Turma AP112 - Teoria e Projeto II: Processo Criativo - Turma A
AP112 A
Teoria e Projeto II: Processo Criativo
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
28/06/2021 09:32
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia. Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
O desenho do Arquiteto. Representação e simulação do espaço. Pensar o projeto através do desennho.
Composição Modular. Composição modular em Artes Plásticas e Arquitetura.
Estruturas Compositivas: escala, movimento, ritmo, harmonia.
Escala e Proporções Humanas: proporções e modulações.
Iniciação à antropometria e ergonometria aplicada ao pré-dimensionamento de espaços arquitetônicos.
Proporção Áurea; Relações harmônicas: Leonardo Da Vinci e Le Corbusier (Modulor).
Processo de criação: metodologia de projeto e linguagens formais.
Linguagem arquitetônica: Experimentos plásticos e sinestésicos aplicados na construção do espaço.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARNHEIM, Rudolf. A Dinâmica da Forma Arquitectónica. Lisboa: Presença, 1988.
ARTIGAS, Vilanova. Caminhos da arquitetura. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal – métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo:Ed. SENAC São Paulo, 2007.
CHING, F.D.K. Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
CROSS, Nigel. Desenhante. Pensador do desenho. Santa Maria: sCHDs, 2004.
DOCZI, Gyorgy. O Poder dos Limites. Harmonias e proporções na Natureza, Arte & Arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990. pp.1-13, 38-47.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como Informação. A construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000.
RUBIM, R. Desenhando a Superfície. São Paulo: Rosari, 2005.
TILLEY, Alvein R. As medidas do homem e da mulher – fatores humanos em design. Trad. Alexandre Salvatera. Porto Alegre: Bookman, 2005
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estimular a sensibilidade e a criatividade do aluno direcionando-as ao desenvolvimento da expressão individual aplicada ao projeto arquitetônico. Apresentar e debater a criação da forma através dos vários métodos de pensar o espaço arquitetônico.
Orientar a pesquisa de relações formais e antropológicas.
Desenvolver procedimentos metodológicos básicos do projeto de arquitetura enquanto processo de criação. Desenvolver a sintaxe visual (plana e tridimensional) aplicada ao projeto arquitetônico.
Fornecer subsídios para a percepção e avaliação sensório-analítica da forma em arquitetura no âmbito do: simbólico, funcional, técnico e estético.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
1.Adequação, coerência e compreensão da proposta projetual em relação aos parâmetros estabelecidos nos exercícios;
2.Cumprimento de todas as etapas definidas durante o desenvolvimento dos exercícios;
3.Criatividade e originalidade da proposta
4.Expressividade e qualidade artística do resultado
5.Domínio da linguagem gráfica e visual, da técnica e legibilidade na representação e nas soluções adotadas na finalização das atividades (exercícios e projetos).
Cronograma (Plano de Aula)
Aula 1 - 13 ago - Apresentação da disciplina -Tema geral do semestre, plano de ensino (tema, ementa, objetivos, critérios de avaliação e bibliografia). Debate sobre Processo criativo com os arquitetos convidados Rafael Baldam, Luiz Felipe Nascimento, sob a coordenação do arq. Dinamis Lara. Proposta do Ex. 1- Memorial de Processo.
Aula 2 -20 ago - Apresentação Subtema 1 – LETRA - ESPAÇO DA ESCRITA. Aula expositiva com Anna Gouveia e com o arqto. convidado Rafael Baldam. Proposta e desenvolvimento do Ex. 2.
Aula 3 - 27 ago - Oficina rapport e modulação com Arq. Ronaldo Anarelli. Proposta e desenvolvimento do Ex. 3
Aula 4 - 03 set - Aula expositiva – ‘Cor –Percepção e Linguagem’. Debate de fechamento do primeiro ciclo da disciplina - sub tema 1 com os arq. Dínamis Lara e Camila Caetano. Proposta e desenvolvimento do Ex. 4.
Aula 5 - 10 set - Apresentação Subtema 2 - PALAVRA - ESPAÇO DO CORPO. Mesa redonda - 'Da arquitetura da palavra à poesia concreta' com os convidados: escritor Marcelino Freire e pesquisadora em história da arte Profa. Dra. Maria de Fatima Morethy Couto.
Aula 6 - 17 set – Aula Proporção e Escala. Oficina com a artista visual Yuly Marty. Proposta e desenvolvimento do Ex. 5a.
Aula 7 - 24 set – Proposta e desenvolviment do Ex. 5b.
Aula 8 - 01 out – Aula expositiva – Sobre o corpo e a arte – convidada Profa. Dra.Dra. Ana Paula de Campos. Proposta e desenvolvimento do Ex.6.
Aula 9 – SAU- Semana de Arquitetura e Urbanismo - Mesa redonda – ‘ Processo criativo em arquitetura, design e artes visuais’. Convidados: Profa Dra Daniela Hanns e Prof. Dr. Guilherme Wisnik.
Aula 10 - 15 out - Apresentação Subtema 3 – POEMA - POÉTICA DA CIDADE E DA ARQUITETURA. Entrega, apresentação e debate dos exercícios 5 e 6. Debate sobre o subtema 2 da disciplina.
Aula 11 - 22 out - Oficina: poesia, arquitetura e cidade com a arquiteta e poetisa Isabela Sancho. Proposta e desenvolvimento Ex. 7a.
Aula 12 - 05 nov – Aula expositiva A POÉTICA DO ESPAÇO - com o convidado Arq. Rafael Baldam. Proposta e desenvolvimento Ex. 7b.
Aula 13 - 12 nov – Proposta e desenvolvimento Ex. 8.
Aula 14 - 19 nov - Entrega, apresentação e debate dos exercícios 7 e 8.
Aula 15 - 26 nov – Encerramento da disciplina. Apresentação do Ex.1 - Memorial de processo. Debate sobre o processo criativo desenvolvido no semestre.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas e aulas práticas. Desenvolvimento de exercícios: projetos gráficos, plásticos, e arquitetônicos (desenhos, colagens, estruturas estereométricas e maquetes) individuais e em grupo, apresentados em formato digital (PDF) e postados no Classroom..
Leituras programadas e debates a partir de questões formuladas pelos professores.
Oficinas, palestras e mesas-redondas com convidados externos seguidas de debates.