Turma CS107 - Introdução ao Pensamento Computacional - Turma A

Código / Turma

CS107 A

Nome

Introdução ao Pensamento Computacional

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 19:13
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ronaldo Barbosa

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos matemáticos voltados para aplicação na área de comunicação e tecnologia da informação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Primeira Temática: Artes, matemática e as suas representações e modelos
- Pretende-se apresentar as ciências, particularmente a matemática e as artes como formas de conhecimento humano que são pensados por meio de modelos e imagens.
Segunda Temática: A linguagem matemática e as artes
- Pretende-se mostrar as relações entre as representações matemáticas e as artes por meio das similaridades entre estas duas linguagens que geram conhecimento. Ao ver a matemática
através de suas imagens pode-se verificar suas relações com as produções artísticas de cada momento histórico: período pré-industrial, industrial mecânico e industrial eletrônico e digital.
Terceira Temática: Programação e processamento de imagens. Nesta temática será desenvolvido os conceitos básicos, implementação de algoritmos e aplicação de métodos e modelos lógicos em sistemas computacionais para processamento de imagens.
Será utilizado o software Processing (Open Source) para desenvolvimento de produções geradas por linguagem de programação. Os alunos aprenderam técnicas de elaboração de
desenho estáticos, generativo, animação e processamento de imagens com vídeo por meio do software Processing.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

DEVLIN, Keith. Matemática: ciência dos padrões. Portugal: Porto Editora, 2002.
SANTAELLA, Lúcia. Porque as Comunicações e as Artes estão Convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.
REAS, Casey & FRY, Bem. Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists. Foreword by John Maeda. London: MIT Press. 2007.
AMADO, Pedro. Introdução à Programação Gráfica – Usando Processing. Portugal, Porto: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-
Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal, 2006.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A matemática é a ciência da observação dos padrões da natureza e da cultura. Sua evolução acontece associada às formas e aos meios de comunicação e, consequentemente, ao desenvolvimento das linguagens estabelecidas por estes meios. O objetivo desta disciplina é observar, compreender e analisar os modelos e padrões de representação dos espaços
topológicos matemáticos nos vários momentos históricos de nossa cultura. De fato, pretende-se estudar os eixos de similaridades entre as representações matemáticas e as imagens geradas pelas tecnologias emergentes por meio do pensamento computacional e através de uma linguagem de programação. Pretende-se utilizar a linguagem de programação gráfica de código aberto. Complemento: conceitos de UX e IHC e design de interação. Questões socio-técnicas do uso da tecnologia e inteligência artificial. Limites a tais usos e outras questões.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Trabalhos individuais  e em grupo desenvolvidos ao longo da disciplina.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

em branco

Observação (Plano de Aula)

em branco