Turma CS203 - Planejamento e Produção de Produtos Audiovisuais - Turma A
CS203 A
Planejamento e Produção de Produtos Audiovisuais
Google Meet, WhatsApp
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 19:15
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O resultado e a qualidade dos produtos audiovisuais dependem de minucioso planejamento e organização de todas as fases da realização: pré-produção, produção e pós-produção. Questões como orçamento, financiamento, legislação, divulgação, compõe o corpus e o enfoque principal da disciplina. Discute os diversos modelos de produção, observando os pontos comuns e as especificidades relativos à fotografia, cinema, vídeo, televisão e mídias digitais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
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A produção audiovisual: cinema, televisão;
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O roteiro, a produção e a direção audiovisual;
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As diversas fases da produção: Preparação, Pré-produção, Produção, Desprodução e Finalização;
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Linguagem audiovisual: escala de planos, movimentos e posições de câmera, montagem;
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O roteiro ficcional: story line, argumento, escaleta, divisão de cenas, diálogos e decupagem.
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O roteiro de documentário: tema, pesquisa, metodologia, personagens, indicação de depoimentos, sugestão e previsão de estrutura.
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Montagem e planejamento de um projeto de vídeo ficcional;
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Montagem e planejamento de projeto de TV e vídeo documental;
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Políticas culturais e as leis de incentivo à produção.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte, Ed. Leitura, 2001.
CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo, Perspectiva, 1987.
CHRIS, Rodrigues. O cinema e a produção. São Paulo, Lamparina, 2002.
DA-RIN, Silvio. Espelho partido - tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2004.
FIELD, Syd. Os exercícios do roteirista, Rio de Janeiro, Objetiva, 1996.
FIELD, Syd. Roteiro – os fundamentos do roteirismo. Curitiba, Arte e Letra, 2009.
FILHO, Daniel. O circo eletrônico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.
FRANCÉS, Miquel. La producción de documentales em la era digital. Madrid, Catedra, 2003.
KELLISON, Kathrine. Produção e direção para TV e vídeo. São Paulo, Campus, 2006.
MACKEE, Robert. Story – substancia, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba, Arte e letra, 2010.
MARQUES, Aída. Idéias em movimento – produzindo filmes no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.
MARNER, Terence St. John. A direção cinematográfica, Lisboa, Martins Fontes, 1987.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo, Martins Fontes, 1990.
MASCELLI, Joseph V. Os cinco Cs da cinematografia. São Paulo, Summus, 2010.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, Papirus, 2005.
NOGUEIRA, Luis. Planificação e montagem. Covilhã, Livros Lab Com, 2010.
RABIGER, Michael. Direção de cinema. Rio de Janeiro, Elsevier, 2007.
ROBERT-BESLIN, Jan. Produção de imagem e som. São Paulo, Campus, 2009.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor – estruturas místicas para escritores, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2006.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso o aluno deverá:
a) conhecer as etapas e a estrutura de funções que organizam a produção audiovisual;
b) entender o planejamento da produção ficcional e documental em todas as suas fases;
c) planejar um projeto em cinema, TV ou documentário.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Apresentação de seminário
Entrega de projeto
Frequencia as aulas
Cronograma (Plano de Aula)
1º Semana: Apresentação da disciplina e programa. Os intelectuais e a cultura no Brasil, formação dos grupos e noções de storyline
TEIXEIRA, Rodrigo. “Cinema brasileiro vai ter de dialogar com Bolsonaro.“ [Entrevista concedida a] Guilherme Genestretti. Disponivel em: < https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/08/cinema-brasileiro-vai-ter-de-dialogar-com-bolsonaro-diz-rodrigo-teixeira.shtml> Acesso em: 14 de set. 2020.
2º Semana: A cadeia produtiva do audiovisual, formação dos grupos e storyline
BECKER, H. S. "Mundos da arte e atividade coletiva." in Mundos da arte. Livros Horizonte, Lisboa, 2010, p. 27-57.
Bibliografia Complementar:
BAHIA, L. “Mercado de cinema no Brasil sob a égide do Estado regulador: desencaixes culturais e econômicos.” In: ______. Discursos, políticas e ações: processos de industrialização do campo cinematográfico brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural: Iluminuras, 2002. p. 82-143.
BAHIA, L. “Políticas para o desenvolvimento do campo audiovisual nacional: reflexões sobre a relação entre cinema e televisão no Brasil.” In: ______. Discursos, políticas e ações: processos de industrialização do campo cinematográfico brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural: Iluminuras, 2002. p. 146-187.
SILVA, J. G. B. R. “Elementos de análise para o espaço audiovisual.” In: ______. Comunicação e Indústria audiovisual: cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90. Porto Alegre: Editora Salinas, 2009. p. 21-44.
3ª Semana: A produção, storyline, argumento e escaleta
BORDWELL, D.; THOMPSON, K. “O cinema como arte: criatividade, tecnologia e negócios”. In: ___________. A arte do cinema: uma introdução. Campinas: Editora da Unicamp. São Paulo: Editora da USP, 2013. p. 29-105.
MARQUES, A. “Produção”. In: ______. Ideias em movimento: produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. p. 59-108.
Bibliografia Complementar:
BRITZ, I. “A arte de materializar.” In: DIAS, A.; SOUZA L. (Org.). Film business: o negócio do cinema. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 1-47
COPPOLA, F. F. “Linguagem de cinema e linguagem eletrônica.” In: ESPINOSA, J. G. et al. Simples assim: aulas de cinema na EICTV. São Paulo: Editora Intermeios, 2012. p. 207- 216.
LUCAS, G. “Novas técnicas e efeitos especiais.” In: ESPINOSA, J. G. et al. Simples assim: aulas de cinema na EICTV. São Paulo: Editora Intermeios, 2012. p. 191-205.
MARQUES, A. “Roteiro” . In: ______. Ideias em movimento: produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. p. 21-50.
MARQUES, A. “Pré-produção.” In: ______. Ideias em movimento: produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. p. 51-58.
MARQUES, A. “Pós-produção e/ou finalização.” In: ______. Ideias em movimento: produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. p. 108-134.
SILVA, J. G. B. R. “Cenários tecnológicos.” In: ______. Comunicação e indústria audiovisual: cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90. Porto Alegre: Editora Salinas, 2009. p. 101-118.
4ª Semana: A distribuição, argumento e escaleta
BRAGA, R. S. “Distribuição cinematográfica.” In: DIAS, A.; SOUZA L. (Org.). Film business: o negócio do cinema. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 49-127.
KUPSTAS, Igor. et al. Guia Audiovisual: Distribuição. Vol. 8, APRO/ SEBRAE, São Paulo, 2015.
Bibliografia Complementar:
ALENCAR, N. “Grandes ‘pequenos’ lançamentos”. Revista Exibidor, São Paulo, p. 50- 52, ano V, no 20, fev. 2016.
BERNARDET, J-C. “Novo ator: o Estado.” In: ______. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 52-98.
BORDWELL, D.; THOMPSON, K. “O cinema como arte: criatividade, tecnologia e negócios.” In: ______. A arte do cinema: uma introdução. Campinas: Editora da Unicamp. São Paulo: Editora da USP, 2013. p. 29-105.
COUTO, M. C. “Distribuição cinematográfica e filme de nicho: a distribuição de 3 efes.” In: INTERPROGRAMAS DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO DA FACULDADE CÁSPER LÍBERO, 9., 2013, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: FCL, 2013.
SILVA, H. C. “Distribuição: a ponte entre a ideia e o espectador.” In: ______. O filme nas telas: a distribuição do cinema nacional. São Paulo: Terceiro Nome, 2010. p. 85-159.
5ª Semana: O mercado exibidor, argumento e escaleta
WILHELM, Eduarda. O mercado de exibição cinematográfica em Campinas. 2019. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/335853. f. 61-93.
Bibliografia Complementar:
GATTI, A. P. “A exibição cinematográfica: ontem, hoje e amanhã.” São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2007.
KUPSTAS, I. “Quem decide que filme vai pro cinema?” Revista Exibidor, São Paulo, p. 32, ano IV, no 16, jan. 2015.
LEAL, A.; MATTOS, T. “O papel dos festivais de cinema no Brasil: um diagnóstico do setor.” In: MELEIRO, A. (Org.). Cinema e Mercado. São Paulo: Escrituras, 2010. p. 73-93
LUCA, L. G. “O mercado de salas de cinema (theatrical).” In: DIAS, A.; SOUZA L. (Org.). Film business: o negócio do cinema. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 131- 180.
SOBROSA, C. “Especulações sobre a digitalização total das salas.” Revista Exibidor, São Paulo, p. 68, ano IV, no 13, abr. 2014.
VIERIA, V. “O peso das leis no cinema.” Revista Exibidor, São Paulo, p. 41-45, ano VI, n o 23, nov. 2016.
6ª Semana: Novas configurações do mercado audiovisual, multiplataforma, escaleta e roteiro
KUPSTAS, Igor. et al. Guia Audiovisual: Distribuição. Vol. 8, APRO/ SEBRAE, São Paulo, 2015.
ARNAUT, Rodrigo Dias - Guia Audiovisual: Transmídia. Vol. 9, APRO/ SEBRAE, São Paulo, 2015.
Bibliografia complementar:
BOLAÑO, C.; MANSO, A. C. “Para uma economia política do audiovisual brasileiro. Cinema televisão e o novo modelo de regulação da produção cultural.” In: MELEIRO, A. (Org.). Cinema e economia política. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 87- 99.
CANNITO, N. “A televisão na era digital: políticas, interatividade, convergência e novos modelos de negócio.” Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 10, p. 67-74, set./dez. 2010.
ETTI, T. S.; LEITÃO, G. “Novos caminhos do VoD.” Revista Filme B, Rio de Janeiro, p. 18-27, mar. 2016.
MASSAROLO, J. C.; ALVARENGA, M. V. T. “A indústria audiovisual e os novos arranjos da economia digital.” In: MELEIRO, A. (Org.). Cinema e Mercado. São Paulo: Escrituras, 2010. p. 119-134.
NUDELIMAN, S.; PFEIFFER, D. “Novas janelas.” In: MELEIRO, A. (Org.). Cinema e Mercado. São Paulo: Escrituras, 2010. p. 103-117.
SILVA, H. C. “A configuração do mercado cinematográfico brasileiro.” In: ______. O filme nas telas: a distribuição do cinema nacional. São Paulo: Terceiro Nome, 2010. p. 23-79.
SOUSA, A. P. “Encruzilhada digital.” Revista Filme B, Rio de Janeiro, p. 30-35, maio 2018.
7ª Semana: Políticas públicas para o audiovisual, escaleta e roteiro
IKEDA, M. “A consolidação do modelo estatal no início dos anos 2000: o ‘tripé institucional’”. In: ______. Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos econômicos e políticos. São Paulo: Summus, 2015. p. 39-98.
KLOTZEL, A. “A política do filme varejão.” Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 set. 2014.
RANGEL, M. “O Brasil de todas as telas.” Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 set. 2014.
WAINER, B. “A falsa guerra do cinema brasileiro.” Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 set. 2014.
Bibliografia Complementar:
CAMARGO, R. A. “A experiência do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA.” In: SANTOS, R.; COUTINHO, A. (Org.). Políticas públicas e regulação do audiovisual. Curitiba: CRV, 2012. p. 139-186.
MARSON, M. I. (Org.). Cinema e políticas de Estado: da Embrafilme à Ancine. São Paulo: Escrituras, 2009.
8ª Semana: Propriedade Intelectual (PI), inovação, tratamento de direção, público alvo, marca, conceito
HOWKINS, J. “A arte da patente.” In: ______. Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M. Books, 2013. p 11-21.
Bibliografia Complementar
BITELLI, M. A. S. “Ética e Direito aplicados ao cinema e audiovisual.” In: MELEIRO, A. (Org.). Cinema e economia política. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 137-153.
HOWKINS, J. “O boom da propriedade intelectual.” In: ______. Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M. Books, 2013. p. 41-101.
KIM. L. "Introdução." in ________. Da imitação à inovação: a dinâmica do aprendizado tecnológico da Coréia. Campinas, Editora Unicamp, 2005, p. 13-37.
REIS, A. C. F. “Instrumentos multilaterais de intervenção.” In: ______. Economia da cultura e desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri: Manole, 2007. p. 189-215.
SILVEIRA, N. “Direitos sobre bens imateriais.” In: ______. Propriedade Intelectual. Barueri: Manole, 2014. p. 11-17.
9ª Semana: Orientação dos projetos - tratamento de direção, público alvo, marca, conceito
10ª Semana: Orientação dos projetos - tratamento de direção, público alvo, marca, conceito
11ª Semana: Cronograma, orçamento, planejamento/adequação, financiamento
12ª Semana: Cronograma, orçamento, planejamento/adequação, financiamento
13ª Semana: Distribuição, financiamento e clearence
14ª Semana: Entregas finais
15ª Semana: Entregas finais
Metodologia (Plano de Aula)
O curso está dividido em duas partes. Na primeira serão ministradas aulas expositivas de cunho informativo e conceitual baseadas na bibliografia indicada. Na segunda fase os alunos se dividirão em grupos para a montagem de um projeto audiovisual ficcional, documentário ou um programa de TV. A feitura do projeto será orientada pelo professor responsável.