Turma CS405 - Educação e Tecnologia - Turma A

Código / Turma

CS405 A

Nome

Educação e Tecnologia

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 19:20
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ronaldo Barbosa

Ementa (Catálogo da DAC)

Pretende-se usar, analisar e discutir diferentes softwares usados na Educação, tendo como referencial teórico as abordagens sócio-interacionista de aprendizagem. Os objetivos são discutir as principais teorias sobre o que significa aprender, e explorar como os diferentes usos das Tecnologias da Informação podem contribuir no processo de aprendizagem.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Os alunos deverão realizar as seguintes atividades:

1. Leituras e exercícios: todos os alunos deverão ler o material indicado para as leituras, participar das discussões em classe e no ambiente TelEduc, e realizar os exercícios propostos. Durante a aula será feita uma breve avaliação sobre o material lido – peso 10%;

2. Projeto 1: a partir dos Exercícios 1, 3, 5 e 6 cada aluno deverá gerar um documento de 2 a 3 páginas, relatando sobre como as TIC ajudam na aprendizagem e, em particular, na sua aprendizagem e sobre o que ele entende ser sua preferência de aprendizagem – peso 15%;

3. Projeto 2: cada dupla de alunos deverá observar uma experiência concreta de aprendizagem usando as TIC, que pode acontecer em sala de aula, empresa, pessoas usando as TIC. Com base nessa experiência produzir um documento de 2 a 3 páginas, descrevendo como as TIC estão sendo utilizadas nesse processo de aprendizagem – peso 15%;

4. Projeto 3: cada trio de alunos deverá realizar um seminário de 30 minutos sobre o uso de software, hardware ou uso da Web2 para auxiliar a aprendizagem – peso 25%.

5. Projeto 4: cada trio de alunos deverá elaborar e entregar um protótipo e um documento de 3 a 5 páginas, descrevendo uma proposta de hardware, software ou uso da Web2 para auxiliar a aprendizagem – peso 25%;

6. Auxiliar na elaboração do site: cada aluno deverá desempenhar um papel importante na elaboração do site – peso 10%;

Avaliação final do curso

Média ponderada das atividades 1-5.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALMEIDA, M.E.B Inclusão digital do professor – formação e prática pedagógica. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2004.

AZINIAN, H. Educação a distância: relatos de experiências e reflexões. Campinas: Nied-Unicamp. 2004. Disponível em: www.nied.unicamp.br/oea. Acessado em: julho 2009.

BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: Considerações para a prática educacional. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, 12 (2), 361-375, Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1999.

__________; MARTINI, M. L. As atribuições de causalidade para o sucesso e fracasso escolar e a motivação para a aprendizagem de crianças brasileiras (p. 59-71). Arquivos Brasileiros de Psicologia, 1997.

BZUNECH, J. A. A motivação do aluno: Aspectos introdutórios. In BORUCHOVITCH, E.; BZUNECH, J. A. (Orgs). A Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea (p.9-36). Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

__________ Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CITELLI, A. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. 3ª edição. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre Educação e Matemática. São Paulo: Summus, 1986.

DEWEY, J. Como pensamos - como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

FAGUNDES, L.C.; SATO, L.S.; MAÇADA, D.L Aprendizes do Futuro: as inovações começaram. Coleção Informática para a Mudança na Educação, ProInfo-MEC, 1999. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003153.pdf.. Acessado em: junho 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

HOLANDA, G.M.; ISMAEL M.A. Sociedade, tecnologia e exclusão. In: SOUTO, A.A.; DALL’ANTONIA, J.C.; HOLANDA, G.M. (Org) As cidades digitais no mapa do Brasil: uma rota para a inclusão social. Brasília, DF: Ministério das Comunicações, 2006.

JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

__________ A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.

__________ Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

__________ A conexão planetária. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

MACEDO, L. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

MACHADO, N. J. Educação: Projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

MATUI, J. Construtivismo: teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Editora Moderna, 1996.

MONTANGERO, J.; MAURICE-NAVILLE, D. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ORIHUELA, J.L. Nuevos paradigmas de la comunicación. Madrid, 2002. Disponível em: www.comunica.org/chasqui/77/orihuela77.htm. Acessado em: dezembro 2008.

ORIHUELA, J.L. Los weblogs ante los paradigmas de la eComunicación: 10 principios del nuevo escenario mediatico. V Foro de Investigación Europea en Comunicación, Madrid, 2003. Disponível em: mccd.udc.es/orihuela/foro/orihuela_weblogs_paradigmas.pdf. Acessado em: julho 2009.

PIAGET, J. Abstração reflexionante: Relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: ArtMed, 1995.

POZO, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

PRADO, M.E.B.B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. Boletim o Salto para o Futuro. Série Tecnologia e Currículo, TV Escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação, 2003. Disponível em: www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt1.htm. Acessado em: junho 2009.

RAPPAPORT, C. R. et al. Modelo Piagetiano. Psicologia do Desenvolvimento. Ed. EPU, vol. 1, cap.2, pp.51 a 75. São Paulo, 1982.

RHEINGOLD, H. The Virtual Communities. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2000. Disponível em: www.rheingold.com/vc/book, Acessado: abril 2008.

SALTO PARA O FUTURO Pedagogia de projetos e integração de mídias. TV Escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação, 2003. Disponível em: www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2003/ppm/index.htm. Acessado em: julho 2009.

VALENTE, C.; MATTAR, J. Second Life e WEB 2.0 na Educação - O potencial revolucionário das novas tecnologias. Ed. Novatec, p. 280, 2007.

VALENTE, J.A. Educação ou aprendizagem ao longo da vida. Pátio Revista Pedagógica. Editora Artes Médicas Sul, Ano VIII, Nº 31, Agosto/Outubro 2004, pág. 12-15.

__________ Educação em uma comunidade saudável: criando oportunidades de aprendizagem para a vida. In MARTINS, P.S.; RANGEL, H.A. (org) Campinas no rumo das comunidades saudáveis (pp. (209-218). Campinas, SP: IPÊS Editorial, 2004.

__________ O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. Boletim o Salto para o Futuro. TV escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação, 2003. Disponível em: www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt3.htm. Acessado em: junho 2009.

__________ Repensando as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender. Boletim o Salto para o Futuro. TV escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação, 2002. Disponível em: www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2002/te/tetxt4.htm. Acessado em: junho 2009.

__________ A Espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M.C. (Ed.) Tecnologia no Ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, p. 15-37, 2002.

__________ Computadores na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Nied – Unicamp, 1999. Disponível em: www.nied.unicamp.br/oea. Acessado em: junho 2009.

__________; ALMEIDA, M.E.B. (Org.) Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. São Paulo: Avercamp, 2007

__________; MAZZONE, J.; BARANAUSKAS, M.C. (Org.) Aprendizagem na Era das Tecnologias Digitais. São Paulo: Cortez : Fapesp, 2007

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Tópicos a serem tratados:

1 - Distinções sobre conceitos presentes na Educação e a relação Comunicação e Educação;

2 - Diferentes teorias de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e mapas conceituais;

3 - Diferentes meios usados na Educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem;

4 - Construção de conhecimento e a espiral da aprendizagem que acontece no uso das TIC;

5 - Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação, inclusive Web2;

6 - Educação a distância mediada pelas TIC;

7 - Novos papeis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC;

8 - Formação de profissionais para trabalhar na área da Educação e Tecnologia;

9 - Impacto das TIC em diferentes contextos educacionais;

10 - Visão histórica das TIC na Educação

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida por intermédio de aulas presenciais e atividades utilizando os recursos de educação a distância . Tanto nas aulas presenciais quanto nas atividades a distância estarão sendo discutidas as teorias e os trabalhos que os alunos deverão desenvolver. Cada aluno deverá realizar quatro projetos: (1) análise de como as TIC ajudam na aprendizagem e, em particular, na sua aprendizagem (trabalho individual); (2) análise de uma situação concreta de aprendizagem que usa as TIC (trabalho em dupla); (3) seminário sobre uso de software, hardware ou recursos da Web2 para auxiliar a aprendizagem (trabalho em trio); e (4) proposta de software, hardware ou recursos da Web2 para auxiliar a aprendizagem (trabalho em trio). No final de cada um dos projetos, os alunos deverão apresentar um documento escrito, relatar para os colegas as idéias sobre a experiência e disponibilizar o material sobre o que realizaram a fim de ser implementado no site do curso.

Observação (Plano de Aula)

em branco