Turma MU190 - História da Música Brasileira I - Turma A

Código / Turma

MU190 A

Nome

História da Música Brasileira I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

 

 

 

 

 

 

 

Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Ementa (Catálogo da DAC)

História da música de concerto e de outras manifestações musicais no Brasil do período colonial aos dias de hoje.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Música brasileira do século XVI até o fim do Romantismo no século XIX: indígenas e jesuítas, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; O movimento romântico; Ópera nacional, Carlos Gomes; nacionalismo; introdução à musicologia e trabalhos de pesquisa. Além da bibliografia apresentada, serão exploradas teses e dissertações, além de sites de conteúdo comprovadamente idôneos, bem como vídeos e gravações disponíveis na internet.

 

 

 

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALEGRIA, José Augusto. Um teórico musical brasileiro do s. XVIII. Braga: Bracara Augusta, 1974.

ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro. F. Briguiet, 1942. 2ª ed.

ANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel e seu tempo: 1808-1865. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro, 1967. 2v.

ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. São Paulo. Martins, 1981.

_________.  Aspectos da Música Brasileira. Belo Horizonte/Rio de Janeiro. Vila Rica ed. Reunidas, 1991.

_________. Dicionário Musical Brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia. Brasília: Ministério da Cultura; São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros. Editora da Universidade de São Paulo, 1989. (Coleção Reconquista do Brasil, 2. série; v. 162)

_________. Música, Doce Música. Itatiaia 

_________. Padre Jesuíno do Monte Carmelo, São Paulo, Martins, 1945.

ARAÚJO, Mozart de. A modinha e o lundu no século XVIII. São Paulo. Ricordi,  1963.

AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. Bibliografia Musical Brasileira. Colab. Cleofe Person de Matos e Mercedes Moura Reis. Rio de Janeiro. Instituto Nacional do Livro, 1952.

_________. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro. José Olympio, 1956.

_________. Sigismund Neukomm, Austrian Composer in the New World. The Musical Quartely. Oxford, vol. 45, n.4, p. 473-483, 1959.

BATISTA, Siqueira. Do conservatório à escola de Música: ensaio histórico. Rio de Janeiro. UFRJ, 1972.

BEHAGUE, Gerard. Popular musical currents in the art music of the early nationalist period in Brazil circa 1870-1920. (Tese de doutorado). St. Louis, Tulane University. 1966.

 _________. Music in Latin American. New Jersey.Prentice Hall, 1979.

BELUZZO, Ana Maria de Morais. O Brasil dos viajantes. São Paulo, Rio de Janeiro: Metalivros, Odebrecht, 1993. 3v.

CAMARGO, Ana Maria de; Moraes, Rubens Borba. Bibliografia da Impressão Régia do Rio de Janeiro. São Paulo: Edusp, Kosmos, 1993.

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CERNICCHIARO, Vicenzo. Storia della musica in Brasile (1549-1925). Milão: Fratelli Riccioni, 1926.

DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. São Paulo, Brasília: Martins Fontes, INL, 1975, 2 vol., 6.ed. (Biblioteca Histórica Brasileira)

DEL PRIORE, Mary. Festas e utopias no Brasil Colonial. São Pauli: Ed. Brasiliense, 2000.

DINIZ, Jaime. Músicos pernambucanos do passado. Recife: UFP, 1979.

________. Mestres de capela da Misericórdia da Bahia: 1647-1810. Salvador: Centro Editorial e Didático da Universidade Federal da Bahia, 1993.

DUPRAT, Régis. Música na Sé de São Paulo Colonial. Paulus, 1995.

_________.  Garimpo Musical. S. Paulo, Novas Metas, 1985.

_________.  Da modinha ao samba. DO Leitura, n. 76, set. 1988.

ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA. São Paulo. Art Editora, 1998.2a edição.

ENDER, Thomas; Wagner, Robert; Bandeira, Júlio. Viagem ao Brasil nas aquarelas de Thomas Ender: 1817-1818. Petrópolis: Kapa editorial, 2000.

FAGERLANDE, Marcelo. O Método de Pianoforte de Jose Mauricio. Relume Dumará. 

HOLANDA, Sérgio Buarque de. História da Civilização Brasileira. São Paulo: Difel.

HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira dos primórdios ao início do Século XX. Porto Alegre: Movimento, 1976.

LAMEGO, Alberto. A Academia Brasílica dos Renascidos. Paris/Bruxelas, s.d.

LANGE, Curt. História das Irmandades de Vila Rica. Belo Horizonte. Arquivo Público Mineiro, 1979.

MACEDO, Joaquim Manuel de. Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro. Garnier, 2000.

MORAES, G. V. & Saliba, E. T. História e Música no Brasil. Ed. Alameda.

MARIZ, Vasco. Dicionário bio-bibliográfico musical. Rio de Janeiro. Kosmos, 1948.

_________.   História de Música Brasileira.  3ª ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2000.

_________.  A Canção de Câmara no Brasil. Porto. Progredidor, 1948.

MELO, Guilherme Teodoro Pereira. A Música no Brasil: desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. Bahia.Tipografia de São Joaquim, 1908.

NOGUEIRA, Lenita W. M. Maneco Músico, pai e mestre de Carlos Gomes. São Paulo. Pontes Editores, 2018. 2ª. ed.

_________.  Museu Carlos Gomes: catálogo de manuscritos musicais. São Paulo. Arte & Ciência/LINC, 1998.

_________. Música em Campinas nos últimos anos do Império. Campinas. Editora da UNICAMP, 2000.

PREIS, Jorge Hirt. A música nas Missões jesuíticas nos séculos XVII e XVIII. Porto Alegre, Martins, 1988. 

REZENDE, Carlos Penteado de. Cronologia Musical de São Paulo. In São Paulo em quatro séculos. São Paulo. Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, 1954. 2v. 2 : 233-68.

__________.  Fragmentos para uma História da Música em São Paulo. s.l., s.ed., 1947.

REZENDE, Maria Conceição. A música na história de Minas Colonial. Belo Horizonte.

STEVENSON, Robert. Some portuguese sources for early Brazilian Music History. New Orleans: Tulane University Yearbook, 1968.

TINHORÃO, José Ramos. Música Popular de Índios, Negros e Mestiços. Petrópolis. Vozes, 1972.

__________. As Festas no Brasil Colonial. São Paulo. Editora 34, 2000.

VIANA, Larissa. O idioma da mestiçagem: as irmandades de pretos na América Portuguesa. Campinas: Ed. Unicamp. 

 

 

 

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de identificar as características da música produzida no Brasil desde o descobrimento até o século XIX, bem como reconhecer as mudanças que ocorreram na música durante este período, como a assimilação dos modelos europeus durante os séculos XVIII e XIX e as primeiras manifestações do nacionalismo musical no Brasil. Também deverá ter noções básicas de musicologia, com ênfase no repertório brasileiro.

 

 

 

 

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Trabalhos apresentados pelos alunos e avaliação individual.

 

 

 

 

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

Música brasileira do século XVI até o fim do Romantismo no século XIX: índios e jesuítas, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O movimento romântico, ópera nacional, compositores brasileiros, nacionalismo.

 

 

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Mediação entre aulas expositivas acompanhadas de documentação musical e sonora, seminários, pesquisas e trabalhos realizados pelos alunos.

 

 

 

 

 

 

Observação (Plano de Aula)

O curso está previsto para ser ministrado presencialmente, mas poderá ocorrer de forma híbrida, de acordo com as determinações da reitoria e diretoria do IA no que se refere à pandemia.