Turma CS200 - Captação e Edição de Áudio - Turma A

Código / Turma

CS200 A

Nome

Captação e Edição de Áudio

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 19:14
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

André Luiz Olzon Vasconcelos

Ementa (Catálogo da DAC)

Discutir sobre os processos de gravação e registro sonoro e de produção sonora em ambiente analógico e digital. Contextualizar sobre a importância do material  sonoro nas diversas produções de mídias audiovisuais e/ou suportes digitais, visando a instrumentalização para o conhecimento básico sobre as tecnologias de produção sonora e habilitar para a manipulação básica de material sonoro gravado em ambiente digital e sua utilização nas diversas mídias existentes.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Aula 1 – Breve histórico das tecnologiaas de registro sonoro – terminologia.
Aula 2 – Conceitos básicos de áudio
Aula 3 – Microfones – tipos e finalidades, técnicas básicas de posicionamento, discussão sobre
fontes sonoras e equipamentos de registro.
Aula 4 – Edição e finalização em áuido e as interfaces sonoras.
Aula 5 – Tecnologia e linguagens sonoras.
Aula 6 – Manipulação básica de equipamentos: microfones, mesas de áudio, compressores,
gravadores digitais, softwares e hardwares dedicados à produção sonora.
Aula 7, 8,9 – Seminários de alunos
Aula 10, 11, 12, 13 – Aulas de audição e discussão sobre trabalhos de áudio para diversas mídias
Aula 14 e 15 – Avaliação.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 ALTEN, Stanley R. Audio in Media. California, Wadsworth, 1990.
 ANDERSON, Craig. MIDI for musicians. New York, Amsco Publications, 1986.
 COLEMAN, M. Playback: From the vitrola to MP3, 100 Years of music, Machines and
Money. New York, DaCapoPress, 2003.
 EARGLE, John. The Microphone Handbook. New York, Ela Publishing, 1981.
 GIBSON, David, PETERSON, George. The Art of Mixing: a Visual Guide to Recording,
Engineering and Production (Mix Pro Audio Serie). Mix Bookshelf, 1995.
 JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase. Objetiva, Rio de Janeiro, 1998.
 LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34. 1995.
 PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Trabalhar conceitos básicos de equipamentos de registro, gravação e mixagem, visando instrumentalizar o aluno ao manuseio básico de equipamentos em diversas situações de trabalho.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

em branco

Observação (Plano de Aula)

em branco