Turma AD213 - Introdução à Metodologia de Pesquisa - Turma A
AD213 A
Introdução à Metodologia de Pesquisa
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Relação entre ciência e arte. Noções básicas de metodologia de pesquisa. A pesquisa em dança. Desenvolver habilidades técnicas e criativas para a elaboração de textos e redação de projetos de pesquisa.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-
A função da pesquisa na universidade.
-
O conhecimento científico.
-
O método como caminho do conhecimento.
-
A delimitação da pesquisa: problemas, hipóteses e variáveis.
-
O fluxograma da pesquisa: preparação, fases, execução e relatório
Bibliografia (Catálogo da DAC)
-
Bibliografia Básica:
CASTRO, Claudio de Moura. Como redigir e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. Art Journal Research. v.1 n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256/0.
LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2010.
-
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.
-
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed rev. e atual.. São Paulo: Cortez, 2007
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Geral: Introduzir o aluno aos conceitos básicos da metodologia de pesquisa.
Instrumentalizar o estudante para a pesquisa.
Refletir sobre as especificidades da pesquisa em arte na universidade.
ESPECÍFICO:
- Instrumentalizar o aluno para melhor aproveitamento do estudo através de técnicas de leitura, de redação, etc.
Incentivar o aluno na realização de projetos de pesquisa, sobretudo, em Projetos de Iniciação Científica.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Leitura e capacidade de articulação dos textos indicados
- Participação nas atividades desenvolvidas em sala
- Exercícios de escrita de textos (resumo, resenha, etc.)
- Processo de elaboração de um Projeto de Pesquisa ou de um Artigo
- Além disso, serão considerados aspectos referentes à participação nas aulas, assim como realização das atividades propostas.
Cronograma (Plano de Aula)
16/08/2022 - Apresentação disciplina: objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação. A escolha de tema para pesquisa.
- O Projeto Científico.
23/08/2022 - Seminário Interno de Pesquisa em Artes
30/08/2022 - Discussão sobre as apresentações dos fóruns e mesas temáticas.
Entrega do primeiro esboço para projeto: o tema e a justificativa da pesquisa
06/09/2022 - Aula com a bibliotecária do IA sobre como acessar plataformas de pesquisas, uso de aplicativo da biblioteca, etc.
13/09/2022 - Discussão de texto sobre a escrita científica. O resumo.
20/09/2022 - Esclarecimentos de dúvidas sobre o projeto. Devolutiva dos resumos apresentados.
27/09/2022 - Entrega sobre os Objetivos e primeiras referências para o desenvolvimento do projeto. A resenha. Como fazer uma crítica/resenha.
04/10/2022 - Devolutiva sobre os objetivos e referências. Apresentações e discussões sobre projetos de pesquisa com alunos de ICs ou do Mestrado.
11/10/2022 - O Comitê de Ética e Pesquisa.
18/10/2022 - Entrega de uma resenha sobre um espetáculo. Discussão sobre Metodologia de Pesquisa.
25/10/2022 - Cont. A Metodologia de Pesquisa Científica. Tipos de Método.
01/11/2022 - A Metodologia de Pesquisa em Artes.
08/11/2022 - . Entrega do esboço da metodologia do trabalho. Exemplos de pesquisas artísticas.
22/11/2022 - A escrita do trabalho científico. Introdução/ Desenvolvimento/Conclusão. Elementos Pré-textuais e Pós-textuais. Citações diretas e indiretas.
- Referências Bibliográficas. Normas da ABNT.
22/11/2022 - Esclarecimentos de dúvidas sobre os projetos/artigos.
29/11/2022- Entrega dos projetos/artigos. Avaliação.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas teóricas, rodas de discussão, oficinas de textos, orientação e trabalho dirigido.
Observação (Plano de Aula)
O curso é bastante processual e requer que as atividades sejam entregues no prazo previsto, para que o aluno receba as devolutivas de cada etapa de seu trabalho, e possa desenvolver seu projeto de pesquisa.