Turma CS091 - Análise Fílmica I - Turma A
CS091 A
Análise Fílmica I
Google Meet
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 19:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina desenvolverá instrumental para a análise do campo sonoro e visual das imagens em movimento que compõem a tradição fílmica. O objetivo desta disciplina é ensinar o aluno a "ver" e a "ouvir" um filme, a partir de metodologia determinada. Ênfase será dada ao trabalho de análise dos procedimentos estilísticos característicos [narrativa clássica] da tradição fílmica: a disposição de planos através de procedimentos de raccord e falso raccord, a composição da continuidade espacial, profundidade de campo, campo-contracampo, plano sequência, exploração do espaço fora de campo, etc.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Problemas acerca da análise de filmes : o estatuto da análise fílmica
Análises semiológico-estruturalistas
Raccord e falso raccord
O fora de campo
A profundidade de campo
Campo/contracampo
Os movimentos de câmera
O personagem : modos de endereçamento
O narrador
O flashback
O discurso musical e sonoro
A voz
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ANDREW Dudley. As Principais Teorias do Cinema – Uma Introdução. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1989.*
AUMONT Jacques, MARIE Michel. L’Analyse des Films. Paris : Armand Collin, 2008. * em espanhol
AUMONT Jacques, MARIE Michel. Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa : Texto e Grafia, 2010. *
AUMONT et all. Estética do filme. Campinas : Papirus, 2007.
BORDWELL David, THOMPSON Kristin. A Arte do Cinema, uma introdução. São Paulo : Edusp, 2013. *
STAM Robert. Introdução às teorias do cinema. Campinas : Papirus, 2006.*
XAVIER Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo : Paz na terra, 1977.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Dar conta de questões acerca da análise fílmica, da teoria da imagem e da compreensão do discurso narrativo. Discutiremos formas plásticas e narrativas ao longo da história do cinema, fazendo sempre um percurso cronológico (cinema silencioso, clássico, moderno e contemporâneo). Privilegiaremos as análises semiológicas, narratológicas, de som e discutiremos também as análises autorais e de gênero.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Analises de filmes feitas em sala e a distância
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, visionamento de filmes, discussão em sala