Turma CS091 - Análise Fílmica I - Turma A

Código / Turma

CS091 A

Nome

Análise Fílmica I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 19:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Pedro Maciel Guimarães Júnior

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina desenvolverá instrumental para a análise do campo sonoro e visual das imagens em movimento que compõem a tradição fílmica. O objetivo desta disciplina é ensinar o aluno a "ver" e a "ouvir" um filme, a partir de metodologia determinada. Ênfase será dada ao trabalho de análise dos procedimentos estilísticos característicos [narrativa clássica] da tradição fílmica: a disposição de planos através de procedimentos de raccord e falso raccord, a composição da continuidade espacial, profundidade de campo, campo-contracampo, plano sequência, exploração do espaço fora de campo, etc.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Problemas acerca da análise de filmes : o estatuto da análise fílmica

 

Análises semiológico-estruturalistas

Raccord e falso raccord 

O fora de campo 

A profundidade de campo 

Campo/contracampo 

Os movimentos de câmera 

O personagem : modos de endereçamento

O narrador 

O flashback

O discurso musical e sonoro 

A voz

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ANDREW Dudley. As Principais Teorias do Cinema – Uma Introdução. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1989.*

AUMONT Jacques, MARIE Michel. L’Analyse des Films. Paris : Armand Collin, 2008. * em espanhol

AUMONT Jacques, MARIE Michel. Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa : Texto e Grafia, 2010. *

AUMONT et all. Estética do filme. Campinas : Papirus, 2007.

BORDWELL David, THOMPSON Kristin. A Arte do Cinema, uma introdução. São Paulo : Edusp, 2013. *

STAM Robert. Introdução às teorias do cinema. Campinas : Papirus, 2006.*

XAVIER Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo : Paz na terra, 1977.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Dar conta de questões acerca da análise fílmica, da teoria da imagem e da compreensão do discurso narrativo. Discutiremos formas plásticas e narrativas ao longo da história do cinema, fazendo sempre um percurso cronológico (cinema silencioso, clássico, moderno e contemporâneo). Privilegiaremos as análises semiológicas, narratológicas, de som e discutiremos também as análises autorais e de gênero. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Analises de filmes feitas em sala e a distância

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, visionamento de filmes, discussão em sala

 

Observação (Plano de Aula)

em branco