Turma AC003 - Laboratório de Prática Teatral: Dramaturgia - Turma A

Código / Turma

AC003 A

Nome

Laboratório de Prática Teatral: Dramaturgia

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
23/06/2021 06:58
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Isa Etel Kopelman

Ementa (Catálogo da DAC)

Elaboração de dramaturgias teatrais. Integração do texto à experimentação cênica. Instrumentalização do aluno para a construção ficcional.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Trabalho da escrita cênica tanto por meio de uma prática laboratorial de exercícios e experimentações da escrita dramatúrgica, abordando questões referentes à composição e decomposição dramática e em torno dos seguintes tópicos:

  1. Atos de fala – diálogos, solilóquios, monólogos, relatos, silêncios, e coralidade.
  2. Atos de situação – espacialidade e urgência.
  3. Performatividade no drama – personae/personagens.
  4. Ficção/”Realidade”
  5. Experimentações dramatúrgicas e composições de escritas cênicas.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARISTÓTELES. “Arte Poética” in A Poética Clássica. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética (a Teoria do Romance). São Paulo: HUCITEC/Editora da UNESP, 1998.

BAUMGÄRTEL, Stephen. “Estratégias de escrita teatral não dramáticas e a oficina de dramaturgia no contexto contemporâneo: algumas reflexões preliminares” in O Teatro Transcende, v. 16, n.1 (2011) http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n1p02-11

MENDES, Cleise Furtado. ”Aspectos performativos do diálogo cênico” in VI Congresso da ABRACE, 2010, São Paulo: ABRACE, 2010

disponível em: www.portalabrace.org

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SARRAZAC, Jean Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

                                         A oficina de escrita dramática” in Educação e Realidade, v. 30, n. 2 (2005).                                        

 https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/921

SINISTIERRA, José Sanchis. Da Literatura ao Palco – Dramaturgia de textos narrativos. São Paulo: É Realizações, 2016.

 

                                         

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Proporcionar o exercício da escrita dramatúrgica a partir dos elementos básicos da dramaturgia teatral.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Pela participação e elaboração dos trabalhos realizados em classe e extra classe.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Os procedimentos metodológicos se organizam em duas fases:

1ª fase (10 aulas):  a) exercícios relativos aos tópicos a serem abordado; b) as leituras em classe: reelaboração em classe.

2ª fase (8 aulas): elaboração de dramaturgias curtas (trabalho em classe e extraclasse).

 

 - de fala: diálogo pelo whats app; solilóquios interruptores; monólogos; fala (coral) continuada e retomada pelo outro; micro relatos.

- de situação: a partir de uma espacialidade imediata; a partir de um objeto; a partir de frases iniciais estratégicas que detonam a situação; no interior de um sonho.

- Perguntas e respostas. o que determina a existência de um personagem na cena.?

- Colagens

palavras chave, epígrafes, adivinhas, etc.

 

 

Observação (Plano de Aula)

em branco