Turma CS206 - Teoria da Imagem - Turma A

Código / Turma

CS206 A

Nome

Teoria da Imagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 19:16
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Mauricius Martins Farina

Ementa (Catálogo da DAC)

Breve diacronia das ciências da linguagem. Da linguística à semiologia: aproximação dualista da linguagem e da comunicação. Pierce: as bases da semiótica filosófica. O projeto semiológico de Barthes e a rentabilidade da leitura. Contribuições de Eco à semiótica e à comunicação. Greimas e a aproximação à semiótica pós-estruturalista. Bakhtin e a leitura da ideologia. Bases da semiótica da comunicação: a construção da semiose e a leitura de discursos. Estudo de narrativas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Programa
1. As teorias do signo.
2. Os Estudos Visuais como campo transdisciplinar.
2. Pensamento e experiência na imagem.
3. Imaginação, imaginário e representação.
4. Funções e retóricas na imagem.
5. A formação da imagem: deslocamentos e circularidade.
6. Realismo e ficção nas imagens técnicas.
7. O inconsciente óptico como redução fenomenológica.
8. Hibridismo e hipermodernidade.
9. A produção e ainterpretação crítica da imagem.
10. Imagem e anacronismo.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARNHEIM. Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1989.
BENJAMIN, Walter [et. al.]. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de
Janeiro: Contraponto, 2012.
BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM, 2014.
BELTING, Hans. A verdadeira imagem. Porto: Dafne, 2011.
BREA, José Luis. Las tres era de la imagen. Madrid: Akal, 2010.
CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Ed. 70, 1988.
DEBRAY, Régis. Vida y muerte de la imagen. Barcelona: Paidós, 2000.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem. São Paulo: Ed. 34, 2013.
DOMÈNECH, J. M. Català. A forma do real. Introdução aos estudos visuais. São Paulo:
Summus, 2011.
FERRARA, Lucrecia D’Aléssio. A Estratégia dos Signos. São Paulo: Ática, 1981.
GOMBRICH, Ernest H. Arte e ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São
Paulo: Martins Fontes, 2007.
GROUPEμ. Tratado del signo visual. Para una retórica de la imagem. Madrid: Cátedra, 2010.
MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Ed. 70, 2000.
MITCHELL, W. J. T. Teoría de la imagen. Madrid: Akal, 2009.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Apresentar uma diacronia relacionada às questões da semiótica entendida de forma ampliada em sua relações com as questões associadas aos processos de interpretação de imagens. Realizar uma aproximação dos campos da comunicação aos da expressão. Apresentar conceitos inaugurados por Charles S. Pierce e a partir daí aproximar os estudantes das bases conceituais relacionadas também ao projeto semiológico, incluindo uma aproximação às teorias pós-estruturalistas da imagem, incluindo os Estudos Visuais. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Apresentação ao final da disciplina de um ensaio crítico individual sobre assuntos relacionados às teorias da imagem.

Cronograma (Plano de Aula)

Programa
1. As teorias do signo.
2. Os Estudos Visuais como campo transdisciplinar.
2. Pensamento e experiência na imagem.
3. Imaginação, imaginário e representação.
4. Funções e retóricas na imagem.
5. A formação da imagem: deslocamentos e circularidade.
6. Realismo e ficção nas imagens técnicas.
7. O inconsciente óptico como redução fenomenológica.
8. Hibridismo e hipermodernidade.
9. A produção e ainterpretação crítica da imagem.
10. Imagem e anacronismo.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas através da plataforma Google Meet com visionamento de imagens e desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos conteúdos da disciplina. O recorte metodológico da disciplina tratará de relacionar debates conceituais sobre o estatuto das imagens e suas implicações enquanto sistemas de significação expressiva, a partir de uma ampla amostragem das diversas aplicações das teorias da imagem, privilegiando a reflexão crítica do estudante acerca dos sistemas icônicos e da plasticidade envolvidos na materialidade da cultura visual.

Observação (Plano de Aula)

em branco