Turma AP301 - Elementos da Prática de Pesquisa - Turma A

Código / Turma

AP301 A

Nome

Elementos da Prática de Pesquisa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Disciplina remota.

Atualizado em
28/06/2021 12:05
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jurema Luzia de Freitas Sampaio

Ementa (Catálogo da DAC)

A investigação científica: lógica, linguagem e método. Estruturas formais e funcionais do discurso científico de distintos tipos de Pesquisa voltados para o grande campo das Artes e Humanidades. Subsídios para a leitura, produção e interpretação de textos científicos. O projeto de pesquisa: a pergunta condutora, a delimitação do problema, a hipótese, os objetivos, o embasamento teórico, metodológico e empírico. A investigação científica como prática social.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

A teoria e a observação: as bases do conhecimento científico;
Ciência: uma questão de método. Pesquisa: a aplicação do método científico; Relações entre Arte e
Ciência;
Delineando um estudo científico: o projeto de pesquisa. Sua condução, difusão e desdobramentos
nos variados campos da sociedade;
Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos;
Fundamentos da redação e normalização do trabalho científico;
Citações e Referências bibliográficas;
Conhecimento e aplicação das novas tecnologias da informação para a produção científica;
Principais modalidades do Trabalho científico: Resumo, Fichamento, Resenha Crítica, Relatório,
Projetos de Pesquisa, Artigo Científico, Ensaio e Trabalhos Monográficos (Trabalho de Conclusão de
Curso, Dissertação, Tese)

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Normalização da documentação no Brasil (NBR6023). Rio de Janeiro: IBBD, 2002.

________. Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa (NBR6022). Rio de Janeiro: IBBD, 2003.

________. Numeração progressiva das seções de um documento (NBR6024). Rio de Janeiro: IBBD, 1989.

________. Informação e documentação - Sumário (NBR6027). Rio de Janeiro: IBBD, 2003.

________. Informação e documentação - Índice (NBR6034). Rio de Janeiro: IBBD, 2004.

________. Informação e documentação – Citações em documentos (NBR10520). Rio de Janeiro: IBBD, 2002.

________. Informação e documentação – Lombada (NBR 12225). Rio de Janeiro: IBBD, 2004.

________. Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos (NBR 14724). Rio de Janeiro: IBBD, 2002.

________. Informação e documentação — Projeto de pesquisa (NBR 15287). Rio de Janeiro: IBBD, 2011.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Editora Plano, 2002.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CEREJA, W. R. Texto e Interação.: uma proposta de produção texto a partir de gêneros e projetos. SP: Ed Atual, 2013.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2001.
DIONÍSIO, A. P. et al. (Org).Gêneros textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2001.
GOLDSTEIN, N.S. O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade. SP: Editora Ática, 2009.
KOCH, I. G. V. & TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 7a ed., São Paulo: Contexto, 1996.
LIMA, Frederico O. A sociedade digital: o impacto da tecnologia na sociedade, na educação e nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MEDEIROS, J. B. Redação Científica: A prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2004.
NASCIMENTO-E-SILVA. Manual de Redação para Trabalhos Acadêmicos: position paper, ensaios teóricos, artigos científicos e questões discursivas. SP: Ed. Atlas, 2012.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer: projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 3
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

• Compreender a problemática Científica: noções básicas.

• Relacionar e diferenciar os elementos da pesquisa científica e da pesquisa em arte.
• Trabalhar Abordagem e Instrumentos relacionados à Prática de Pesquisa.
• Exercitar Técnicas de Redação e Pesquisa Bibliográfica e Projeto de Pesquisa.

• Conhecer e aplicar a NBR (Normas da ABNT) na pesquisa em arte.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Participação em aula;

- Seminários (em duplas/trios);

- Projeto de Pesquisa (individual);

- Exercícios em sala.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

- Metodologia Flipped Classroom 

- Aulas expositivas com discussão dos conteúdos apresentados;
- Realização de Seminários em Grupo;
- Exercícios individuais em sala;
- Oficinas para elaboração de projetos de pesquisa;
- Indicação de Leituras para discussão em sala e fichamento.

Observação (Plano de Aula)

As aulas são práticas, com oficinas de projeto feitas semanalmente, durante a aula.