Turma AP301 - Elementos da Prática de Pesquisa - Turma A
AP301 A
Elementos da Prática de Pesquisa
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Kelly Cristina Silva
Disciplina remota.
28/06/2021 12:05
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A investigação científica: lógica, linguagem e método. Estruturas formais e funcionais do discurso científico de distintos tipos de Pesquisa voltados para o grande campo das Artes e Humanidades. Subsídios para a leitura, produção e interpretação de textos científicos. O projeto de pesquisa: a pergunta condutora, a delimitação do problema, a hipótese, os objetivos, o embasamento teórico, metodológico e empírico. A investigação científica como prática social.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
A teoria e a observação: as bases do conhecimento científico;
Ciência: uma questão de método. Pesquisa: a aplicação do método científico; Relações entre Arte e
Ciência;
Delineando um estudo científico: o projeto de pesquisa. Sua condução, difusão e desdobramentos
nos variados campos da sociedade;
Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos;
Fundamentos da redação e normalização do trabalho científico;
Citações e Referências bibliográficas;
Conhecimento e aplicação das novas tecnologias da informação para a produção científica;
Principais modalidades do Trabalho científico: Resumo, Fichamento, Resenha Crítica, Relatório,
Projetos de Pesquisa, Artigo Científico, Ensaio e Trabalhos Monográficos (Trabalho de Conclusão de
Curso, Dissertação, Tese)
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Normalização da documentação no Brasil (NBR6023). Rio de Janeiro: IBBD, 2002.
________. Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa (NBR6022). Rio de Janeiro: IBBD, 2003.
________. Numeração progressiva das seções de um documento (NBR6024). Rio de Janeiro: IBBD, 1989.
________. Informação e documentação - Sumário (NBR6027). Rio de Janeiro: IBBD, 2003.
________. Informação e documentação - Índice (NBR6034). Rio de Janeiro: IBBD, 2004.
________. Informação e documentação – Citações em documentos (NBR10520). Rio de Janeiro: IBBD, 2002.
________. Informação e documentação – Lombada (NBR 12225). Rio de Janeiro: IBBD, 2004.
________. Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos (NBR 14724). Rio de Janeiro: IBBD, 2002.
________. Informação e documentação — Projeto de pesquisa (NBR 15287). Rio de Janeiro: IBBD, 2011.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Editora Plano, 2002.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CEREJA, W. R. Texto e Interação.: uma proposta de produção texto a partir de gêneros e projetos. SP: Ed Atual, 2013.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2001.
DIONÍSIO, A. P. et al. (Org).Gêneros textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2001.
GOLDSTEIN, N.S. O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade. SP: Editora Ática, 2009.
KOCH, I. G. V. & TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 7a ed., São Paulo: Contexto, 1996.
LIMA, Frederico O. A sociedade digital: o impacto da tecnologia na sociedade, na educação e nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MEDEIROS, J. B. Redação Científica: A prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2004.
NASCIMENTO-E-SILVA. Manual de Redação para Trabalhos Acadêmicos: position paper, ensaios teóricos, artigos científicos e questões discursivas. SP: Ed. Atlas, 2012.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer: projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
• Compreender a problemática Científica: noções básicas.
• Relacionar e diferenciar os elementos da pesquisa científica e da pesquisa em arte.
• Trabalhar Abordagem e Instrumentos relacionados à Prática de Pesquisa.
• Exercitar Técnicas de Redação e Pesquisa Bibliográfica e Projeto de Pesquisa.
• Conhecer e aplicar a NBR (Normas da ABNT) na pesquisa em arte.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Participação em aula;
- Seminários (em duplas/trios);
- Projeto de Pesquisa (individual);
- Exercícios em sala.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
- Metodologia Flipped Classroom
- Aulas expositivas com discussão dos conteúdos apresentados;
- Realização de Seminários em Grupo;
- Exercícios individuais em sala;
- Oficinas para elaboração de projetos de pesquisa;
- Indicação de Leituras para discussão em sala e fichamento.
Observação (Plano de Aula)
As aulas são práticas, com oficinas de projeto feitas semanalmente, durante a aula.