nas licenciaturas em artes visuais a distância? Tese de doutorado defendida em 31 de março de 2014 no programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Comunicações - ECA, da Universidade de São Paulo - USP, sob orientação da Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, com estágio sanduíche na Universidade de La Plata, Argentina, com co-orientação da Profa. Dra. Maria de Las Mercedes Reitano. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03062014-151612/pt-br.php>. Acesso em: dez.20156.

________. Uso de Realidade Virtual por VRML para Educação a Distância em Arte. Dissertação de mestrado defendida em 28 de março de 2003 no programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual Paulista - UNESP, sob orientação do Prof. Dr. Milton Sogabe. Disponível em: <http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bia/33004013063P4/2003/ralha_jlfs>. Acesso em: 01 dez.2015.

LIMA, José Maximiano Arruda Ximenes de. A Abordagem triangular como base na elaboração de objetos de aprendizagem no curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará. In: XXI Congresso Brasileiro da Confederação de Arte Educadores do Brasil, 21, 2011, São Luís. Anais eletrônicos... Maranhão: UFMA, 2011. Disponível em: <http://www.faeb.com.br/livro/Comunicacoes/a%20abordagem%20triangular%20como%20base%20teorica.pdf>. Acesso em: 02 dez.2015.

MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2001.

TAPSCOTT, Don & WILLIAMS, Anthony. Wikinomics: Como a colaboração em massa pode mudar seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

UNESCO. Declaração REA de Paris em 2012. In: Congresso Mundial sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) de 2012. Paris, UNESCO, 20 a 22 jun.2012. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html>. Acesso em: dez.2015.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O ensino de Arte é área de conhecimento, em ações disciplinares, interdisciplinares, e em articulações com temas transversais, portanto, seu caráter de valor educacional justifica sua presença nos currículos. O conhecimento e análise de Recursos Educacionais Abertos (REA) na área disponíveis em bancos de recursos atualmente em atividade é parte importante da formação de professores de arte.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nos debates.

Elaboração de resenhas de recursos.

Trabalho final: Elaboração de artigo científico com intenção de publicação.

Cronograma (Plano de Aula)

Análises e debates semanais sobre REA com base em abordagem metodológica TPACK Artes Visuais.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas dialogadas com auxílio de tecnologias digitais, Internet, seminários de alunos e análises coletivas de conteúdos em repositórios REA. Aulas presenciais interativas e participativas: os alunos devem trazer seus notebooks/tablets para interação em ambientes colaborativos.

Para a formação de professores de arte, além das reflexões de suas práticas, da construção do conhecimento em Arte e da ampliação de seu repertório prático/teórico, é necessário que tenha trânsito e acesso às tecnologias contemporâneas, que envolvem as condições adequadas para o seu uso em sala de aula. Segundo a definição da UNESCO, os Recursos Educacionais Abertos (REA), ou Open Educational Resources (OER), são:

"materiais de ensino, aprendizagem e investigação em quaisquer suportes, digitais ou outros, que se situem no domínio público ou que tenham sido divulgados sob licença aberta que permite acesso, uso, adaptação e redistribuição gratuitos por terceiros, mediante nenhuma restrição ou poucas restrições. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e respeita a autoria da obra" (UNESCO, 2012, p. 1).

Portanto, a disciplina destinada à alunos com pesquisas relacionadas ao ensino de arte e tecnologia, incluindo EaD em Arte, com objetivo de construir um Repositório Institucional de Recursos Educacionais Abertos (REA), em Arte, comentados.

É preciso que o debate sobre o papel dos REA em promover maior participação na educação no Brasil seja aprofundado. É preciso que se criem políticas de REA em nível nacional e regional50 que possibilitem o uso de recursos educacionais com licenças abertas e que abordem as questões de certificação e financiamento. Essas políticas promoveriam e apoiariam as estratégias financiadas pelo governo para promoção dos REA nas escolas e na academia em geral (SANTOS, 2015, p. 71).

Observação (Plano de Aula)

A Proposta Metodológica TPACK Artes Visuais foi desenvolvida pela Profa. Dra. Jurema Sampaio em sua tese de doutorado defendida em 2014 da Universidade de São Paulo, USP, sob orientação da Profa. Dra. Ana Mae T. B. Barbosa, e se constitui de uma leitura prática da Metodologia TPACK direcionada para a área de Artes Visuais. Nessa visão, a ênfase é na convivência, no estabelecimento de relações sociais como sustentação de redes colaborativas de formação e prática. Relacionando a visão da Abordagem Triangular, os conteúdos de Arte propostos nos PCN, as orientações do Guia de Tecnologias Educacionais e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (MEC, 2013. Ambos), com a ajuda da Proposição Metodológica TPACK – Artes Visuais (SAMPAIO, 2014), busca-se desenvolver o programa de modo a proporcionar o diálogo entre o conceito de Cultura e seus desdobramentos, junto aos temas dos encontros, proporcionando, além da aprendizagem em arte, vivências significativas de empoderamento de uso de ferramentas tecnológicas para otimizar essa formação, proporcionando a construção do Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo, em Artes Visuais.

A síntese teórica da Abordagem TPACK Artes Visuais para a formação de professores de arte afinada com as necessidades contemporâneas de apropriação das tecnologias digitais. Para cada encontro/tema, presencial ou por EaD, há uma seleção de leituras, vídeos, sons e imagens, selecionados entre os Recursos Educacionais Abertos - REA disponíveis nas redes de informação e comunicação, e todo material disponível na Revista Digital Art&, que é uma publicação acadêmica, aberta e gratuita, e apoia este projeto, e que são recomendados como forma de contextualização e aprofundamento das temáticas propostas e compõem um “arsenal” teórico para embasar as reflexões e debates do percurso de aprendizagem.