Turma AD015 - Dança do Brasil II: Prática e Ensino - Turma A
AD015 A
Dança do Brasil II: Prática e Ensino
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
As aulas serão práticas e teóricas e serão oferecidas presencialmente.
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento de um ensino da dança que contemple as manifestações tradicionais populares brasileiras e seus respectivos segmentos sociais. Investigação dos processos de ensino-aprendizagem relacionados aos corpos diferenciados presentes nas festividades existentes no Brasil, considerando suas especificidades culturais. Enfoque sobre o corpo em movimento que reflita uma condição não etnocêntrica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Revisão de conceitos ligados a Folclore e Festividade, objetivando que o aluno possa ter a percepção dos aspectos de resistência cultural e de superação presentes nas manifestações brasileiras, conhecimento fundamental para as dinâmicas de ensino em Dança do Brasil.
- Estudo de pesquisas que contemplem o ensino de princípios da Dança do Brasil nas faixas etárias dos ensinos Fundamental e Médio.
- Planejamento de aulas de Dança do Brasil.
- Estudo de uma manifestação popular brasileira como tema centralizador das investigações, com ênfase nos seguintes aspectos:
-
Estrutura e linguagem de movimentos e seus sentidos no corpo;
-
Significados e simbolismos da manifestação escolhida;
-
Estrutura coreográfica: as possibilidades de leitura;
-
Pesquisa bibliográfica;
-
Pesquisa audiovisual;
-
Leitura dos corpos da manifestação estudada;
-
Pesquisa corporal individual;
-
A manifestação estudada como estímulo para o desenvolvimento de referencial próprio;
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BRANDÃO, C.R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos)
COX, H. A festa dos foliões. Petrópolis: Vozes, 1974.
GOMES, N. M. de M. G. E ; PEREIRA, E. D. de A Mundo Encaixado: Significado da Cultura Popular. Belo Horizonte: Mazza Edições; Juiz de Fora: UFRJ,1992.
PEREIRA, E.de A. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. Editora Paulinas, São Paulo-SP, 2007
RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 2005.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Problematizar o ensino na área de Dança do Brasil refletindo sobre o caráter multidimensional das manifestações tradicionais populares brasileiras – as quais englobam aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais – a partir do estudo de uma manifestação popular brasileira específica. Iniciar a capacitação do olhar do aluno para que ele possa ter uma leitura de movimentos com uma perspectiva integradora do corpo na sua prática docente em Dança do Brasil. Aprofundar o Inventário no Corpo trabalhado na disciplina de Dança do Brasil I e a Estrutura Física presente nas manifestações tradicionais populares brasileiras.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
-Participação nas aulas presenciais.
- Estudo da bibliografia indicada.
- Execução das propostas de trabalhos.
- Cumprimento de prazos e regras estabelecidas.
- Apresentação de um planejamento de aula em Dança do Brasil.
Cronograma (Plano de Aula)
1. No meses de agosto, setembro e meados de outubro :
- Estudo de uma manifestação popular brasileira a ser escolhida.
-Estudo dos textos relacionados a esta manifestação e estudo dos textos sobre folclore e festividade.
2. No mês de outubro até começo de novembro:
-Continuação do estudo da manifestação escolhida,
-Discussão da importância do ensino de Dança do Brasil, o qual considera as diversidades étnica e cultural brasileiras, na escola no ensino fundamental e médio.
-Estudo de textos sobre este assunto,
e Participação de pelo menos 2 palestrantes nas aulas, para contarem suas experiências sobre o ensino de Dança do Brasil.
3. Meados do mês de novembro:
Apresentação das aulas de Dança do Brasil pelas equipes formadas pelas alunas e alunos. Entrega do planejamento da aula coletiva por cada equipe.
4. Mês de Dezembro:
Finalização da disciplina, aprofundamentos da manifestação popular brasileira trabalhada.
Elaboração da síntese prática individual.
Metodologia (Plano de Aula)
- Aulas prático-expositivas presenciais
- Relatos de experiências.
- Pesquisas corporais individuais.
- Estudo de materiais escritos e audiovisuais
O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) será utilizado em todo o processo da disciplina.
Observação (Plano de Aula)
Em cada ano será trabalhada uma manifestação popular brasileira que será escolhida pela professora da disciplina e a bibliografia específica referente a essa manifestação será indicada no semestre.