Turma AP103 - Pintura I - Turma A

Código / Turma

AP103 A

Nome

Pintura I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

A disciplina será desenvolvida em aulas semanais presenciais.

 

AULAS PRESENCIAIS OBS: Teremos aulas on line caso seja necessário intercalar aulas presenciais com aulas remotas. A confirmar.

 

Aberto para pad e ped

Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ernesto Giovanni Boccara

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos da linguagem pictórica: relação entre o Desenho e a Pintura. Introdução ao conhecimento de técnicas, materiais e suportes. Estudo das formas de representação da imagem.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdos Programáticos.
1- Introdução à disciplina da Pintura I como linguagem artística,   com complementação ao nível de complexidade e conteúdos adicionais, necessários através de exercícios necessários para a formação Básica da iniciação às Artes Visuais.
2- Pintura: sua história e a história das técnicas. Atualização com a história das Artes Clássicas, Moderna e a Arte  contemporânea. Devido ao caráter prático desta disciplina seja na Pintura I e na Pintura II, se fará sempre  a utilização necessária de ilustrações, seja para conhecimento histórico seja para a prática metodológica de conceitos, composições e técnicas das variadas formas criativas e expressivas de artistas e suas obras correspondentes .    
3- As relações da Pintura com o Desenho: cor/espaço; forma/proporção e anatomia; luz/sombra. Exercícios de sessões de modelo vivo, masculino e feminino, com uso de cronômetro em vídeos pré-gravados, para uso em aula e exercícios nos intervalos entre os intervalos das aulas. Estes resultados em desenhos ou pinturas serão analisadas e comentadas em aula. Observação: os comentários servirão como complementação dos conteúdos programáticos.  
4-- Introdução às Teorias da Cor (de vários autores) e gêneros pictóricos identificados como ilustração sistemática e destacados na História da Arte pictórica em períodos e estilos variados:  natureza morta, paisagem, retrato, autor retrato, figura humana e estudos da anatomia e cenas de gênero na História da Arte, na Modernidade e na Contemporaneidade.
5- O processo da criação artística no desenho e na pintura. Abordagens teóricas, conceituais e metodológicas. Referência de artistas, suas obras e depoimentos, ou biografias.
6-- O uso dos Materiais variados: carvão, guache, aquarela, lápis de cor, tempera, pastel seco e oleoso, ecoline, suportes e papéis diversos(Jornal, Sulfite, Canson em formato A4 , A3 e  telas, diversos formatos e pincéis a serem sugeridos ao longo do desenvolvimento da disciplina.
7-Exercícios práticos de cópias de obras e ou detalhes de modo a compreender recursos técnicos confirmados pelos resultados obtidos, sejam etapas construtivas na composição ou as variadas paletas cromáticas.  
Cronograma
1-Estruturação de aulas práticas em atelier no sistema On-line, aulas remotas em 15 aulas semanais, ao longo de acordo com as sequências propostas em conteúdos programáticos. 
2-Os exercícios práticos serão realizados prioritariamente em atelier de pintura e com  exercícios propostos. On line para o intervalo de duas aulas, principalmente as sessões de modelo vivo e aquelas complementares em Videos  DE MODELOS VIVOS E DANÇAS .Todo e qualquer Exercício prático será imediatamente e analisado  e comentado  os exercícios sempre devem ser guardados, originais e cópias digitais nas pastas respectivas de cada aluno(a).E demonstrações de   passagens técnicas de pinceladas específicas  ou montagens de paletas de cor.
 OBS-Atualmente a internet permite as aulas on-line e a ilustração de práticas de desenhos e ou pinturas que serão pesquisadas e disponibilizadas durante as aulas. Serão fornecidos e   registrados links, para orientar os exercícios como vídeos ou ilustrações metodológicas. Bem como o uso de materiais detalhados.   
Metodologia
Aulas práticas e teóricas em atelier e paralelamente, recursos à distância pelo sistema on-line, baseadas na leitura de textos específicos e gerais, imagens e conceitos de artistas sobre desenho, criação e  pintura. Orientação e análise crítica individual e coletiva dos trabalhos realizados em sala de aula; orientação para visitas a exposições, eventos e ateliês de artistas acompanhadas de relatórios. Organização e apresentação de seminários, envolvendo a reflexão crítica sobre a produção  de artistas e obras correspondentes relevantes em artes plásticas, pinturas, desenhos dos principais representantes pertinentes a esse programa.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)


ALBERTI, Leon Battista. Da Pintura. Campinas, Editora da Unicamp, 1989.
AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo: Editora Ática, 1997.
CLARK, Kenneth. O Nu. Lisboa: Editora Ulisséia, 1956.
CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. SP: Martins Fontes, 1996.
BARRETO, Gilson  e Marcelo G.de Oliveira. A Arte Secreta de Michelangelo -Uma lição de anatomia na Capela Sistina. S.P. Editora Arx,2004
DONDIS , Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes,1997.
DERDIK, Edith. O desenho da figura humana. Scipione: São Paulo.2003
DA VINCI, Leonardo. “Tratado  de la Pintura”. Buenos Aires: Editorial y Libreria Goncourt. 1975.

DROSTE, Magdalena. Bauhaus 1919-1933.Editora Taschen. Berlim 1994
EWING, W.A. El Cuerpo. Madrid: Ediciones Siruela, 1996.
FAZENDA, J. M. R. Tintas e vernizes. Abrafati 3a. Edição: Edgard Blücher.2005.
FINN, Gabrielle M. -Anatomia,50 conceitos …Publifolha ,2009
FORSLIND, Ann. Cores - Jogos e Experiências. Ed. Callis, 1995.
FRASER, T., BANKS, A. - O Guia Completo da Cor. São Paulo: Ed. Senac, 2007.
GOETHE,W.  Doutrina das Cores.SP: Ed.Nova Alexandria,1996.
HAYES, C. Guia completa de pintura y dibujo - técnicas y materiales. Madrid: Hermann Blume. 1980.
KANDINSKY, W. Do espiritual na arte. SP: Martins Fontes, 1990.
LEGER, Fernand. Funções da Pintura. SP: Nobel Ed. , 1989.
LICHTENSTEIN, Jacqueline. A Pintura. vols. 3, 9 e 10. SP: Editora 34, 2004.
MATISSE, H. Escritos e reflexões sobre arte. SP: Cosac & Naif, 2007.
MAYER, R.). Manual do artista.: Martins 


Bibliografia
ALBERTI, Leon Battista. Da Pintura. Campinas, Editora da Unicamp, 1989.
AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo: Editora Ática, 1997.
CLARK, Kenneth. O Nu. Lisboa: Editora Ulisséia, 1956.
CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. SP: Martins Fontes, 1996.
BARRETO, Gilson  e Marcelo G.de Oliveira. A Arte Secreta de Michelangelo -Uma lição de anatomia na Capela Sistina. S.P. Editora Arx,2004
DONDIS , Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes,1997.
DERDIK, Edith. O desenho da figura humana. Scipione: São Paulo.2003
DA VINCI, Leonardo. “Tratado  de la Pintura”. Buenos Aires: Editorial y Libreria Goncourt. 1975.

DROSTE, Magdalena. Bauhaus 1919-1933.Editora Taschen. Berlim 1994
EWING, W.A. El Cuerpo. Madrid: Ediciones Siruela, 1996.
FAZENDA, J. M. R. Tintas e vernizes. Abrafati 3a. Edição: Edgard Blücher.2005.
FINN, Gabrielle M. -Anatomia,50 conceitos …Publifolha ,2009
FORSLIND, Ann. Cores - Jogos e Experiências. Ed. Callis, 1995.
FRASER, T., BANKS, A. - O Guia Completo da Cor. São Paulo: Ed. Senac, 2007.
GOETHE,W.  Doutrina das Cores.SP: Ed.Nova Alexandria,1996.
HAYES, C. Guia completa de pintura y dibujo - técnicas y materiales. Madrid: Hermann Blume. 1980.
KANDINSKY, W. Do espiritual na arte. SP: Martins Fontes, 1990.
LEGER, Fernand. Funções da Pintura. SP: Nobel Ed. , 1989.
LICHTENSTEIN, Jacqueline. A Pintura. vols. 3, 9 e 10. SP: Editora 34, 2004.
MATISSE, H. Escritos e reflexões sobre arte. SP: Cosac & Naif, 2007.
MAYER, R.). Manual do artista.: Martins Fontes São Paulo. 2006.
MODALITÉ. Cor em ação 1.  Editorial Modalité de Argentina,
PEDROSA, Ismael. O Universo da Cor. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2003.                   
SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a Visão e as Cores. Ed. Nova Alexandria, 2005.
VASARI ,Giorgi. Vida de Michelangelo Buonarroti. Campinas, Editora Unicamp,2011.
WOLLHEIM, Richard. A pintura como Arte .SP: Cosac & Naif, 2002.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

 

Fundamentos da linguagem pictórica: relação entre o Desenho e a Pintura. Introdução ao conhecimento de técnicas, materiais e suportes. Estudo das formas de representação da imagem.

Objetivos
1-Desenvolver os fundamentos da linguagem da sintaxe pictórica,   de modo a  privilegiar o estudo dos materiais expressivos como a pluralidade de teorias das cores, bem como o diálogo entre a pintura e o desenho para a correlação entre as várias possibilidades construtivas e compositivas da FORMA DO ORGANISMO HUMANO E AS VARIADAS FORMAS DA PAISAGEM  com as CORES, no plano bidimensional.
2-Teremos aulas práticas presenciais, dando ênfase ao corpo humano através de sessões de modelo masculinos e femininos e alternadamente  uma adaptação metodológica para ensino remoto(Caso seja necessária o retorno às aulas remotas) com gravações sistemáticas de cada aula e disponibilizadas para uso dos alunos matriculado), com exercícios semanais práticos em comunicação de ZAP-AP 103 específico e exclusivo da Disciplina. A cada proposição haverá uma aula expositiva teórica, com orientação -conceitual, técnica e referenciada na História da Arte, fartamente  ilustrada para referências da produção artística na Pintura Clássica, na Pintura Moderna e na Contemporânea. A ênfase fundamental será o desenho de observação do  conhecimento anatômico, das formas  do corpo humano masculino e feminino, dentro de rigorosas referências das proporções das partes do corpo humano em relação ao  corpo todo e o variado universo dos objetos do mundo e dele próprio enquanto ambiente natural e edificado  pelas sociedades humanas ao longo da história da Arte.   

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Toda semana teremos exercícios orientados específicos com relação aos objetivos didáticos e pedagógicos. Estes serão sistematicamente analisados e  comentado. A análise de cada exercício será realizada para cada exercício de natureza essencialmente prática, organizando Pastas com a digitalização nominal de cada aluno e aluna,  seguidamente comentados para confirmação em suas qualidade, bem como sugestões de aprimoramento e até serem refeitos. Os critérios serão conceituais, através da aferição sistemática da qualidade de aprendizado. Sugiro que para melhor alcançar este objetivo pedagógico e apropriação de conceitos e o desenvolvimento do resultado sistemático de desenhos, através da observação nas sessões de modelo vivo, gravadas em vídeos e as referências indicadas, quanto a técnicas de pintura no ZAP da disciplina AP 103, que sejam seguidos e os comentários terão a função de que os(as) alunos(as) se orientem no melhor desempenho possível sem deixar de fazer os exercícios e após os comentários incorporarem as orientações na limitada condição de ensino e aprendizado   de forma remota. Todos os exercícios práticos em aula presencial ou remota formarão uma sequência ordenada em um PORTOFÓLIO INDIVIDUAL, para a última aula de acordo com o Cronograma das 15 aulas programadas. 

 

Cronograma (Plano de Aula)

1-Estruturação de aulas práticas em atelier no sistema On-line, aulas remotas em 15 aulas semanais, ao longo de acordo com as sequências propostas em conteúdos programáticos. 
2-Os exercícios práticos serão realizados prioritariamente em atelier de pintura e com  exercícios propostos. On line para o intervalo de duas aulas, principalmente as sessões de modelo vivo e aquelas complementares em Videos  DE MODELOS VIVOS E DANÇAS .Todo e qualquer Exercício prático será imediatamente e analisado  e comentado  os exercícios sempre devem ser guardados, originais e cópias digitais nas pastas respectivas de cada aluno(a).E demonstrações de   passagens técnicas de pinceladas específicas  ou montagens de paletas de cor.
 OBS-Atualmente a internet permite as aulas on-line e a ilustração de práticas de desenhos e ou pinturas que serão pesquisadas e disponibilizadas durante as aulas. Serão fornecidos e   registrados links, para orientar os exercícios como vídeos ou ilustrações metodológicas. Bem como o uso de materiais detalhados.   

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e teóricas baseadas na leitura de textos específicos e gerais, imagens e conceitos de artistas sobre pintura. Orientação e analise crítica individual e coletiva dos trabalhos realizados em sala de aula; visitas a exposições, eventos e ateliês de artistas acompanhadas de relatórios. Organização e apresentação de seminários envolvendo a reflexão crítica sobre a produção pictóricas dos principais representantes pertinentes a esse programa.

Observação (Plano de Aula)

1. IDENTIFICAÇÃO

CURSO: ARTES VISUAIS

DISCIPLINA: Pintura I-AP 103

CÓDIGO: AP103

CRÉDITOS: 05

CARGA HORÁRIA:  60 hs

OFERECIMENTO: 1o Semestre/2021

PRÉ-REQUISITO:

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof.Dr.Ernesto Giovanni Boccara




 

 

2. EMENTA

 

Fundamentos da linguagem pictórica: relação entre o desenho e a pintura. Introdução ao conhecimento de técnicas, materiais e suportes.