Turma CS202 - Antropologia da Imagem - Turma A

Código / Turma

CS202 A

Nome

Antropologia da Imagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 19:14
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marcius César Soares Freire

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos metodológicos do uso da fotografia e do cinema na pesquisa antropológica. Origens e pioneiros da Antropologia Visual. Narrativas fotográficas e cinematográficas na Antropologia. Significação e contexto social das imagens técnicas. Imagéticas sociais e comunicação: significações e contextos sócio-estéticos.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

1. Cinema e Antropologia
2. Do filme etnográfico à antropologia fílmica
3. Delimitando fronteiras. Documentário ou ficção?
4. Uma outra estética para mostrar o Outro.
5. O observador ausente
6. História da Antropologia Visual/História da Antropologia Visual no Brasil
7. Antropologia: olhar, ouvir, escrever.
8. Fotografia e Antropologia
9. Fotografia e Pesquisa em Ciências Humanas
10. Fotografia, Antropologia e Mídia

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BRIGARD, Emilie de. “The History of ethnographic film”, in: HOCKINGS, Paul (Ed.), Principles of Visual Anthropology, Berlin, New York: Mouton de Gruyter, 1995.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. “Fotografar, documentar, dizer com a imagem”, in Cadernos de Antropologia e Imagem 18, UERJ, 2004.
BATESON, Gregory & MEAD, Margaret. Balinese character - A photography analysis, Special Publications of the New York. Academy of Sciences, Vol.II, New York, 1942.
COLLIER JR, John. Visual Anthropology: photography as a research method, University of New Mexico Press, second edition, Albuquerque, 1986.
GURAN, Milton. “Fotografar para descobrir; fotografar para contar”, in Cadernos de Antropologia e Imagem, no.10, UERJ, 1995.
CANEVACCI, Maximo. Antropologia da comunicação visual. Brasiliense, São Paulo: 1990.
CARROLL, Noël. “Nonfiction Film and Postmodernist Skepticism”, in: David Bordwell & Noël Carroll, Post-Theory. Reconstructing Film Studies. Madison: The University of Wisconsin Press, 1996.
FREUND, Gisele. La fotografia como documentacion social, Barcelona: Gustavo Gili, 1976.
FRANCE, Claudine de (Ed.). Do filme antropológico à antropologia fílmica, Campinas: Editora da Unicamp, 2000.
FIESCHI, Jean-André, “Derivas da ficção: notas sobre o cinema de Jean Rouch”, in: SILVA, Mateus Araújo (Org.), Jean Rouch 2009. Retrospectivas e colóquios no Brasil, Belo Horizonte: Balafon, 2010.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas, Zahar, Rio de Janeiro, 1978
HOCKINGS, Paul (ed.). Principles of visual anthropology. New York: Mouton de Gruyter, second edition,1995.
MACLLUM, Cecília. “O ‘Paikan’ da Veja: mídia, modernismo e a imagem do índio no Brasil”, in Cadernos de Antropologia e Imagem, no.12, UERJ, pp.19-38.
MEAD, Margaret. “Visual anthropology in a discipline of words”, in Principles of Visual Anthropology. The Hague: Mouton, pp.3-12, Paris, 1975.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. “O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever", in O Trabalho do Antropólogo, Paralelo 15/UNESP, 1988.

ROTHA, Paul. Documentary Diary. An Informal History of the British Documentary Film, 1928-1939. New York: Hill and Wang, 1973.
SAMAIN, Etienne. “Ver” e “Dizer” na tradição etnográfica: Bronislau Malinowski e a Fotografia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 1, n. 2, jul./set. 1995. Disponível em:
http://www.seer.ufrgs.br/index.php/HorizontesAntropologicos/article/view/3500/1899
TACCA, Fernando de. O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio. Hist. cienc. Saúde - Manguinhos, Mar 2011, vol.18, no.1, p.191-223. ISSN 0104-5970.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702011000100012&lng=pt&nrm=isso
KHOURY, Mauro (org.). Imagem & Memória: Ensaios em Antropologia Visual. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

em branco

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Partricipação na aulas

- Apresentação de seminário

- Elaboração de um trabalhoi final

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

em branco

Observação (Plano de Aula)

em branco