Turma AD027 - Ateliê de Criação Dança e Novas Tecnologias - Turma A

Código / Turma

AD027 A

Nome

Ateliê de Criação Dança e Novas Tecnologias

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Daniela Gatti

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina amplia conteúdos abordados nos Ateliês de Criação anteriores. Orienta atividades prático-teóricas especializadas na interação da dança com as novas tecnologias e no conhecimento de formatos artísticos híbridos, como a videodança, o vídeo-cenário e a performance multimídia. Realiza análises, pautadas em uma abordagem historiográfica, de obras criadas neste campo estético interdisciplinar. Pesquisa novas perspectivas sobre o corpo, a criação do movimento e a concepção do espetáculo cênico, compondo com conceitos linguísticos e recursos tecnológicos provenientes do cinema, da fotografia e do vídeo. Culmina em um processo criativo, considerando que os processos artísticos carregam em si a dimensão prático-pedagógica. Integra atividades extensionistas a partir do compartilhamento público de resultados.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo Programático

  1.  Conceito de hibridismo, multimodalidade  e dança na virtualidade  ( Loie Fuller, Mercê Cunningham,Analivia Cordeiro etc.)
  2.  artistas experimentais contemporaneos ( Philippe Decouflé, Cena 11, DV8 Physical Theatre, Pina Bausch, Thierry De Mey, Wim Vandekeybus, entre outros)
  3.  laboratórios experimentais individuais e em grupo com câmera e processo de edição e outras ferramentas
  4. Compreendendo o conceito: Dança filme, videodança, dança para câmera, dança cinema – Diferentes nomenclaturas que abordam linguagens fronteiriças; criação de estéticas híbridas. ( palestra)
  5. Laboratórios de estudo e criação Corpo-Câmera
  6. Elementos e conceitos do cinema/vídeo – tidos de movimento da câmera (parado, sequência, zoom); enquadramento, ângulos, planos e perspectivas.
  7. Localização da filmagem - prática de olhar e encontrar espaço que apoie projeto de filmagem.
  8. Impressão visual do espaço geográfico, relevância social do local.
  9. Cor, luz, focos, profundidade de campo.
  10. Elementos e conceitos do corpo – Tempo (repetição, aceleração/speed up e desaceleração/slow motion); Espaço (uso de níveis, uso do espaço ao redor do corpo, projeção e zonas de alcance, trajetórias); Esforço expressivo (qualidade do movimento, intensidade, energia, estados expressivos); Forma (forma enquanto estilo, forma enquanto relação)
  11. Enquadramento do corpo – corpo inteiro ou fragmentos
  12. Vocabulário de movimento x linguagem do filme
  13. Continuidade do movimento – lógica cinestésica e lógica espacial (geografia criativa)

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (orgs). Dança e Tecnologia. Dança em foco, v.1. Rio de Janeiro: Instituto Telemar, 2006.

________________________________________________. Entre imagem e movimento. Dança em foco, v.3. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria: Oi Futuro, 2008.

BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (orgs). Dança na tela. Dança em foco, v.4. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria: Oi Futuro, 2009.

CALDAS, Paulo; BONITO, Eduardo; LEVY, Regina (Orgs.) Entre Imagem e Movimento: Dança em foco. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008. 168p. ISBN 8577400387, 9788577400386

CALDAS, P. (Org.) et al. Dança em foco: ensaios contemporâneos de videodança. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.

SANTANA, Ivani. Dança na cultura digital. EDUFBA, Bahia , 2006 204 p ISBN:8523204156 DOI: https://doi.org/10.7476/9788523209056

SPANGHERO, Maria. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

desenvolver processos de criação em dança em dialogo com o video, o vídeo-cenário e a perfofance multimídia.

  1. Introduzir a partir do panorama histórico e conceitual,  a dança como  linguagem híbrida na sua  relação com as Novas Mídias e tecnologias digitais
  2. Introduzir  os recursos tecnológicos como ferramentas  para exploração ao processo de  criação em videodanças
  3. Desenvolver  processos criativos tendo a  câmera como elemento de diálogo entre dança, vídeo, fotografia  e iluminação   
  4. Conhecer obras e artistas de videodanças contemporâneos

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Participação das aulas e atividades

Apresentação do pré-projeto e  o trabalho artístico  final

 

Cronograma (Plano de Aula)

 

Cronograma

1ª parte do Curso:

Nesta primeira parte do curso serão apresentados os conceitos históricos do hibridismo na dança, sua historiografia e a aproximação entre arte e tecnologia no modernismo. Serão estudados artistas e suas pesquisas que se tornaram relevantes para tal perspectiva, dentre eles: Loie Fuller, Merce Cunningham, Maya Deren, Hilary Harris, Eadweard Muybridge, entre outros.

Posteriormente o estudo sobre a videodança, sua estrutura criativa e composições. Serão analisadas obras e artistas que abordaram a relação da dança e tecnologia na contemporaneidade: Philippe Decouflé, Cena 11, DV8 Physical Theatre, Pina Bausch, Thierry De Mey, Wim Vandekeybus etc.

O conteúdo teórico será abordado em conjunto com exercícios e experimentos práticos de criação.

Março

18/03 - início das aulas - apresentação da disciplina

23, 25 e 29/03 - Conceitos de hibridismo, historiografia da  aproximação entre arte e tecnologia no modernismo.

 

Abril

01, 06, 08 e 13/04 - Precursores da relação dança-tecnologia

15, 20, 22, 27 e 29/04 - Videodança e composições contemporâneas híbridas

 

2ª parte do curso:

 

No segundo momento do curso serão apresentadas ferramentas técnicas da fotografia e do vídeo como suporte para a criação tecnológica em dança. Será proposto um laboratório de criação prática.

 

Maio

04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27/05 - Ferramentas técnicas da fotografia e do vídeo e exercícios de aplicação.

 

Junho

01, 08, 10, 15, 17, 22, 24 e 29/06 - Laboratório de criação dança-tecnologia

Metodologia (Plano de Aula)

Metodologia

  1. aulas expositivas  

- conceito de corpo e dança na virtualidade e multimodalidade

- breve introdução a linguagem do videodança ( corpo - movimento, câmera, espaço e tempo)

- apresentação  de coreógrafos e artistas brasileiros e estrangeiros  contemporâneos que desenvolvem suas obras na relação entre da dança e novas mídias 

  1. laboratórios  práticos 

- explorar individualmente e em grupo  os recursos tecnológicos multimodais selecionados 

- explorar a linguagem do videodança (da câmera e edição e narrtaiva)

- produzir um experimento criativo em grupo ( pré-projeto)

- Discussões em grupo

Observação (Plano de Aula)

em branco