Turma AD040 - Técnica VI: Variação e Exploração - Turma A
AD040 A
Técnica VI: Variação e Exploração
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
Por serem aulas remotas, as técnicas têm sofrido modificações quanto a seus objetivos em relação às ementas. Desse modo, as aulas são construídas em função da realidade virtual e da realidade espacial dos estudantes.
23/06/2021 06:31
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Trabalhos enfatizando o registro dos movimentos em sequências e variações. Maior atenção na aplicação da memória espacial anteriormente construída através do trabalho de percepção tridimensional do corpo no espaço. Estudo da utilização do foco e sua projeção no movimento. Desenvolvimento das estruturas de movimento levando em consideração as complexidades rítmicas. Aprofundamento na dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Exercicios práticos que possam desenvolver conscientização e preparo corporal :
- Respiração pranayamas (Ujjayi, respiracao do fole, respiração polarizada);
- Flexibilização articular;
- Força e apoios;
- Dinâmicas de movimentos;
- Equilíbrio e propriocepção;
- Eixo da coluna;
- Transferência de pesos.
Atividades práticas:
Atividades práticas com exercícios respiratórios pranayamas e assanas (Yoga).
Atividades práticas de movimentos coordenados com improvisação.
Atividades práticas com movimentos codificados do bale clássico.
Atividades práticas com exercícios de chão e princípios de queda e suspensão (técnicas dança moderna).
Bibliografia (Catálogo da DAC)
NOVAIS. Morgana. Impactos do treinameto respiratório do yoga (pranayama) sobre ansiedade, afeto, discurso e imagem funcional por ressonância magnética. Tese de doutorado programa de pós graduação de neurociências da UFRN. Disponivel em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24374/1/MorganaMenezesNovaes_TESE.pdf
SOTER. Silvia. Sobre técnicas e métodos. II Seminários de Dança de Joinville. "O que quer e o que pode ser essa técnica". Disponível em http://www.ifdj.com.br/site/wp-content/uploads/2015/11/II-Seminarios-de-Danca-O-que-quer-e-o-que-pode-ser-essa-tecnica.pdf
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver uma prática de treinamento diário para preparação corporal integrando conhecimento dos semestres experienciados pelos estudantes nas disciplinas de técnicas anteriores e criação.
Desenvolver e integrar diferentes práticas viabilizadas neste momento de ensino remoto.
A disciplina pretende disponibilizar um plano alternativo da disciplina para que o estudante de dança mantenha a prática corporal diária neste momento de isolamento social.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação das aulas com câmera aberta e justificativas para camera fechada.
Cronograma (Plano de Aula)
agosto/ setembro/ outubro/ novembro
Metodologia (Plano de Aula)
- As aulas serão síncronas através da plataforma google classroom;
- Utilização de notação e relatos diários das práticas escolhidas;
- Aulas de discussão, com divisão de turmas, para deates sobre as vivências práticas;
Observação (Plano de Aula)
Participação da professora convidada Luciane Ramos.