Turma AD022 - Ateliê de Criação II - Turma A

Código / Turma

AD022 A

Nome

Ateliê de Criação II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina tem por objetivo fornecer subsídios para o desenvolvimento criativo de estudos coreográficos, através de estruturas auxiliares no processo de composição em dança.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Artistas, obras e seus contextos –

  • arte como forma de conhecimento e como produção inserida num contexto histórico-cultural;
  • estudo e análise da produção contemporânea de dança.

Corporeidade dançante – investigação do movimento com relação a:

  • seus sistemas (pele, músculos, ossos, órgãos, líquidos, respiração etc.);
  • seu peso, forma e expressividade (diálogos tônico-gravitacionais);
  • aspectos temporais (ritmo, duração, velocidade, pulsação, pausa);
  • aspectos espaciais (cinesfera, direções, níveis, tamanho, planos e trajetórias);
  • outros corpos (intercorporeidade e corporeidade tátil);
  • diferentes sonoridades.

As formas de improvisação e de composição em dança – tradições e rupturas

Estruturação de estudos compositivos, considerando:

  • os aspectos conceituais abordados;
  • os procedimentos e dispositivos criativos;
  • a elaboração de planos de composição;
  • os exercícios de performance e de análise do gesto dançado.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FORTIN, Sylvie. O processo formativo como construção de novos procedimentos criativos. In: RAMOS, L. F. (Org.). Arte e ciência: abismo de rosas. São Paulo: Abrace, 2012.

GUERRERO, Mara Francischini. Formas de improvisação em dança. In: V Congresso da ABRACE, 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: UFMG, 2008. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1253>. Acesso em: 17 mai. 2021.

RAMOS, J. S.; DA SILVA, P. C. V. A improvisação em dança como ato político. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 2, 10 dez. 2015. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32463>. Acesso em: 17 mai. 2021.

SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.

Videografia:

Vídeos selecionados disponíveis no acervo da Biblioteca do IA; no YouTube, Vimeo ou outras plataformas virtuais; e no Portal MUD - Museu da Dança, São Paulo: http://museudadanca.com.br.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar os conteúdos de criação e composição em dança estudados em semestres anteriores, contextualizando-os a partir de experiências de apreciação e experimentação de alguns dos elementos coreográficos utilizados por criadoras/es da dança ocidental, com ênfase na corporeidade dançante. Desenvolver laboratórios de criação, estimulando a prática criativa integrada a ações de análise e reflexão. Realizar estudos coreográficos cênicos, individuais e/ou grupais.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Produções práticas nos laboratórios de criação (peso 4)

Resenhas de textos selecionados (peso 2)

Autoavaliação do processo em sala ao fim do 1º. Bimestre (peso 1)

Reflexão final escrita sobre o processo e resultado, tendo como base a bibliografia trabalhada durante o semestre (peso 2)

Aspectos atitudinais: presença, participação e interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

O cronograma será discutido com a turma e disponibilizado na Plataforma Moodle no início do semestre, de forma a considerar necessidades e interesses de desnvolvimento dos conteúdos da disciplina.

Metodologia (Plano de Aula)

A metodologia se dará a partir da articulação entre fazer/refletir/apreciar, envolvendo:

  • Experimentação prática em laboratórios criativos
  • Leitura, análise e resenhas de textos de autores selecionados
  • Apreciação de obras coreográficas em vídeo e/ou de exercícios coreográficos em sala
  • Elaboração de registros da criação (textuais, imagéticos, audiovisuais)
  • Comunicação de pesquisa

Observação (Plano de Aula)

Será utilizada a plataforma Moodle como ferramenta de ensino-aprendizagem