Turma AC003 - Laboratório de Prática Teatral: Dramaturgia - Turma A
AC003 A
Laboratório de Prática Teatral: Dramaturgia
Google Meet
Kelly Cristina Silva
23/06/2021 06:58
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Elaboração de dramaturgias teatrais. Integração do texto à experimentação cênica. Instrumentalização do aluno para a construção ficcional.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Trabalho da escrita cênica tanto por meio de uma prática laboratorial de exercícios e experimentações da escrita dramatúrgica, abordando questões referentes à composição e decomposição dramática e em torno dos seguintes tópicos:
- Atos de fala – diálogos, solilóquios, monólogos, relatos, silêncios, e coralidade.
- Atos de situação – espacialidade e urgência.
- Performatividade no drama – personae/personagens.
- Ficção/”Realidade”
- Experimentações dramatúrgicas e composições de escritas cênicas.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARISTÓTELES. “Arte Poética” in A Poética Clássica. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética (a Teoria do Romance). São Paulo: HUCITEC/Editora da UNESP, 1998.
BAUMGÄRTEL, Stephen. “Estratégias de escrita teatral não dramáticas e a oficina de dramaturgia no contexto contemporâneo: algumas reflexões preliminares” in O Teatro Transcende, v. 16, n.1 (2011) http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n1p02-11
MENDES, Cleise Furtado. ”Aspectos performativos do diálogo cênico” in VI Congresso da ABRACE, 2010, São Paulo: ABRACE, 2010
disponível em: www.portalabrace.org
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SARRAZAC, Jean Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
A oficina de escrita dramática” in Educação e Realidade, v. 30, n. 2 (2005).
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/921
SINISTIERRA, José Sanchis. Da Literatura ao Palco – Dramaturgia de textos narrativos. São Paulo: É Realizações, 2016.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Proporcionar o exercício da escrita dramatúrgica a partir dos elementos básicos da dramaturgia teatral.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Pela participação e elaboração dos trabalhos realizados em classe e extra classe.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Os procedimentos metodológicos se organizam em duas fases:
1ª fase (10 aulas): a) exercícios relativos aos tópicos a serem abordado; b) as leituras em classe: reelaboração em classe.
2ª fase (8 aulas): elaboração de dramaturgias curtas (trabalho em classe e extraclasse).
- de fala: diálogo pelo whats app; solilóquios interruptores; monólogos; fala (coral) continuada e retomada pelo outro; micro relatos.
- de situação: a partir de uma espacialidade imediata; a partir de um objeto; a partir de frases iniciais estratégicas que detonam a situação; no interior de um sonho.
- Perguntas e respostas. o que determina a existência de um personagem na cena.?
- Colagens
palavras chave, epígrafes, adivinhas, etc.