Turma AD037 - Técnica IV: Prática e Análise - Turma A

Código / Turma

AD037 A

Nome

Técnica IV: Prática e Análise

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

Abordagem dos elementos da dança contemporânea anteriormente estudados, integrados a outras linguagens de dança. Aprofundamento dos conceitos que trabalham com peso e espaço: queda e recuperação e a relação com o impulso. Flexibilização do uso de diferentes direções no espaço tridimensional, a partir da projeção da organização do espaço interno. Análise da dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular.

 

 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • Estudo dos elementos estruturais e funcionais do movimento: alinhamento ósseo-muscular; aspectos dinâmicos da postura; diferenciação funcional das estruturas anatômicas.
  • Fundamentos de Consciência pelo Movimento: relação respiração/movimento; diferenciação e conexão de unidades corporais; dinâmica do equilíbrio corporal; pontos de apoio, alavancas, simetria, tonicidade; conceito de contato interno e externo.
  • Princípios técnicos e codificações da dança contemporânea. Uso dos apoios e do peso em relação à gravidade. Trabalho no solo como elemento de suporte para o desenvolvimento de organizações corporais e condutas espaço-temporais com complexidade crescente. Articulação a improvisos dirigidos.
  • Projeção dos movimentos do corpo no espaço em correspondência às técnicas de dança contemporânea. Variações que enfatizem transferências de peso e deslocamentos diferenciados no espaço/tempo com diferentes dinâmicas.
  • Timing: ritmo interno e externo; relação som/movimento.
  • Aspectos histórico-estéticos: reflexões contemporâneas sobre técnicas para dançar.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALON, Ruthy. Espontaneidade consciente: desenvolvendo o Método Feldenkrais. São Paulo: Summus, 2000.

BRONDANI, J. A;  HADERCHPEK, R; ALMEIDA, S. (Orgs.). Práticas decoloniais nas artes da cena. São Paulo: Giostri, 2020.

LOUPPE, Laurence. O corpo como poética. In: Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012, p.69-90.

WOSNIAK, Cristiane; MEYER, Sandra; NORA, Sigrid (Orgs.). Seminários de dança: o que quer e o que pode (ess)a ténica? Joinville: Letradágua, 2009.

SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.

OBS: Haverá espaço aberto à turma para indicação de textos de interesse comum a serem debatidos em sala.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar os conhecimentos adquiridos nas técnicas corporais de dança contemporânea estudadas anteriormente, reconhecendo as formas de organização da corporeidade dançante e suas dinâmicas. Alcançar maior desenvolvimento e refinamento da qualidade do vocabulário corporal adquirido, esperando resposta técnica mais apurada e uma melhor compreensão metodológica.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação prática (peso 4,5)

Autoavaliação dirigida na metade do semestre (1)

Leitura e resenhas-críticas de textos selecionados (peso 2)

Autoavaliação final escrita, refletindo sobre o processo e resultado do conhecimento produzido durante o semestre (1,5)

Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

O cronograma será discutido com a turma e disponibilizado na Plataforma Moodle no início do semestre, de forma a considerar necessidades e interesses de desnvolvimento dos conteúdos da disciplina.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas com abordagens sobre metodologia e relação teoria-prática.

Leitura de textos, pesquisas e reflexões teóricas articuladas à vivência prática.

Estudos dirigidos de performance e apreciação estética.

Observação (Plano de Aula)

Será utilizada a plataforma Moodle como ferramenta de ensino-aprendizagem.