Turma AD139 - Dança do Brasil V: imersão criativa - Turma A

Código / Turma

AD139 A

Nome

Dança do Brasil V: imersão criativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

As aulas serão ministradas presencialmente.

Atualizado em
23/11/2021 10:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Larissa Sato Turtelli

Paula Caruso Teixeira

Ementa (Catálogo da DAC)

em branco

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- A Estrutura Física e Anatomia Simbólica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete;

- A pesquisa de campo como aspecto fundamental para o desenvolvimento da área de Dança do Brasil;

- O trabalho de laboratórios dirigidos: dojos;

- O trabalho com objetos e pontos cantados;

- Estabelecer um processo criativo individualizado e contínuo;

- O campo das relações;

- Feedback sobre as  experiências  de dojo;

- O diário de bordo a partir do fluxo dos sentidos;

- As sínteses individualizadas da técnica dos sentidos;

- Criação de sínteses do processo vivenciado;

- Desenvolvimento e articulação com os processos individualizados de principais temas brasileiros tais como orixás e festejos de boi;

- O trabalho de grupo.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

MELCHERT, A.C.L. O desate criativo: estruturação da personagem a partir do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 158p. Dissertação (Mestrado em Artes) –Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285036

RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA). Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284769/1/Rodrigues_Graziela_D.pdf

RODRIGUES, G.E.F. Corpo para receber Iabá. In: Anais... VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, RS: ABRACE, 2012. Disponível em:

http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/pesquisadanca/Graziela_Rodrigues_-__Corpo_para_receber_Iab__3.pdf

RODRIGUES, G. O lugar da pesquisa. Conceição-Conception. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cena, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, n.1, v.1, 2012. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647726

RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S. Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências. Revista Urdimento, v.1, n.28, p. 139-158, jul. 2017. Disponível em:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017139/6930

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver um processo de criação artística em dança deflagrado pelas pesquisas de campo em Dança do Brasil, tendo como foco aquilo que é mobilizado no corpo do intérprete a partir desses encontros. Refletir sobre o lugar do intérprete como agente do processo criativo. Propiciar que o aluno tenha um aprendizado básico sobre processos emocionais relacionados ao fazer artístico. Possibilitar aos alunos melhor clareza e ferramentas para o desenvolvimento de projetos na área de Dança do Brasil.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Frequência (mínimo 75%) e assiduidade

- Empenho na realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre

- Trabalho final

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas, teóricas, laboratórios dirigidos e pesquisa de campo.

Observação (Plano de Aula)

em branco