Turma AD026 - Ateliê de Criação VI - Turma A
AD026 A
Ateliê de Criação VI
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina tem por objetivo realizar pesquisa visando uma síntese coreográfica através dos conteúdos abordados nos Ateliês de Criação anteriores. Pretende estabelecer relações entre o indivíduo, o coletivo e seus espaços de atuação. Considerando que os processos artísticos carregam em si a dimensão prático-pedagógica, enfatizar a interação entre outras áreas de investigação, incluindo-se as tecnologias de comunicação e informação, na composição de poéticas cênicas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Dispositivos coreográficos
Criação de movimentos
Organização dos movimentos e das ações no tempo-espaço
Narrativas não verbais contruídas pelos dispositivos coreográficos
Corporalidades insurgentes
Objetos e visualidades como partes integrais da composição
Som como corpo x som como ambiente
Bibliografia (Catálogo da DAC)
FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 10 – nº 3, p. 321-326 / set-dez 2010. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256>. Acesso em: 17 mai. 2021.
MARTINS RODRIGUES DE MORAES, J. O conceito de coreografia em transformação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 362-377, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362>. Acesso em: 17 maio. 2021.
RAMOS, J. S.; DA SILVA, P. C. V. A. improvisação em dança como ato político. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 2, 10 dez. 2015. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32463>. Acesso em: 17 mai. 2021.
SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Realizar trabalhos de pesquisa coreográfica que envolvam reflexões sobre dispositivos de composição, formas de agenciamento de espectadores, organizações espaço-temporais alternativas e uso de objetos como parte integrante do processo. Novos entendimentos sobre coreografia serão abordados, assim como sua origem eurocêntrica e maneiras de repensar a prática a partir do nosso contexto pós colonial. Formas insurgentes de movimentos e organizações fora dos padrões eurocentrados serão estudadas e experimentadas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Produções práticas nos laboratórios de criação em sala e extra-sala
Discussão de textos selecionados
Autoavaliação
Aspectos atitudinais: participação, engajamento, interesse e cooperação nas aulas e demais atividades didáticas
Cronograma (Plano de Aula)
Semanas 1 a 8: laboratórios de criação e elaboração de pequenas coreografias individuais e em grupo
Semanas de 9 a 12: elaboração de projetos coletivos complexos
Semanas de 13 a 15: apresentação dos trabalhos
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas
Laboratórios de criação
Debates