Turma AD018 - Técnica III: Prática, Análise e Ensino da Dança - Turma A
AD018 A
Técnica III: Prática, Análise e Ensino da Dança
Outro
Newton da Silva
10/11/2021 11:39
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento dos conteúdos das técnicas contemporâneas de dança. Enfoque de vocabulários, dinâmicas e organizações espaço-temporais específicas às técnicas abordadas. Estudo de metodologias voltadas ao ensino técnico da dança para diferentes contextos e faixas etárias, visando a formação do futuro artista-educador da dança.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Aspectos estruturais e funcionais do movimento: alinhamento ósseo; aspectos dinâmicos da postura em relação à estrutura musculoesquelética; diferenciação funcional das estruturas anatômicas.
- Fundamentos de Consciência pelo Movimento: estrutura e função do movimento; relação respiração/movimento; diferenciação e conexão de unidades corporais; dinâmica do equilíbrio corporal; gestão da gravitação; apoios, alavancas, tonicidade.
- Princípios técnicos e codificações da dança contemporânea. Organização dos conceitos em exercícios, partituras de movimento e unidades de composição. Variações que enfatizem transferências de peso e deslocamentos diferenciados no espaço/tempo com diferentes dinâmicas. Articulação com improvisos dirigidos.
- Timing: ritmo interno/externo; relação som/movimento.
- Introdução aos fundamentos pedagógicos com enfoque no estudo de técnicas contemporâneas de dança e seus processos de ensino-aprendizagem.
- Aspectos históricos, estéticos e pedagógicos: reflexões contemporâneas sobre técnicas para dançar e seu ensino.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ACOGNY, Patrick. As Danças Negras ou as Veleidades para uma Redefinição das Práticas das Danças da África. Rebento, São Paulo, n. 6, p. 131-156, maio 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/144>. Acesso em: 29 nov. 2021.
ALON, Ruthy. Espontaneidade consciente: desenvolvendo o Método Feldenkrais. São Paulo: Summus, 2000.
FORTIN, Sylvie; LONG, Warwick. Percebendo diferenças no ensino e na aprendizagem de técnicas de dança contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.9-29, maio/agosto de 2005. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2866>. Acesso em 29 nov. 2021.
LUZ, Carmen. Técnicas de vida e morte: breves notas para dançar. Disponível em: <http://www.omenelick2ato.com/artes-da-cena/danca-e-performance/tenicas-de-vida-e-morte-breves-notas-para-dancar>. Acesso em: 29 nov 2021.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
Estudar e desenvolver as formas de organização corporal e os padrões motores das técnicas de dança estudadas, sabendo aplicá-los a novas situações propostas. Aprofundar conhecimentos adquiridos em disciplinas anteriores por meio da vivência e reflexão das dinâmicas envolvidas em diferentes abordagens técnicas de dança. Compreender os componentes didáticos básicos envolvidos numa aula de técnica, com atenção para questões relativas às diferentes formas de ensino, função dos exercícios e planejamento de uma aula, priorizando faixas etárias, linhas de interesse e objetivos de aprendizado.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação prática (peso 4)
Resenhas de textos selecionados; reflexões articuladas à pratica e ao ensino-aprendizagem da dança (peso 2,5)
Pesquisas e realização de práticas de ensino em grupo (peso 2,5)
Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas articuladas à pesquisa teórica e metodológica sobre técnicas para dançar.
Leitura, análise e resenha de textos selecionados.
Observação, análise e vivência de práticas docentes, com enfoque nos conteúdos estudados.
Observação (Plano de Aula)
Aulas presenciais articuladas ao Ambiente Virtual do Moodle e ao Google Meet (este último, se necessário).