Turma MU190 - História da Música Brasileira I - Turma A
MU190 A
História da Música Brasileira I
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2021 11:39
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
História da música de concerto e de outras manifestações musicais no Brasil do período colonial aos dias de hoje.Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Música brasileira do século XVI até o fim do Romantismo no século XIX: indígenas e jesuítas, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; O movimento romântico; Ópera nacional, Carlos Gomes; nacionalismo; introdução à musicologia e trabalhos de pesquisa. Além da bibliografia apresentada, serão exploradas teses e dissertações, além de sites de conteúdo comprovadamente idôneos, bem como vídeos e gravações disponíveis na internet.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALEGRIA, José Augusto. Um teórico musical brasileiro do s. XVIII. Braga: Bracara Augusta, 1974.
ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro. F. Briguiet, 1942. 2ª ed.
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_________. Música, Doce Música. Itatiaia
_________. Padre Jesuíno do Monte Carmelo, São Paulo, Martins, 1945.
ARAÚJO, Mozart de. A modinha e o lundu no século XVIII. São Paulo. Ricordi, 1963.
AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. Bibliografia Musical Brasileira. Colab. Cleofe Person de Matos e Mercedes Moura Reis. Rio de Janeiro. Instituto Nacional do Livro, 1952.
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_________. Sigismund Neukomm, Austrian Composer in the New World. The Musical Quartely. Oxford, vol. 45, n.4, p. 473-483, 1959.
BATISTA, Siqueira. Do conservatório à escola de Música: ensaio histórico. Rio de Janeiro. UFRJ, 1972.
BEHAGUE, Gerard. Popular musical currents in the art music of the early nationalist period in Brazil circa 1870-1920. (Tese de doutorado). St. Louis, Tulane University. 1966.
_________. Music in Latin American. New Jersey.Prentice Hall, 1979.
BELUZZO, Ana Maria de Morais. O Brasil dos viajantes. São Paulo, Rio de Janeiro: Metalivros, Odebrecht, 1993. 3v.
CAMARGO, Ana Maria de; Moraes, Rubens Borba. Bibliografia da Impressão Régia do Rio de Janeiro. São Paulo: Edusp, Kosmos, 1993.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CERNICCHIARO, Vicenzo. Storia della musica in Brasile (1549-1925). Milão: Fratelli Riccioni, 1926.
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DEL PRIORE, Mary. Festas e utopias no Brasil Colonial. São Pauli: Ed. Brasiliense, 2000.
DINIZ, Jaime. Músicos pernambucanos do passado. Recife: UFP, 1979.
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DUPRAT, Régis. Música na Sé de São Paulo Colonial. Paulus, 1995.
_________. Garimpo Musical. S. Paulo, Novas Metas, 1985.
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ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA. São Paulo. Art Editora, 1998.2a edição.
ENDER, Thomas; Wagner, Robert; Bandeira, Júlio. Viagem ao Brasil nas aquarelas de Thomas Ender: 1817-1818. Petrópolis: Kapa editorial, 2000.
FAGERLANDE, Marcelo. O Método de Pianoforte de Jose Mauricio. Relume Dumará.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. História da Civilização Brasileira. São Paulo: Difel.
HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira dos primórdios ao início do Século XX. Porto Alegre: Movimento, 1976.
LAMEGO, Alberto. A Academia Brasílica dos Renascidos. Paris/Bruxelas, s.d.
LANGE, Curt. História das Irmandades de Vila Rica. Belo Horizonte. Arquivo Público Mineiro, 1979.
MACEDO, Joaquim Manuel de. Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro. Garnier, 2000.
MORAES, G. V. & Saliba, E. T. História e Música no Brasil. Ed. Alameda.
MARIZ, Vasco. Dicionário bio-bibliográfico musical. Rio de Janeiro. Kosmos, 1948.
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MELO, Guilherme Teodoro Pereira. A Música no Brasil: desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. Bahia.Tipografia de São Joaquim, 1908.
NOGUEIRA, Lenita W. M. Maneco Músico, pai e mestre de Carlos Gomes. São Paulo. Pontes Editores, 2018. 2ª. ed.
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_________. Música em Campinas nos últimos anos do Império. Campinas. Editora da UNICAMP, 2000.
PREIS, Jorge Hirt. A música nas Missões jesuíticas nos séculos XVII e XVIII. Porto Alegre, Martins, 1988.
REZENDE, Carlos Penteado de. Cronologia Musical de São Paulo. In São Paulo em quatro séculos. São Paulo. Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, 1954. 2v. 2 : 233-68.
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REZENDE, Maria Conceição. A música na história de Minas Colonial. Belo Horizonte.
STEVENSON, Robert. Some portuguese sources for early Brazilian Music History. New Orleans: Tulane University Yearbook, 1968.
TINHORÃO, José Ramos. Música Popular de Índios, Negros e Mestiços. Petrópolis. Vozes, 1972.
__________. As Festas no Brasil Colonial. São Paulo. Editora 34, 2000.
VIANA, Larissa. O idioma da mestiçagem: as irmandades de pretos na América Portuguesa. Campinas: Ed. Unicamp.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de identificar as características da música produzida no Brasil desde o descobrimento até o século XIX, bem como reconhecer as mudanças que ocorreram na música durante este período, como a assimilação dos modelos europeus durante os séculos XVIII e XIX e as primeiras manifestações do nacionalismo musical no Brasil. Também deverá ter noções básicas de musicologia, com ênfase no repertório brasileiro.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Trabalhos apresentados pelos alunos e avaliação individual.
Cronograma (Plano de Aula)
Música brasileira do século XVI até o fim do Romantismo no século XIX: índios e jesuítas, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O movimento romântico, ópera nacional, compositores brasileiros, nacionalismo.
Metodologia (Plano de Aula)
Mediação entre aulas expositivas acompanhadas de documentação musical e sonora, seminários, pesquisas e trabalhos realizados pelos alunos.
Observação (Plano de Aula)
O curso está previsto para ser ministrado presencialmente, mas poderá ocorrer de forma híbrida, de acordo com as determinações da reitoria e diretoria do IA no que se refere à pandemia.