Turma MP140 - História e Linguagem da Música Popular I - Turma A

Código / Turma

MP140 A

Nome

História e Linguagem da Música Popular I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Cacá Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Abordagem analítica sobre a evolução estética e sociocultural da música popular nacional e internacional, do início do século até os dias de hoje.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

AULA 01 – Apresentação do Curso 

AULA 02 – Primeiras escutas

Leitura obrigatória: CASTAGNA, Paulo. “Música na América portuguesa”. In: MORAES, José Geraldo Vinci e SALIBA, Elias Thomé (orgs.) História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010. PP. 35-78.

AULA 03 – Música popular urbana: modinhas, polcas, valsas e maxixes 

Leitura obrigatória: TINHORÃO, José Ramos. Parte III - Brasil Império. In: História social da música popular brasileira. Lisboa: Editorial Caminho, 1990. PP. 101-162.

AULA 04 –  A síncopa brasileira: Ernesto Nazareth (1863-1934)

Leitura obrigatória: MACHADO, Cacá. "Batuque: mediadores culturais do final do século XIX" In: MORAES, José Geraldo Vinci e SALIBA, Elias Thomé (orgs.) História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010. PP. 119-160.

AULA 05 – Pelo Telefone: a autoria

Leitura obrigatória: TATIT, Luiz. "A costura dos cancionistas: a autoria". In: O século da canção. Cotia: Ateliê editorial, 2004. PP. 113-1142.

AULA 06 – Rádio e disco: a era da canção popular nacional

Leitura obrigatória: NAPOLITANO, Marcos. "A música brasileira na década de 1950". Revista USP, (87), 56-73, 2010. 

AULA 07 – PROVA I

AULA 08 – Desde que o samba é samba

Leitura obrigatória: SANDRONI, Carlos. "Premissas musicais". In: Feitiço decente - transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Editora UFRJ, 2001. PP. 19-38.

AULA 09 – O samba, a prontidão e outras Bossas: Noel Rosa (1910-1937)

Leitura obrigatória: TATIT, Luiz. "Dicção de Noel Rosa". In: O cancionista. São Paulo: Edusp, 1996, PP. 113-1142.

AULA 10 – Entre o erudito e o popular

Leitura obrigatória: WISNIK, José Miguel. "Getúlio da paixão cearense (Villa Lobos e o Estado Novo)". São Paulo: Brasiliense, 1983. PP. 129-191.

AULA 11  – Mário de Andrade I (Itinerário)

Leitura obrigatória: ANDRADE, Mário. Ensaio sobre a música brasileira". São Paulo: Martins, 1972.

AULA 12  – PROVA II
AULA 13 – Aula de encerramento

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ANDRADE, Mário de. Ensaios sobre a Música Brasileira. São Paulo:  Livraria Martins Editora, 1922. 

________. Modinhas Imperiais. Prefácio. São Paulo:  Casa Chiarato, 1930. 

________. Aspectos da Música Brasileira, São Paulo/Brasília: Ed., Martins/INL,1975. 

________. Música Doce Música. São paulo:  Livraria Martins Fontes,1963. 

________. Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte: Itatiáia; Brasília (DF): Ministério da Cultura; São Paulo: IEB-USP/EDUSP, 1989.

________. Danças dramáticas do Brasil. Belo Horizonte:  Itatiáia Editora 2002. 

CABRAL, Sérgio. A MPB na Era do Rádio. São Paulo, SP: Ed. Moderna, 1996.

FRANCESCHI, Humberto Moraes. A Casa Edison e seu tempo. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Sarapuí, 2002.

MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre - ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007.

MORAES, José Geraldo Vinci e SALIBA, Elias Thomé (orgs.) História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010.

________.“aquarela do Brasil”. in: Arthur Nestroviski (org.). Lendo Canções. São Paulo: publifolha, 2007, pp. 119-39.

TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. Lisboa: Editorial Caminho, 1990.

_______.  Pequena História da Música Popular. são paulo: Art ED., 1991.

TATIT, luiz. O Século da Canção. são paulo, ateliê, 2004.

_______. O cancionista. São Paulo: Edusp, 1996

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

(a) Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre a história da música popular brasileira;

(b) Estabelecer relações entre a produção musical e a formação sócio-cultural do país; 

(c) Estimular a leitura de textos de história da música popular brasileira e de outras áreas das ciências humanas que contribuam para a compreensão dessa manifestação cultural.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

1. Prova I (35%)  

2. Prova II (35%) 

3. Resenha (livre escolha) de duas leituras obrigatórias (20%)

4. Participação em aula (10%) 

 

Cronograma (Plano de Aula)

AULA 01 – Apresentação do Curso 

AULA 02  – Primeiras escutas

AULA 03 – Música popular urbana: modinhas, polcas, valsas e maxixes 

AULA 04 –  A síncopa brasileira: Ernesto Nazareth (1963-1934)

AULA 05 – Pelo Telefone: a autoria

AULA 06 – Rádio e disco: a era da canção popular nacional

AULA 08 – Desde que o samba é samba

AULA 09 – O samba, a prontidão e outras Bossas: Noel Rosa (1910-1937)

AULA 10 – Entre o erudito e o popular

AULA 11 – Mário de Andrade I (Itinerário)

AULA 12 – Mário de Andrade II (Ensaio sobre música brasileira)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, leitura e análise de textos sobre História  e cultura da Música Popular Brasileira.

Observação (Plano de Aula)

em branco