Turma AD743 - Tópicos Especiais V - Turma A
AD743 A
Tópicos Especiais V
Google Meet, Outro
Kelly Cristina Silva
23/06/2021 06:52
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A ementa desta disciplina deverá ser definida por ocasião de seu oferecimento.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Discutir o conceito central da Disciplina: Corpo Erodido.
Formar as bases para que o conceito de Corpo Erodido seja vivenciado no corpo do aluno e no espaço que ele ocupa, abordando os 6 espaços propostos na dissertação de mestrado de Patrícia Noronha.
São eles:
Espaço Pessoal - esqueleto, ligamentos, tendões, órgãos, carnes, pele e pelos;
Espaço Parcial - aquele diretamente alcançado pelo espaço pessoal, sem a locomoção;
Espaço Total - inclui ambos os anteriores e abarca a locomoção pelo espaço do ambiente;
Espaço Social - na situação de isolamento social, necessário em meio à crise sanitária que vivemos, esse espaço será abordado à distância, de maneira virtual, através de compartilhamento de experiências;
Espaço Cênico - a escrita espacial poética a partir dos outros espaços em movimento;
Espaço/tempo dramático Ma - Vazio em estado de potencia. No corpo e no espaço. Suspensão. Espaço/tempo intervalar de possibilidades.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
KATZ, Helena. s. d. Todo Corpo é Corpomídia, acessado em 29/06/2021. https://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz11557583782.pdf
NORONHA, Patrícia de Azevedo. Possível Referência para o Estudo e a Construção do Corpo Cênico. Dissertação (mestrado). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2009.
_________. Ma e Corpo Erodido. Tese de Doutorado. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2017.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estimular a reflexão e a discussão sobre o conceito central da Disciplina: Corpo Erodido.
Dilatar a presença do corpo cênico a partir do conceito de Corpo Erodido.
Conduzir o corpo a um esvaziamento de si em condutas propostas para desestabilizá-lo, a fim de que ele se deixe transformar, permear e penetrar, desde dentro e desde fora, erodindo-se irreversivelmente.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação efetiva nas aulas e entregas de tarefas.
Cronograma (Plano de Aula)
12/ago
apresentação do curso, da docente e des alunes; checagem do cronograma;
indicação de bibliografia
19/ago
discussão dos textos selecionados - 6 espaços
26/ago
convidado 1
02/set
início das proposições práticas - composição da célula coreográfica de partida
09/set
composição da célula coreográfica de partida - continuação
16/set
Oficina prática - espaço pessoal/parcial/total/social/cênico
23/set
Oficina prática - espaço pessoal/parcial/total/social/cênico
30/set
Oficina prática - espaço pessoal/parcial/total/social/cênico
07/out
avaliação, considerações e ajustes do desenvolvimento da Disciplina - reconfiguração de metas
14/out
Ma - apresentação e discussão dos textos selecionados
21/out
Convidado 2
28/out
Oficina prática - espaço pessoal/parcial/total/social/cênico/Ma
04/nov
Oficina prática - espaço pessoal/parcial/total/social/cênico/Ma
11/nov
Oficina prática - espaço pessoal/parcial/total/social/cênico/Ma
18/nov
Oficina prática - espaço pessoal/parcial/total/social/cênico/Ma
25/nov
apresentação e análise das investigações práticas
02/dez
apresentação e análise das investigações práticas
09/dez
entrega de trabalhos - considerações finais
Metodologia (Plano de Aula)
Todo o percurso da disciplina será à distância, pela Internet, em tempo real.
A disciplina é teórico-prática e parte de reflexões sobre os conceitos abordados tanto na dissertação de mestrado, quanto na tese de doutorado de Patrícia Noronha.
Os encontros são gravados para que, se necessário, os registros sirvam como fontes de reflexão e análise. Para que isto seja possível, neste contexto de crise pandêmica, é essencial o uso da plataforma zoom.
São aplicados de maneira investigativa uma série de procedimentos práticos elencados por Patrícia Noronha a fim de atingir os objetivos propostos na disciplina.
A cada encontro, será oferecida uma oficina prática de experimentação aprofundando a assimilação e investigação de conceitos no corpo.
No início, há a composição de uma célula coreográfica simples individual, criada por cada um dos participantes, a partir da bagagem que cada um traz de experiências do próprio corpo em movimento.
Tal célula é utilizada apenas para estudos de movimento e como uma ferramenta didática. Tal célula será modificada a partir dos procedimentos propostos no decorrer do desenvolvimento da disciplina e da abordagem de seus conteúdos, com o intuito de atingir os objetivos mirados.
Há a utilização de objetos auxiliares diversos tais como bolinhas, cabos de vassoura, tecidos, maquiagem e o que mais os integrantes tiverem em suas casas e que possa ser usado como material pedagógico estratégico.
Há a utilização de paisagens e texturas sonoras, compartilhadas em tempo real pela coordenadora da Disciplina.
Pretende-se incluir nas atividades a presença de dois (2) convidados artistas-pesquisadores (a definir) que tenham como foco de suas investigações temas abordados na Disciplina, e que tenham interesse em compartilhar suas questões e criações.