Turma AD037 - Técnica IV: Prática e Análise - Turma A
AD037 A
Técnica IV: Prática e Análise
Outro
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Abordagem dos elementos da dança contemporânea anteriormente estudados, integrados a outras linguagens de dança. Aprofundamento dos conceitos que trabalham com peso e espaço: queda e recuperação e a relação com o impulso. Flexibilização do uso de diferentes direções no espaço tridimensional, a partir da projeção da organização do espaço interno. Análise da dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Estudo dos elementos estruturais e funcionais do movimento: alinhamento ósseo-muscular; aspectos dinâmicos da postura; diferenciação funcional das estruturas anatômicas.
- Fundamentos de Consciência pelo Movimento: relação respiração/movimento; diferenciação e conexão de unidades corporais; dinâmica do equilíbrio corporal; pontos de apoio, alavancas, simetria, tonicidade; conceito de contato interno e externo.
- Princípios técnicos e codificações da dança contemporânea. Uso dos apoios e do peso em relação à gravidade. Trabalho no solo como elemento de suporte para o desenvolvimento de organizações corporais e condutas espaço-temporais com complexidade crescente. Articulação a improvisos dirigidos.
- Projeção dos movimentos do corpo no espaço em correspondência às técnicas de dança contemporânea. Variações que enfatizem transferências de peso e deslocamentos diferenciados no espaço/tempo com diferentes dinâmicas.
- Timing: ritmo interno e externo; relação som/movimento.
- Aspectos histórico-estéticos: reflexões contemporâneas sobre técnicas para dançar.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALON, Ruthy. Espontaneidade consciente: desenvolvendo o Método Feldenkrais. São Paulo: Summus, 2000.
BRONDANI, J. A; HADERCHPEK, R; ALMEIDA, S. (Orgs.). Práticas decoloniais nas artes da cena. São Paulo: Giostri, 2020.
LOUPPE, Laurence. O corpo como poética. In: Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012, p.69-90.
WOSNIAK, Cristiane; MEYER, Sandra; NORA, Sigrid (Orgs.). Seminários de dança: o que quer e o que pode (ess)a ténica? Joinville: Letradágua, 2009.
SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.
OBS: Haverá espaço aberto à turma para indicação de textos de interesse comum a serem debatidos em sala.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundar os conhecimentos adquiridos nas técnicas corporais de dança contemporânea estudadas anteriormente, reconhecendo as formas de organização da corporeidade dançante e suas dinâmicas. Alcançar maior desenvolvimento e refinamento da qualidade do vocabulário corporal adquirido, esperando resposta técnica mais apurada e uma melhor compreensão metodológica.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação prática (peso 4,5)
Autoavaliação dirigida na metade do semestre (1)
Leitura e resenhas-críticas de textos selecionados (peso 2)
Autoavaliação final escrita, refletindo sobre o processo e resultado do conhecimento produzido durante o semestre (1,5)
Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)
Cronograma (Plano de Aula)
O cronograma será discutido com a turma e disponibilizado na Plataforma Moodle no início do semestre, de forma a considerar necessidades e interesses de desnvolvimento dos conteúdos da disciplina.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas com abordagens sobre metodologia e relação teoria-prática.
Leitura de textos, pesquisas e reflexões teóricas articuladas à vivência prática.
Estudos dirigidos de performance e apreciação estética.
Observação (Plano de Aula)
Será utilizada a plataforma Moodle como ferramenta de ensino-aprendizagem.