Turma CS303 - Edição de Produtos Audiovisuais - Turma A

Código / Turma

CS303 A

Nome

Edição de Produtos Audiovisuais

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 19:17
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Cesar da Silva Teles

Ementa (Catálogo da DAC)

A montagem ou edição é uma das etapas principais na produção do sentido na produção audiovisual e sua realização implica em uma análise minuciosa de todo material de imagem e som que deverá compor o produto final. É o momento final da criação, quando se determina a articulação das imagens, entre elas e sua relação com o som. Objetiva fornecer um instrumental, técnico e crítico para a concepção e realização dos procedimentos editoriais. Enfoca as questões de produção de sentido nos diversos meios de comunicação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

1. A montagem fílmica no cinema silencioso: de Lumière e Méliès à narrativa decupada multiplanar de Griffith.
2. A montagem na desconstrução na narrativa cinematográfica no cinema silencioso: a montagem intelectual, o surrealismo, o expressionismo e as abstrações experimentais.
3. “Fragmentos da verdade”: as experiências de Kuleshov, a montagem poético-autoral de D. Vertov e as colagens de J.L. Godard.
4. A arte e a técnica das inserções de ruídos, músicas incidentais, silêncio e diálogos na construção sonora audiovisual.
5. A introdução e o papel das cores na produção e na finalização cinematográfica.
6. A edição multiplanar em tempo real: aspectos narrativos, tecnológicos e conjunturais da linguagem televisiva ao vivo e seus desdobramentos contemporâneos.
7. Características genéricas das produções seriadas para televisão e novas mídias: heranças radiofônicas e cinematográficas.
8. Videoarte, videoclipes, home videos e plataformas on-line: aspectos comparativos e transformadores entre a produção de vídeos analógicos e digitais.
9. Edição e pós-produção: plataformas digitais e os desafios da pós-produção transmídia, cross-media em múltiplas telas.
10. Aspectos hiper-narrativos de produtos interativos em realidades virtuais e aumentadas: arquiteturas sistêmicas e agenciamento sob perspectivas narratológicas e ludológicas.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AUMONT, Jacques. A estética do filme. 5 a. Ed. Campinas/SP: Papirus, 2007 (Coleção Ofício de Arte e Forma).
BORDWELL, David; KRISTIN THOMPSON. A arte do cinema: uma introdução. Campinas e São Paulo: Editora da UNICAMP e EDUSP, 2013.
BUSHOFF, Nrunhild (Ed.) Developing interactive narrative content. Munique: Sagas Sagasnet Reader, 2002.
CHION, Michel. A Audiovisão. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo – história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
EISENSTEIN, Serguei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
___________. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
KULECHOV, Leon. Tratado de la realización cinematográfica. Editora Futuro: Buenos Aires, 1947.
JUUL, Jesper. The Art of Failure: An Essay on the Pain of Playing Video Games. Cambridge The MIT Press, 2012.
LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG/Mídia@rte, 2005.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2000
__________. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988.
__________. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MURRAY, Janet. Hamlet no hollodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Unesp / Itaú Cultural, 2003.
MURCH, Walter. Num piscar de olhos – a edição sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
REISZ, Karel e MILLAR, Gavim. A técnica da montagem cinematográfica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Embrafilme, 1978.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporâneas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
RYAN, Marie-Laure. Narrative as virtual reality. Baltimore / London, 2001.
SAMADA, Yuri; SAMADA, Vera. Vídeo digital. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 1
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

em branco

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

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Cronograma (Plano de Aula)

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Metodologia (Plano de Aula)

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Observação (Plano de Aula)

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