Turma AD138 - Dança do Brasil IV: vivências de alteridade - Turma A

Código / Turma

AD138 A

Nome

Dança do Brasil IV: vivências de alteridade

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Plataforma Zoom e Clasroom

Atualizado em
23/06/2021 06:47
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Larissa Sato Turtelli

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento de processo criativo e interdisciplinar no trabalho de expressividade do intérprete. Levantamento e pesquisa de campo de rituais, manifestações tradicionais populares e/ou de segmentos sociais brasileiros específicos levando o aluno para fora da universidade. Estabelecimento de temas específicos de estudos teórico-práticos a partir dos contextos pesquisados. Exposição para a comunidade acadêmica e/ou não acadêmica das pesquisas realizadas.

 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Levantamento de dados sobre possíveis focos para as pesquisas de campo: locais, periodicidades, disponibilidades.

Estudos e discussões sobre:

- Invisibilidade social;

- Empatia

- Alteridade

O eixo Co-habitar com a Fonte do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete:

- A pesquisa de campo;

- O diário de campo;

- Preparação corporal para a pesquisa de campo: o eixo do corpo, a base, a ampliação do olhar e da percepção, a sintonização cinestésica, o tônus corporal, o espaço individual e o espaço do outro.

- Leitura corporal através da Estrutura Física e da Anatomia Simbólica;

- O corpo de quem pesquisa e os corpos das pessoas da pesquisa: concentração, não invasão do espaço do outro, não julgamento.

- Campo de relações interpessoais: as relações de poder, as projeções, idealizações e identificações.

- Presença e invisibilidade;

- Os laboratórios dirigidos, ou dojos, do coabitar com a fonte: os dojos que preparam e os dojos que deflagram os conteúdos da pesquisa.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BOSI, A. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 

COSTA, F. B. Homens Invisíveis: relatos de uma humanidade social. São Paulo: Globo, 2004.

RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA). Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284769/1/Rodrigues_Graziela_D.pdf

RODRIGUES, G., Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Lauro de Freitas, BA: Solisluna, 2018.

TEIXEIRA, P. C. O Santo que Dança: uma vivência corporal a partir do eixo co-habitar com a fonte do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Campinas, SP: [s.n.], 2007. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA). Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/285026/1/Teixeira_PaulaCaruso_M.pdf

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Preparar os alunos para realizarem uma pesquisa de campo a partir da perspectiva do bailarino, ou seja, na qual o corpo todo se sensibiliza na relação com as pessoas pesquisadas e seus contextos.  Ampliar as reflexões sobre o trabalho de campo e sobre as relações entre pesquisador e pesquisado. Propiciar que os alunos possam viver na pesquisa de campo relações de alteridade, revendo julgamentos e preconcepções. Trabalhar a empatia dos alunos para com pessoas em realidades diversas. Aprofundar o trabalho corporal iniciado nos semestres anteriores na perspectiva de dança do Brasil. Realizar uma pesquisa de campo de rituais, manifestações tradicionais populares e/ou de segmentos sociais brasileiros específicos e expor os resultados dessa vivência para a  a comunidade acadêmica e/ou não acadêmica.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Frequência e participação em aula

- Compreensão dos conteúdos estudados

- Trabalhos solicitados ao longo do semestre

- Diários de campo

- Apresentação sobre a pesquisa de campo realizada.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e teóricas.

Pesquisas de campo orientadas.

Laboratórios dirigidos.

Seminários e debates.

O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete enquanto sustentação de todo o processo.

 

Observação (Plano de Aula)

Esta disciplina irá demandar a realização de pesquisas de campo. É primoridial que as e os estudantes que se matriculem tenham possibilidades de realizar pesquisas de campo em locais seguros no contexto do COVID-19, isto é, de máscara, com distanciamento e em locais que não tenham aglomerações. De preferência ao ar livre.