Turma CS001 - Projeto em Fotografia - Turma A
CS001 A
Projeto em Fotografia
Google Meet
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 19:04
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Disciplina de caráter experimental. Os alunos formam equipes de trabalho e/ou desempenham, individualmente as funções de cada projeto. O curso possibilita vivência em um processo de criação nesta área - pré-produção, produção e pós-produção, conhecimento técnico e de planejamentos administrativo, econômico e executivo. Seu programa é definido em função das pesquisas realizadas no DMM/IA e/ou discussões entre alunos e professores.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
01. Elaboração da pesquisa para produção em fotografia.
02. Argumento e definição de campo.
03. Elaboração do projeto conceitual.
04. Definição e esboço: relações e diálogos.
05. Apresentação de resultados: seminário individual
06. Estudos de edição de imagens.
07. A fotografia construída e o estúdio formal.
08. Pesquisa de campo.
09. Tratamento das Imagens
10. Edição Final
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BAUDELAIRE, Charles. "O público moderno e a fotografia" in TRACHTENBERG, Alan [org.]. Ensaios sobre fotografia: de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
----------------. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 1990.
BENJAMIN, W. "A pequena historia da fotografia" in TRACHTENBERG, Alan [org.]. Ensaios sobre fotografia: de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
COTTON, Charlote. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
DUBOIS, Phlippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1984.
FARINA, Mauricius M. A imagem imprevista. Curitiba: Ed. CRV, 2014.
FLORES, Laura González. Fotografia e pintura: dois meios diferentes? São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. Lisboa: Vega, 2010.
FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora: fotogr@fia depois da fotografia. São Paulo: Gustave Gilli, 2012.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
MOHÓLY-NAGY, Lazlo. Pintura, fotografia, cine y otros escritos sobre fotografia. Barcelona: Gustave Gili, 2005.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea.
São Paulo: Editora do Senac, 2009.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia da Letras, 2004.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora do Senac, 2010.
TRACHTENBERG, Alan [org.]. Ensaios sobre fotografia: de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Disciplina de caráter experimental com imersão produtiva no fazer fotográfico priorizando a construção de narrativas visuais. O curso possibilitará aos participantes vivenciar o processo de criação fotográfico em equipe ou individualmente a partir de recorte temático específico. Roteiro de pesquisa, pesquisa de campo, escolhas técnicas adequadas à temática, locação e iluminação, laboratório analógico e/ou digital. Pós produção analógica e/ou digital. Edição. Preparação do produto final em suporte dimensionado para apresentação da narrativa fotográfica em projeto coletivo na web.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Desenvolvimento de projeto fotográfico com edição e apresentação de portifólio.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas pela plataforma Google Meet, orientação de projetos e desevolvimento de práticas experimentais.