Turma AD023 - Ateliê de Criação III - Turma A

Código / Turma

AD023 A

Nome

Ateliê de Criação III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina tem por objetivo fornecer subsídios para o desenvolvimento criativo de estudos coreográficos, através da improvisação com ênfase na investigação de focos, relação entre as partes do corpo e a interação deste com o outro. Aprofundamento e desenvolvimento do Ateliê de Criação II. Estudos prático-teóricos mediados por tecnologias de informação e comunicação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Artistas, obras e seus contextos: a dança como produção inserida num contexto histórico-cultural; análise de obras coreográficas e da produção contemporânea da dança.

Improvisação, composição e escrita em dança – conceito e distinções terminológicas

As formas de improvisação em dança – abordagens, técnicas e recursos

Estudos da corporeidade dançante com relação aos conceitos:

  • sistemas corporais: pele, músculos, ossos, respiração, etc;
  • peso e posturas: gestão da gravitação corporal;
  • atitudes e apoios corporais: as organizações corporais; a configuração das posições somáticas e segmentárias em relação ao ambiente;
  • gestos: articulações, segmentos corporais, micromovimentos;
  • espaço: distância, direções, níveis, planos, deslocamentos, trajetórias;
  • tempo: ritmo, duração, velocidade, pulsação, pausa;
  • expressividade facial e fônica;
  • contato: intercorporeidade e corporeidade tátil; estudo de relações com parceiros (duetos, trios e grupos);
  • relação som-movimento.

Estruturação de improvisos e estudos compositivos, considerando:

  • os aspectos conceituais abordados;
  • os procedimentos e dispositivos criativos;
  • a elaboração de planos de composição;
  • os exercícios de performance e de análise do gesto dançado.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BERNARD, Michel. Les nouveaux codes corporels de la danse contemporaine. In: PIDOUX, Jean-Yves (Org.). La danse, art du XX siècle. Lausane: Payot Lausanne, 1990, p. 68-76. (Versão traduzida para o Português)

CUNHA, Carla; PIZARRO, Diego; VELLOZO, Marila Annibelli (Orgs.). Práticas somáticas em dança: Body-mind CenteringTM em criação, pesquisa e performance. Brasília, DF: Editora IFB, 2019.

FORTIN, Sylvie. O processo formativo como construção de novos procedimentos criativos. In: RAMOS, L. F. (Org.). Arte e ciência: abismo de rosas. São Paulo: Abrace, 2012.

RAMOS, J. S.; DA SILVA, P. C. V. A. improvisação em dança como ato político. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 2, 10 dez. 2015. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32463>. Acesso em: 17 mai. 2021.

Videografia:

Vídeos selecionados disponíveis no acervo da Biblioteca do IA; no YouTube, Vimeo ou outras plataformas virtuais; e no Portal MUD - Museu da Dança, São Paulo: http://museudadanca.com.br.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar as práticas improvisacionais e compositivas vivenciadas nos Ateliês de Criação anteriores, contextualizando-as a partir da apreciação e experimentação de alguns dos elementos coreográficos utilizados por criadores da dança ocidental. Desenvolver elaborações criativas integradas a ações de análise, sendo capaz de refletir sobre o que foi produzido. Realizar improvisos e estudos coreográficos individuais e/ou grupais.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Produções práticas nos laboratórios de criação (peso 4)

Resenhas de textos selecionados (peso 2)

Avaliação do processo em sala ao fim do 1º. Bimestre (peso 1); e autoavaliação final escrita, refletindo sobre o processo e resultado alcançado, tendo como base a bibliografia trabalhada durante o semestre (peso 2)

Aspectos atitudinais: participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

A metodologia se dará a partir da articulação entre fazer/refletir/apreciar, envolvendo:

  • Experimentação prática em laboratórios criativos
  • Leitura, análise e resenha de textos de autores selecionados
  • Análise de obras coreográficas de criadores da dança cênica nacional e internacional; e de exercícios coreográficos próprios
  • Elaboração de registros da criação (textuais, imagéticos, audiovisuais).

Observação (Plano de Aula)

Aulas presenciais articuladas ao Ambiente Virtual do Moodle e ao Google Meet (este último, se necessário).