Turma AD018 - Técnica III: Prática, Análise e Ensino da Dança - Turma A

Código / Turma

AD018 A

Nome

Técnica III: Prática, Análise e Ensino da Dança

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento dos conteúdos das técnicas contemporâneas de dança. Enfoque de vocabulários, dinâmicas e organizações espaço-temporais específicas às técnicas abordadas. Estudo de metodologias voltadas ao ensino técnico da dança para diferentes contextos e faixas etárias, visando a formação do futuro artista-educador da dança.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Aspectos estruturais e funcionais do movimento: alinhamento ósseo; aspectos dinâmicos da postura em relação à estrutura musculoesquelética; diferenciação funcional das estruturas anatômicas.

- Fundamentos de Consciência pelo Movimento: estrutura e função do movimento; relação respiração/movimento; diferenciação e conexão de unidades corporais; dinâmica do equilíbrio corporal; gestão da gravitação; apoios, alavancas, tonicidade.

- Princípios técnicos e codificações da dança contemporânea. Organização dos conceitos em exercícios, partituras de movimento e unidades de composição. Variações que enfatizem transferências de peso e deslocamentos diferenciados no espaço/tempo com diferentes dinâmicas. Articulação com improvisos dirigidos.

- Timing: ritmo interno/externo; relação som/movimento.

- Introdução aos fundamentos pedagógicos com enfoque no estudo de técnicas contemporâneas de dança e seus processos de ensino-aprendizagem.

- Aspectos históricos, estéticos e pedagógicos: reflexões contemporâneas sobre técnicas para dançar e seu ensino.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ACOGNY, Patrick. As Danças Negras ou as Veleidades para uma Redefinição das Práticas das Danças da África. Rebento, São Paulo, n. 6, p. 131-156, maio 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/144>. Acesso em: 29 nov. 2021.

ALON, Ruthy. Espontaneidade consciente: desenvolvendo o Método Feldenkrais. São Paulo: Summus, 2000.

FORTIN, Sylvie; LONG, Warwick. Percebendo diferenças no ensino e na aprendizagem de técnicas de dança contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.9-29, maio/agosto de 2005. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2866>. Acesso em 29 nov. 2021.

LUZ, Carmen. Técnicas de vida e morte: breves notas para dançar. Disponível em: <http://www.omenelick2ato.com/artes-da-cena/danca-e-performance/tenicas-de-vida-e-morte-breves-notas-para-dancar>. Acesso em: 29 nov 2021.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Estudar e desenvolver as formas de organização corporal e os padrões motores das técnicas de dança estudadas, sabendo aplicá-los a novas situações propostas. Aprofundar conhecimentos adquiridos em disciplinas anteriores por meio da vivência e reflexão das dinâmicas envolvidas em diferentes abordagens técnicas de dança. Compreender os componentes didáticos básicos envolvidos numa aula de técnica, com atenção para questões relativas às diferentes formas de ensino, função dos exercícios e planejamento de uma aula, priorizando faixas etárias, linhas de interesse e objetivos de aprendizado.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação prática (peso 4)

Resenhas de textos selecionados; reflexões articuladas à pratica e ao ensino-aprendizagem da dança (peso 2,5)

Pesquisas e realização de práticas de ensino em grupo (peso 2,5)

Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas articuladas à pesquisa teórica e metodológica sobre técnicas para dançar.

Leitura, análise e resenha de textos selecionados.

Observação, análise e vivência de práticas docentes, com enfoque nos conteúdos estudados.

Observação (Plano de Aula)

Aulas presenciais articuladas ao Ambiente Virtual do Moodle e ao Google Meet (este último, se necessário).