Turma AD015 - Dança do Brasil II: Prática e Ensino - Turma A

Código / Turma

AD015 A

Nome

Dança do Brasil II: Prática e Ensino

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

As aulas serão práticas e teóricas e serão oferecidas presencialmente.

Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paula Caruso Teixeira

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento de um ensino da dança que contemple as manifestações tradicionais populares brasileiras e seus respectivos segmentos sociais. Investigação dos processos de ensino-aprendizagem relacionados aos corpos diferenciados presentes nas festividades existentes no Brasil, considerando suas especificidades culturais. Enfoque sobre o corpo em movimento que reflita uma condição não etnocêntrica.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Revisão de conceitos ligados a Folclore e Festividade, objetivando que o aluno possa ter a percepção dos aspectos de resistência cultural e de superação presentes nas manifestações brasileiras, conhecimento fundamental para as dinâmicas de ensino em Dança do Brasil.

- Estudo de pesquisas que contemplem o ensino de princípios da Dança do Brasil nas faixas etárias dos ensinos Fundamental e Médio.

- Planejamento de aulas de Dança do Brasil.

 

- Estudo de uma manifestação popular brasileira como tema centralizador das investigações, com ênfase nos seguintes aspectos:

  • Estrutura e linguagem de movimentos e seus sentidos no corpo;

  • Significados e simbolismos da manifestação escolhida;

  • Estrutura coreográfica: as possibilidades de leitura;

  • Pesquisa bibliográfica;

  • Pesquisa audiovisual;

  • Leitura dos corpos da manifestação estudada;

  • Pesquisa corporal individual;

  • A manifestação estudada como estímulo para o desenvolvimento de referencial próprio;

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BRANDÃO, C.R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos)

COX, H. A festa dos foliões. Petrópolis: Vozes, 1974.

GOMES, N. M. de  M. G. E ; PEREIRA, E. D. de A Mundo Encaixado: Significado da Cultura Popular. Belo  Horizonte: Mazza Edições; Juiz de Fora: UFRJ,1992.

PEREIRA, E.de A. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. Editora Paulinas, São Paulo-SP, 2007

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 2005.

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

 Problematizar o ensino na área de Dança do Brasil refletindo sobre o caráter multidimensional das manifestações tradicionais populares brasileiras – as quais englobam aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais – a partir do estudo de uma manifestação popular brasileira específica.  Iniciar a capacitação do olhar do aluno para que ele possa ter uma leitura de movimentos com uma perspectiva integradora do corpo na sua prática docente em Dança do Brasil. Aprofundar o Inventário no Corpo trabalhado na disciplina de Dança do Brasil I e a Estrutura Física presente nas manifestações tradicionais populares brasileiras.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

-Participação nas aulas presenciais.

- Estudo da bibliografia indicada.

- Execução das propostas de trabalhos.

- Cumprimento de prazos e regras estabelecidas.

- Apresentação de um planejamento de aula em Dança do Brasil.

Cronograma (Plano de Aula)

1. No meses de agosto, setembro e meados de outubro :

- Estudo de uma manifestação popular brasileira a ser escolhida.

-Estudo dos textos relacionados a esta manifestação e estudo dos textos sobre folclore e festividade.

2. No mês de outubro até começo de novembro:

-Continuação do estudo da manifestação escolhida,

-Discussão da importância do ensino de Dança do Brasil, o qual considera as diversidades étnica e cultural brasileiras, na escola no ensino fundamental e médio.

-Estudo de textos sobre este assunto,

 e Participação de pelo menos 2 palestrantes nas aulas, para contarem suas experiências sobre o ensino de Dança do Brasil.

3. Meados do mês de novembro:

Apresentação das aulas de Dança do Brasil pelas equipes formadas pelas alunas e alunos. Entrega  do planejamento da aula coletiva por cada equipe.

4. Mês de Dezembro:

Finalização da disciplina, aprofundamentos da manifestação popular brasileira trabalhada.

Elaboração da síntese prática individual.

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas prático-expositivas presenciais

- Relatos de experiências.

- Pesquisas corporais individuais.

- Estudo de materiais escritos e audiovisuais

O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) será utilizado em todo o processo da disciplina.

Observação (Plano de Aula)

Em cada ano será trabalhada uma manifestação popular brasileira que será escolhida pela professora da disciplina e a bibliografia específica referente a essa manifestação será indicada no semestre.