Turma CS506 - Direção de Atores - Turma A

Código / Turma

CS506 A

Nome

Direção de Atores

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
17/11/2021 14:51
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Pedro Maciel Guimarães Júnior

Lucienne Guedes Fahrer

Ementa (Catálogo da DAC)

Conceitos fundamentais de direção de atores para produtos audiovisuais (cinema e televisão). As singularidades da interpretação para o audiovisual. Atores, atrizes e câmeras. Os não-atores e o contingente na filmagem da ficção. Como compor um casting. Métodos de interpretação em produtos audiovisuais. Procedimentos de ensaios. Análises de interpretação em produtos audiovisuais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Conceitos fundamentais de direção de atores para produtos audiovisuais (cinema e televisão).

  2. As singularidades da interpretação para o audiovisual.

  3. Atores, atrizes e câmeras.

  4. Os não-atores e o contingente na filmagem da ficção.

  5. Como compor um casting.

  6. Métodos de interpretação em produtos audiovisuais.

  7. Procedimentos de ensaios.

  8. Análises de interpretação em produtos audiovisuas.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

1) Obras sobre atores de cinema e teatro e sobre diretores

 

ADLER Stella. Técnica da representação teatral. [1988] Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2002.

ASLAN Odette. O Ator no Século XX. São Paulo : Perspectiva, 2007.

AUMONT Jacques. El rostro en el cine. Barcelona : Paidós, 1998.

BARON Cynthia. Modern Acting, the last chapter of american film and theatre. Palgrave Macmilliam : Bowling Green, 2016.

BENJAMIN Walter. Ensaios sobre Brecht. São Paulo: Boitempo, 2017.

BERGALA Alain. Monika de Ingmar Bergman. Paris : Yellow Now, 2005.

BRESSON Robert. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras, 2005.

BURNIER Luis Otávio. A arte do ator, da tecnica à representação. Campinas : Ed. Unicamp, 2001.

DIDEROT Denis. Paradoxo sobre o comediante. São Paulo: Abril, 1973.

DYER Richard. Stars. Londres: British Film Institute, 1992.

ESPER, W.; Di MARCO, D. The actors art and craft: William Esper teaches the Meisner technique. Nova York: Anchor Books, 2008.

GUINSBURG Jacob. Stanislaviski, Meyerhold & Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001.

GUIMARAES Pedro. OLIVEIRA, Sandro de . Helena Ignez, atriz experimental. São Paulo : Sesc Edições, 2021.

HAGEN Uta. A Challenge for the actor. Nova Iorque. Scribners, 1991.

JAMESON Frederic. Brecht e a questão do Método. São Paulo: CosacNaif, 2013.

KAZAN Elia. On directing. Nova Iorque: Alfred Knopf, 2009.

LONGWELL, D e MEISNER, S. On Acting. New Yotk: Vintage Books, 1987 

McGILLIGAN Patrick, Cagney, the Actor as Auteur.  London: A.S Barnes, South Brunswick, Tantivity, 1975.

MORIN Edgar. As estrelas – Mitos e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.

MOULLET Luc. Politique des acteurs. Paris: Editions de l’Etoile/Cahiers du Cinéma, 1993.

NACACHE Jacqueline. O ator de cinema. Lisboa: Texto e grafia, 2012.

NAREMORE James. Acting in the cinema. Berkely/Los Angeles/London: University of California Press, 1988.

OLIVEIRA Vanessa Teixeira de. Eisenstein Ultrateatral. São Paulo: Perspectiva, 2008.

KNEBEL Maria . El Ultimo Stanislavski. Madrid. Editorial Fundamentos, 1996.

PAULA Nikita. Vôo cego do ator no cinema brasileiro. São Paulo: Anna Blume, 2001.

PAVIS Patrick. A análise dos espetáculos (1996). São Paulo : Perspectiva, 2008.

PUDOVKIN Vsevolod. Ator no cinema. São Paulo: Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1951.

________________, “Stanislavsky ́s System in the cinema”. Trans. T. Shebunina. The Anglo Soviet Journal, September 1952, pp 34-44. Disponível em: http://www.unz.org/Pub/AngloSovietJ-1952q3-00034 ] 

ROUBINE Jean-Jacques. A Arte do Ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

ROSENFELD Anatol. O teatro epico. São Paulo, Perspectiva, 2008.

RIBEIRO Walmeri. Poéticas do Ator no Cinema Brasileito. São Paulo: Intermeios, 2009.

STANISLAVSKI Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

STRASBERG Lee. Um sonho de paixão: o desenvolvimento do método. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.

WESTON Judith. Directing Actors. Studio City : Michael Wiese, 1996.

 

2) Artigos sobre atores de cinema

BORDINHON, Eduardo. Marlon Brando, um ator fora do “Método”: a filiação à Stella Adler e suas ideias sobre o trabalho de ator.  Revista Temática. Ano XVI, n. 09. Setembro/2020.

DAMOUR Christophe, “A influência de Delsarte no jogo do ator de cinema nos Estados Unidos”, in V. Amiel, J. Nacache, G. Sellier, C. Viviani (org.), L’acteur de cinéma : approches plurielles, Rennes : PUR, 2007.

DESON-LEIRNER, Laurie. Perturbar e dirigir o ator iniciante: o método Brisseau. Revista Rebeca. v. 3, n. 1. 2014. 

GUIMARAES Pedro Maciel, “Chaplin-ator : Subversões de modelos de encarnação”, in R. Ciccarini, M. Araujo, Chaplin, Retrospectiva Integral, Belo Horizonte, Fundação Clóvis Salgado, 2012, p. 139-146.

PARANAGUA Paulo Antonio, “A la recherche d’un star system”, in Le cinéma brésilien, Editions du Centre Pompidou, Paris, 1987.

RAMOS Guiomar. “Aspetos performáticos no ator de cinema brasileiro.” In Atas do II Encontro Anual da AIM, editado por Tiago Baptista e Adriana Martins, 329-338. Lisboa: AIM.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Apresentar e discutir sistemas, técnicas, métodos e criação compartilhada entre atores e diretores no cinema e no audiovisual. Propor uma historiografia do cinema baseada no trabalho dos atores. Realizar exercícios práticos de direção de atores e atuação para a câmera e pensar as diferentes fases que compõem o trabalho (casting, ensaios e filmagens)

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Realização de trabalho teórico-prático envolvendo realização de uma cena ou de um curta onde o trabalho com os atores é o ponto principal.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

O curso está dividido em duas partes. Na primeira serão ministradas aulas expositivas de cunho informativo e conceitual baseadas na bibliografia indicada. Na segunda fase os alunos se dividirão em grupos para o desenvolvimento de exercícios práticos de direção. A feitura do projeto será orientada pelo professor responsável.

Observação (Plano de Aula)

em branco