Turma CS601 - História e Imagem: Laboratório de Cultura Visual e Mídia - Turma A

Código / Turma

CS601 A

Nome

História e Imagem: Laboratório de Cultura Visual e Mídia

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Iara Lís Franco Schiavinatto

Ementa (Catálogo da DAC)

Analisar as configurações e funcionamentos das imagens e mídias audiovisuais nos séculos XIX - XXI, percebendo seus sentidos políticos e suas elaborações conceituais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Aula 1 Transferência de atividade para integração estudantil

Aula 2 9 de março Apresentação do programa e das atividades a serem desenvolvidas individuais e coletivamente.  Apresentação da proposta de projeto a ser desenvolvido para o texto final escrito individualmente.

Aula 3 16 de março: Sobre  mídia e história: a reformulação de um ícone e as indústrias do entretenimento.

Seminário e debate sobre The Crown: a formulação das ordem subjetivas (a rainha, a(s) princesas e o ministro). 

https://www.netflix.com/title/80025678. 

Aula 4 23 de março: Seminário e debate:  mídias, fabulações e negócios engrenados: o mundo disneyficado das princesas

Seminário Coletivo com atividades organizadas em diversas equipes (esquema de estudo entregue na 1a. aula)

Aula 5 30 de março. Seminário e debate: a produção social de um ícone/celebridade: a princesa Spencer.

Filmes

A Rainha https://www.youtube.com/watch?v=Mr8f15fpEyE

Spencer https://www.youtube.com/watch?v=yS1oP3VaXQA

Complementar

No https://www.youtube.com/watch?v=lt8VayTqQhQ

Preparação para o roteiro de estudo em São Paulo

Aula 6/7  6 de abril Poderes, subjtividades, visualidades e políticas de memória: propostas curatoriais e problematização do estatuto das imagens

Pesquisa de campo na Pina e no Museu da Língua.

Leitura obrigatória: ALLOA, E. (org.) Pensar a Imagem. BH: Autêntica, 2017. Introdução + O que as imagens realmente querem.

Aula 8  13 de abril Discussão e escrita de um texto de 30 a 40 linhas em sala de aula sobre os sentidos da imagem a luz do estudo de caso das aulas 6/7.

aula 9 20 de abril Sobre a condição contemporânea do arquivo, o processo curatorial e expositivo e a produção de uma poética histórica.

Beiguelman, G. Políticas da Imagen. Vigilância e reistência na dadosfera. São Paulo: UBU, 2021.

Aula 10 27 de abril Atividade online para assitir o filme Visages Villages de Agnés Varda (2017) 

https://www.youtube.com/watch?v=oaq9IMouPIs

Cada dupla traça uma trajetória desta artista e entrega este texto de 30/40 linhas no googleclass a partir de pesquisa da crítica especializada nesta artista/cineasta.

* Nesta aula, as duplas que estudam juntas se identificam no googleclassroom e já escrevem este texto a quatro mãos. 

Aula 11 4 de maio Sobre o processo de produção de uma poética de história: arquivos, imagens e subjetividades em questão: Agnés Varda  

Filme: Varda por Agnés (2019) https://www.youtube.com/watch?v=n37iq8cCDH0

Leitura: Yakhini, S. O documentário como escrita para além de si. Tese Doutorado, Multimeios, 2011. 

** as duplas indicam o objeto de estudo e apresentam a 1a. versão da questão central.

Aula 12  11 de maio  Sobre o processo de produção de uma poética de história: arquivos, imagens e subjetividades em questão

Filme: Cinevardáphoto 

Yakhini, S. O documentário como escrita para além de si. Tese Doutorado, Multimeios, 2011.

*** as duplas indicam a questão central e a imagem em debate 

Aula13 18 de maio Sobre o processo de produção de uma poética contemporânea: arquivos, imagens e subjetividades em questão: Isaac Julien  

https://www.youtube.com/watch?v=rLWYRzkWa7k

**** as duplas indicam sua interlocução acadêmica, artística, crítica.

Aula 14  25 de maio Escrita individual em sala de aula de texto de 30 a 40 linhas com uma imagem sendo debatida sobre as relações acervo/memória/subjetivação/produção de poéticas. 

Aula15  8 de junho Finalização da disciplina

Bibliografia (Catálogo da DAC)

COSTA, H. & ZERWES, E. (orgs.) Mulheres fotógrafas/Mulheres fotografadas. Fotografia e gênero na América Latina. Jundiaí: Intermeios, 2021. 

OLIVEIRA, M. V. de. Á sombra do colonialismo. Fotografia, circulação e o projeto colonial português (1930-1951). São Paulo: Letra&Voz, 2021. 

ROMA, B. Fotografia em regime de arquivo: das atribuições de valor à atribuição de sentido, Tese de Doutoramento. USP, 2021.

SUSIN, I. V. "Onde queres bandido, sou herói". O enquadramento da celebridade criminosa no Brasil, 1926 - 1964."Tese de doutoramento. UNICAMP, 2021.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 3
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A questão central deste semestre consiste em analisar deslizamentos de sentido em experiências contemporâneas que relacionam os sentidos entre mídia e história, atentando a algumas questões centrais: a elaboração da visibilidade/visualidade, os processos de subjetivação aí envolvidos, as operações de memória e esquecimento articuladas e suas tensões nas políticas de memória, enquanto formas de poder. Atenta-se ainda às temporalidades em jogo, as visualidades em suas potências, o campo conceitual e metodológico armado e em debate. 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Concebida, nesta disciplina, como avaliação continuada. Contempla:

  • Pontualidade e participação ativa e pertinente na plataforma de ensino-aprendizagem.
  • Seminários apresentados de vários modos.
  • Participação e empenho qualificado no projeto trabalhado individualmente e em equipe.
  • Capacidade de mobilizar informações.
  • Capacidade de relacionar informações.
  • Capacidade de síntese e apreensão do conteúdo e dos trabalhos de análise do campo imagético e no campo das mídias.
  • Capacidade de se expressar e de escrita.
  • Capacidade de trabalho individual.
  • Capacidade de trabalho em equipe.
  • Escrita de textos.
  • Edição de imagens, problematizando a montagem.
  • Escrita de uma resenha.
  • Preparação de material visual/audiovisual sobre as imagens/mídias da pandemia.

Cronograma (Plano de Aula)

Especificado no Conteúdo Programático. Aula a aula 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Ela envolve várias atividades: 

* aulas expositivas

* análise fílmica

* análise de acervos

* estudos de caso

* discussão conceitual e metodológoca sobre a noção de poética da história em diálogo com acervos. 

* exercícios de escrita e de reescrita .

* editar o material pesquisa em um pequeno vídeo e/ou em texto escrito

* análise das relações entre cinema e fotografia

* pesquisa em acervos de imagens.

* seminários coletivos, em grupos e individuais 

* exercícios de análise e interlocução acadêmica e crítica da literatura indicada.

* trabalho coletivo de pesquisa com imagens de arquivo, discutindo formas de impulsionar tais imagens.

* análises metodológicas do material pesquisado.

Observação (Plano de Aula)

Gostaria de comentar  a prematura solicitação do programa e em prazo tão curto de disponibilização da plataforma do IA , quando ainda finalizamos o 2o  semestre de 2021.  Meu comentário se deve à necessidade de refomular a disciplina para tentar melhor receber e atender os graduandos de 5o S que estão praticamente há 2 anos no ensino remoto. Reorganizei a disciplina praticamente por completo. Gostaria de ter tido mais tempo para elaborá-la.