Turma AD139 - Dança do Brasil V: imersão criativa - Turma A
AD139 A
Dança do Brasil V: imersão criativa
Google Classroom, WhatsApp, Outro
Kelly Cristina Silva
As aulas serão ministradas presencialmente.
23/11/2021 10:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
em brancoConteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- A Estrutura Física e Anatomia Simbólica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete;
- A pesquisa de campo como aspecto fundamental para o desenvolvimento da área de Dança do Brasil;
- O trabalho de laboratórios dirigidos: dojos;
- O trabalho com objetos e pontos cantados;
- Estabelecer um processo criativo individualizado e contínuo;
- O campo das relações;
- Feedback sobre as experiências de dojo;
- O diário de bordo a partir do fluxo dos sentidos;
- As sínteses individualizadas da técnica dos sentidos;
- Criação de sínteses do processo vivenciado;
- Desenvolvimento e articulação com os processos individualizados de principais temas brasileiros tais como orixás e festejos de boi;
- O trabalho de grupo.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
MELCHERT, A.C.L. O desate criativo: estruturação da personagem a partir do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 158p. Dissertação (Mestrado em Artes) –Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em:
http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285036
RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA). Disponível em:
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284769/1/Rodrigues_Graziela_D.pdf
RODRIGUES, G.E.F. Corpo para receber Iabá. In: Anais... VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, RS: ABRACE, 2012. Disponível em:
http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/pesquisadanca/Graziela_Rodrigues_-__Corpo_para_receber_Iab__3.pdf
RODRIGUES, G. O lugar da pesquisa. Conceição-Conception. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cena, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, n.1, v.1, 2012. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647726
RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S. Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências. Revista Urdimento, v.1, n.28, p. 139-158, jul. 2017. Disponível em:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017139/6930
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver um processo de criação artística em dança deflagrado pelas pesquisas de campo em Dança do Brasil, tendo como foco aquilo que é mobilizado no corpo do intérprete a partir desses encontros. Refletir sobre o lugar do intérprete como agente do processo criativo. Propiciar que o aluno tenha um aprendizado básico sobre processos emocionais relacionados ao fazer artístico. Possibilitar aos alunos melhor clareza e ferramentas para o desenvolvimento de projetos na área de Dança do Brasil.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Frequência (mínimo 75%) e assiduidade
- Empenho na realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre
- Trabalho final
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas, teóricas, laboratórios dirigidos e pesquisa de campo.