Turma CS601 - História e Imagem: Laboratório de Cultura Visual e Mídia - Turma A
CS601 A
História e Imagem: Laboratório de Cultura Visual e Mídia
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2021 11:39
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Analisar as configurações e funcionamentos das imagens e mídias audiovisuais nos séculos XIX - XXI, percebendo seus sentidos políticos e suas elaborações conceituais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Aula 1 Transferência de atividade para integração estudantil
Aula 2 9 de março Apresentação do programa e das atividades a serem desenvolvidas individuais e coletivamente. Apresentação da proposta de projeto a ser desenvolvido para o texto final escrito individualmente.
Aula 3 16 de março: Sobre mídia e história: a reformulação de um ícone e as indústrias do entretenimento.
Seminário e debate sobre The Crown: a formulação das ordem subjetivas (a rainha, a(s) princesas e o ministro).
https://www.netflix.com/title/80025678.
Aula 4 23 de março: Seminário e debate: mídias, fabulações e negócios engrenados: o mundo disneyficado das princesas
Seminário Coletivo com atividades organizadas em diversas equipes (esquema de estudo entregue na 1a. aula)
Aula 5 30 de março. Seminário e debate: a produção social de um ícone/celebridade: a princesa Spencer.
Filmes
A Rainha https://www.youtube.com/watch?v=Mr8f15fpEyE
Spencer https://www.youtube.com/watch?v=yS1oP3VaXQA
Complementar
No https://www.youtube.com/watch?v=lt8VayTqQhQ
Preparação para o roteiro de estudo em São Paulo
Aula 6/7 6 de abril Poderes, subjtividades, visualidades e políticas de memória: propostas curatoriais e problematização do estatuto das imagens
Pesquisa de campo na Pina e no Museu da Língua.
Leitura obrigatória: ALLOA, E. (org.) Pensar a Imagem. BH: Autêntica, 2017. Introdução + O que as imagens realmente querem.
Aula 8 13 de abril Discussão e escrita de um texto de 30 a 40 linhas em sala de aula sobre os sentidos da imagem a luz do estudo de caso das aulas 6/7.
aula 9 20 de abril Sobre a condição contemporânea do arquivo, o processo curatorial e expositivo e a produção de uma poética histórica.
Beiguelman, G. Políticas da Imagen. Vigilância e reistência na dadosfera. São Paulo: UBU, 2021.
Aula 10 27 de abril Atividade online para assitir o filme Visages Villages de Agnés Varda (2017)
https://www.youtube.com/watch?v=oaq9IMouPIs
Cada dupla traça uma trajetória desta artista e entrega este texto de 30/40 linhas no googleclass a partir de pesquisa da crítica especializada nesta artista/cineasta.
* Nesta aula, as duplas que estudam juntas se identificam no googleclassroom e já escrevem este texto a quatro mãos.
Aula 11 4 de maio Sobre o processo de produção de uma poética de história: arquivos, imagens e subjetividades em questão: Agnés Varda
Filme: Varda por Agnés (2019) https://www.youtube.com/watch?v=n37iq8cCDH0
Leitura: Yakhini, S. O documentário como escrita para além de si. Tese Doutorado, Multimeios, 2011.
** as duplas indicam o objeto de estudo e apresentam a 1a. versão da questão central.
Aula 12 11 de maio Sobre o processo de produção de uma poética de história: arquivos, imagens e subjetividades em questão
Filme: Cinevardáphoto
Yakhini, S. O documentário como escrita para além de si. Tese Doutorado, Multimeios, 2011.
*** as duplas indicam a questão central e a imagem em debate
Aula13 18 de maio Sobre o processo de produção de uma poética contemporânea: arquivos, imagens e subjetividades em questão: Isaac Julien
https://www.youtube.com/watch?v=rLWYRzkWa7k
**** as duplas indicam sua interlocução acadêmica, artística, crítica.
Aula 14 25 de maio Escrita individual em sala de aula de texto de 30 a 40 linhas com uma imagem sendo debatida sobre as relações acervo/memória/subjetivação/produção de poéticas.
Aula15 8 de junho Finalização da disciplina
Bibliografia (Catálogo da DAC)
COSTA, H. & ZERWES, E. (orgs.) Mulheres fotógrafas/Mulheres fotografadas. Fotografia e gênero na América Latina. Jundiaí: Intermeios, 2021.
OLIVEIRA, M. V. de. Á sombra do colonialismo. Fotografia, circulação e o projeto colonial português (1930-1951). São Paulo: Letra&Voz, 2021.
ROMA, B. Fotografia em regime de arquivo: das atribuições de valor à atribuição de sentido, Tese de Doutoramento. USP, 2021.
SUSIN, I. V. "Onde queres bandido, sou herói". O enquadramento da celebridade criminosa no Brasil, 1926 - 1964."Tese de doutoramento. UNICAMP, 2021.
TAYLOR, D. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
A questão central deste semestre consiste em analisar deslizamentos de sentido em experiências contemporâneas que relacionam os sentidos entre mídia e história, atentando a algumas questões centrais: a elaboração da visibilidade/visualidade, os processos de subjetivação aí envolvidos, as operações de memória e esquecimento articuladas e suas tensões nas políticas de memória, enquanto formas de poder. Atenta-se ainda às temporalidades em jogo, as visualidades em suas potências, o campo conceitual e metodológico armado e em debate.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Concebida, nesta disciplina, como avaliação continuada. Contempla:
- Pontualidade e participação ativa e pertinente na plataforma de ensino-aprendizagem.
- Seminários apresentados de vários modos.
- Participação e empenho qualificado no projeto trabalhado individualmente e em equipe.
- Capacidade de mobilizar informações.
- Capacidade de relacionar informações.
- Capacidade de síntese e apreensão do conteúdo e dos trabalhos de análise do campo imagético e no campo das mídias.
- Capacidade de se expressar e de escrita.
- Capacidade de trabalho individual.
- Capacidade de trabalho em equipe.
- Escrita de textos.
- Edição de imagens, problematizando a montagem.
- Escrita de uma resenha.
- Preparação de material visual/audiovisual sobre as imagens/mídias da pandemia.
Cronograma (Plano de Aula)
Especificado no Conteúdo Programático. Aula a aula
Metodologia (Plano de Aula)
Ela envolve várias atividades:
* aulas expositivas
* análise fílmica
* análise de acervos
* estudos de caso
* discussão conceitual e metodológoca sobre a noção de poética da história em diálogo com acervos.
* exercícios de escrita e de reescrita .
* editar o material pesquisa em um pequeno vídeo e/ou em texto escrito
* análise das relações entre cinema e fotografia
* pesquisa em acervos de imagens.
* seminários coletivos, em grupos e individuais
* exercícios de análise e interlocução acadêmica e crítica da literatura indicada.
* trabalho coletivo de pesquisa com imagens de arquivo, discutindo formas de impulsionar tais imagens.
* análises metodológicas do material pesquisado.
Observação (Plano de Aula)
Gostaria de comentar a prematura solicitação do programa e em prazo tão curto de disponibilização da plataforma do IA , quando ainda finalizamos o 2o semestre de 2021. Meu comentário se deve à necessidade de refomular a disciplina para tentar melhor receber e atender os graduandos de 5o S que estão praticamente há 2 anos no ensino remoto. Reorganizei a disciplina praticamente por completo. Gostaria de ter tido mais tempo para elaborá-la.