Turma CS034 - Tópicos Especiais em Midialogia VI - Turma A
CS034 A
Tópicos Especiais em Midialogia VI
Google Meet
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 19:07
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Esta disciplina terá seu programa definido em função das pesquisas que se realizam no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e das discussões prévias entre alunos e professores.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
A disciplina neste semestre consiste num laboratório curatorial com desenvolvimento de um produto audiovisual de curta apreciação por parte do observador/espectador. Ela se centra em 5 séries fotográficas pertencentes ao IMS e ao AEL/UNICAMP mobilizadas no processo de estudo e montagem da Exposição Quando a vida vira imagem. Fotografia na Primeira República (título provisório) sob coordenação de Heloisa Espada a ser realizada em 2022.
Entende-se aqui a prática curatorial como exercício partilhado que envolve pesquisa com as imagens e, neste caso, especificamente com a fotografia. A curadoria é uma forma de profissionalização dos estudantes e ao mesmo tempo um modo de elaboração do produto (áudio)visual digital realizado.
Cabe assinalar que a disciplina conta com uma participação efetiva e colaborativa de profissionais do AEL e do IMS na sua estruturação e no seu transcorrer.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ASSMANN, Aleida. Terceira parte: Armazenadores. (p. 367 – 435) In: Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas/ SP, (2006) 2011.
FARGE, Arlette. Milhares de vestígios: uma manhã na Biblioteca Arsenal. (p. 9-23) In O Sabor do Arquivo. São Paulo: Edusp, (1989) 2017.
FAROCKI, H. “A máquina sempre quer algo de você.” Entrevista com Harun Farocki. In: Devires, v.12. Belo Horizonte, 2015. Entrevista concedida a Ednei de Genaro e Hermano Callou.
https://bib44.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/34
ELSAESSER, Thomas. Harun Farocki: Cineasta, artista e teórico da mídia. In: MOURÃO, Maria Dora; BORGES, Cristian; MOURÃO, Patrícia (orgs.). Harun Farocki: por uma politização do olhar. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2010.
ROLLET, Sylvie. (Re)atualização da imagem de arquivo: ou como dois filmes de Harun Farocki conseguem “anarquivar” o olhar. Revista Ecopós, Rio de Janeiro, v.17.
https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/1464/pdf_37
AZOULAY, Ariella. Desaprendendo as origens da fotografia. Revista Zum#17, 2019.
https://revistazum.com.br/revista-zum-17/desaprendendo-origens-fotografia/
Vania Carvalho (artigo) sobre ornamento, espaço doméstico, casa – porque teremos 3 séries onde aparecem espaços domésticos.
CARVALHO, Vania Carneiro de. Cultura material, espaço doméstico e musealização. Varia Historia, vol. 27, n. 46, jul-dec, 2011, p. 443-469.
https://www.redalyc.org/pdf/3844/384434839003.pdf
EDWARDS, E. (2021). A fotografia e a performance da história. Artcultura, 23(42), 27-47. https://doi.org/10.14393/artc-v23-n42-2021-61871
NEGRO, Antonio Luigi.O cartão-postal no Brasil do início do século XX: suporte para o encontro entre imagem e ação. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 27, p. 967-982, 2020.
https://www.scielo.br/j/hcsm/a/Ln9mcNZZt9wCGfDPNCbwkhP/?lang=pt&format=pdf
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Estudar e debater as práticas cutaroriais contemporâneas.
- Pesquisar a presença, os usos, significados e sentidos do fotográfico entre 1880 e as décadas de 1920 e 1930 no Brasil, sobretudo considerando a formação de uma iconosfera moderna em determinadas cidades em franco processo de urbanização (especificamente atentamos a São Paulo e ao Rio de Janeiro, então capital do país.
- Estudamos 5 séries fotográficas e a partir destas imagens de arquivo, cada equipe de graduandos propõe a elaboração e realização de um produto audiovisual de curta duração sobre este material fotográfico acervado.
- A colaboração efetiva de profissionais do IMS e do AEL no transcorrer da disciplina
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Nesta avaliação continuada, avalia-se
Participação ativa em sala de aula
Pesquisa nos acervos fotográficos levantados
Apresentação de seminários da literatura indicada
Apresentação de seminários sobre as séries fotográficas estudadas
Elaboração, execução e análise do working progress do produto audiovisual
Cronograma (Plano de Aula)
1 Apresentação da Disciplina Montagem dos Grupos Estruturação e Divisão dos processos de estudo e das tarefas
2 Sobre o Impulso Arquivístico e o Impulso Historiográfico: os acervos fotográficos como fonte de criação audiovisual e visão pensante
3 obre os arquivos estudados: participação de profissionais do AEL e do IMS responsáveis sobre estes acervos
4 Sobre a curadoria e sua condição contemporânea
5 Sobre a curadoria e sua condição contemporânea: Heloisa Espada e Maurício Lissovsky tratam do projeto desta exposição
6/7Sobre as relações entre arquivo e memória
8 1º exercício de olhar sobre cada série fotográfica estudada
9/10 montagem e arquivo: a experiência em Farocki
11 Sobre imagem, montagem e arquivo: a experiência do mundo do trabalho em Farocki por Heloisa Espada
12 Apresentação do projeto do produto audiovisual: questão central, formato, objetivos
13 Modos de ver: Sobre a importância do Educativo numa exposição
Deve ser Renata Bethencourth e alguém da Bienal
14 Apresentação e debates sobre o produto audiovisual
15 Apresentação Final dos Trabalhos
Metodologia (Plano de Aula)
Em formato remoto, a disciplina terá os seguintes procedimentos
Participação ativa e qualificada em sala de aula dos sujeitos envolvidos
Apresentação de seminários e debates sobre leituras feitas
Estudo e análise das séries fotográficas cedidas pelo AEL e pelo IMS por meio de orientações do olha e a partir dos produtos audiovisuais propostos centrados nestes acervos fotográficos.
Discussão conceitual e metodológica sobre as imagens fotográficas no engendramento destas iconosferas e seus sentidos
Apresentação de profissionais convidados e debates sobre este material e voltado para esta exposição
Processo de eleboração e criação do produto audiovisual