Turma CS402 - Fotografia e Movimento - Turma A

Código / Turma

CS402 A

Nome

Fotografia e Movimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

A disciplina será oferecida primariamente de forma remota, mas se for possível, ao final do semestre, tentaremos realizar 2 encontros presenciais em estúdio.

Atualizado em
22/06/2021 19:19
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Filipe Mattos de Salles

Ementa (Catálogo da DAC)

A aplicação da fotografia em cinema, vídeo e outros meios que se utilizam da imagem em movimento. Princípios conceituais, técnicos e artísticos da direção de fotografia para os meios audiovisuais. A direção de fotografia no Brasil.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Princípios da captação de imagem em movimento. Mecanismo de tração das câmeras cinematográficas, fenômeno da persistencia da Retina. Cinematografia e videografismo: imagem química e imagem eletrônica. Diferenças de suporte, compressão, qualidade e resolução. Bitolas e formatos em Cinema e Vídeo. Sistemas de captação, finalização e exibição: telecinagem e film transfer. A composição da imagem: regra dos terços, equilíbrio e sintaxe visual; Enquadramento e angulação. Interpretação visual do roteiro. Uso de diferentes objetivas. Noções básicas de iluminação: luz enquanto elemento narrativo: qualidade, função, contraste e cor. Tipos de refletores de luz contínua. Fotometragem e controle de tons. Filtros e gelatinas para cinema e vídeo. A importância do som. Direção de arte, produção e direção: formação e organização básica de equipes para audiovisual.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARANTES, Pricila, ARTE E MÍDIA: PERSPECTIVAS DA ESTÉTICA DIGITAL, São Paulo: Editora Senac, 2005.

ARMES, Roy. On Video. São Paulo: Summus, 1999

ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história. Gryphus, 2004

AUMONT, Jacques, A IMAGEM. Campinas: Papirus, 2001.

ÁVILA, Renato Nogueira Perez, STREAMING, CRIE SUA PRÓPRIA RÁDIO E TV DIGITAL, Rio de Janeiro, Brasport, 2004

BRESLIN, Jan Roberts, PRODUÇÃO DE IMAGEM E SOM. Rio de Janeiro:

Editora Campus/Elsevier, 2009.

FILHO, André Barbosa & CASTRO, Cosete & TOME, Takashi(Orgs.) MÍDIAS DIGITAIS; CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E INCLUSÃO SOCIAL. São Paulo: Ed. Paulinas, 2005.

DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo. Rio de Jaeiro: Campus-Elsevier, 2003

MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas e Pós-Cinemas. Campinas: Papirus,1997.

MONTEZ, Carlos e BECKER, Valdecir. TV DIGITAL INTERATIVA: CONCEITOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O BRASIL. Florianópolis: Editora UFSC, 2005.

MOURA, Edgar. 50 anos luz. São Paulo: Senac, 2001

SALLES, Filipe. Manual Básico de Cinematografia. (Disponível em www.mnemocine.com.br)

WATTS, Harris. Direção de Câmera. São Paulo: Summus, 1999

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Capacitar o aluno para trabalhar a imagem em movimento no cinema, no vídeo, na televisão e em outros meios audiovisuais.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Projetos de realização audiovisual nas condições que forem possíveis.

Cronograma (Plano de Aula)

aula    resumo
1    Apresentação do Curso
2    Princípios de Cinematografia
3    Formatos e Bitolas no Cinema; Processos de finalização.
4    Imagem eletrônica - Cinematografia Digital
5    Tecnologias de projeção e divulgaçào de mídias digitais
6    Iluminação básica
7    Iluminação básica
8    Operação Básica de Câmera
9    Operação Básica de Câmera
10    Operação Básica de Câmera
11    Exemplos e tipologia da cinematografia
12    Exercícios práticos
12    Exercícios práticos
13    Exercícios práticos
14    Exercícios práticos
15    Exercícios práticos
16    Apresentação dos trabalhos
17    Apresentação dos trabalhos

Metodologia (Plano de Aula)

Roteiro, Equipamento, Iluminação, Produção e Edição. Realização de Projetos.

Observação (Plano de Aula)

em branco