Turma CS402 - Fotografia e Movimento - Turma A
CS402 A
Fotografia e Movimento
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
A disciplina será oferecida primariamente de forma remota, mas se for possível, ao final do semestre, tentaremos realizar 2 encontros presenciais em estúdio.
22/06/2021 19:19
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A aplicação da fotografia em cinema, vídeo e outros meios que se utilizam da imagem em movimento. Princípios conceituais, técnicos e artísticos da direção de fotografia para os meios audiovisuais. A direção de fotografia no Brasil.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Princípios da captação de imagem em movimento. Mecanismo de tração das câmeras cinematográficas, fenômeno da persistencia da Retina. Cinematografia e videografismo: imagem química e imagem eletrônica. Diferenças de suporte, compressão, qualidade e resolução. Bitolas e formatos em Cinema e Vídeo. Sistemas de captação, finalização e exibição: telecinagem e film transfer. A composição da imagem: regra dos terços, equilíbrio e sintaxe visual; Enquadramento e angulação. Interpretação visual do roteiro. Uso de diferentes objetivas. Noções básicas de iluminação: luz enquanto elemento narrativo: qualidade, função, contraste e cor. Tipos de refletores de luz contínua. Fotometragem e controle de tons. Filtros e gelatinas para cinema e vídeo. A importância do som. Direção de arte, produção e direção: formação e organização básica de equipes para audiovisual.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARANTES, Pricila, ARTE E MÍDIA: PERSPECTIVAS DA ESTÉTICA DIGITAL, São Paulo: Editora Senac, 2005.
ARMES, Roy. On Video. São Paulo: Summus, 1999
ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história. Gryphus, 2004
AUMONT, Jacques, A IMAGEM. Campinas: Papirus, 2001.
ÁVILA, Renato Nogueira Perez, STREAMING, CRIE SUA PRÓPRIA RÁDIO E TV DIGITAL, Rio de Janeiro, Brasport, 2004
BRESLIN, Jan Roberts, PRODUÇÃO DE IMAGEM E SOM. Rio de Janeiro:
Editora Campus/Elsevier, 2009.
FILHO, André Barbosa & CASTRO, Cosete & TOME, Takashi(Orgs.) MÍDIAS DIGITAIS; CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E INCLUSÃO SOCIAL. São Paulo: Ed. Paulinas, 2005.
DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo. Rio de Jaeiro: Campus-Elsevier, 2003
MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas e Pós-Cinemas. Campinas: Papirus,1997.
MONTEZ, Carlos e BECKER, Valdecir. TV DIGITAL INTERATIVA: CONCEITOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O BRASIL. Florianópolis: Editora UFSC, 2005.
MOURA, Edgar. 50 anos luz. São Paulo: Senac, 2001
SALLES, Filipe. Manual Básico de Cinematografia. (Disponível em www.mnemocine.com.br)
WATTS, Harris. Direção de Câmera. São Paulo: Summus, 1999
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Capacitar o aluno para trabalhar a imagem em movimento no cinema, no vídeo, na televisão e em outros meios audiovisuais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Projetos de realização audiovisual nas condições que forem possíveis.
Cronograma (Plano de Aula)
aula resumo
1 Apresentação do Curso
2 Princípios de Cinematografia
3 Formatos e Bitolas no Cinema; Processos de finalização.
4 Imagem eletrônica - Cinematografia Digital
5 Tecnologias de projeção e divulgaçào de mídias digitais
6 Iluminação básica
7 Iluminação básica
8 Operação Básica de Câmera
9 Operação Básica de Câmera
10 Operação Básica de Câmera
11 Exemplos e tipologia da cinematografia
12 Exercícios práticos
12 Exercícios práticos
13 Exercícios práticos
14 Exercícios práticos
15 Exercícios práticos
16 Apresentação dos trabalhos
17 Apresentação dos trabalhos
Metodologia (Plano de Aula)
Roteiro, Equipamento, Iluminação, Produção e Edição. Realização de Projetos.