Turma AD038 - Técnica IX Estudos Técnicos de Dança Clássica I: Passado e Presente - Turma A
AD038 A
Técnica IX Estudos Técnicos de Dança Clássica I: Passado e Presente
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento dos conteúdos técnicos da dança clássica, com o uso de dinâmicas e sequencias estruturadas. Trabalhos relacionados a independência articular visando a qualidade do movimento e coordenação motora. Práticas variadas de movimentos, considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular, com ênfase em deslocamentos no espaço, uso dos eixos, saltos e giros. Dar visibilidade às questões estruturais da linguagem e seus reflexos políticos na contemporaneidade, visando sua atualização.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-
Aspectos estruturais e funcionais do movimento: alinhamento ósseo; aspectos dinâmicos da postura em relação à estrutura musculoesquelética; diferenciação funcional das estruturas anatômicas
-
Princípios e conceitos básicos da técnica do balé clássico: exercícios de barra, centro e diagonais
-
Verticalidade para a técnica do balé clássico e suas implicações sobre o esqueleto axial (principalmente, a coluna vertebral) e o esqueleto apendicular (membros superiores e inferiores)
-
Utilização do peso do corpo e ação gravitacional na técnica do balé clássico
-
Projeção dos movimentos do corpo no espaço em correspondência à técnica do balé clássico; variações que enfatizem transferências de peso e deslocamentos diferenciados no espaço (níveis, direções, apoios, amplitudes, planos, trajetórias) com diferentes dinâmicas
-
Nomenclatura e vocabulário da técnica do balé clássico
-
Criação e ensino de sequências baseadas no código do balé clássico
-
Discussão sobre o balé clássico no contexto brasileiro
-
Balé clássico e decolonialidade
-
Balé clássico e os princípios da matemática
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
MORAES, Juliana. Sobre o balé clássico : o que devemos jogar fora. In : Conectedance, 14/02/2016. http://www.conectedance.com.br/ponto-de-vista/sobre-o-bale-classico-o-que-devemos-jogar-fora/
SPIRÓPOLUS, Flávia Scheye. A singularidade de um fazer-dança: vestígios entre a cena e a formação em dança na trajetória de Zélia Monteiro. Dissertação de mestrado ECA/USP, orientação de Maria Helena Franco de Araújo Bastos. São Paulo, 2014.
SANTOS, Mariana. Quanto custa ser bailarino negro 2021. 20o Congresso Brasileiro de Sociologia. Julho de 2021
BIDERMAN, Iara. Bailarinas negras quebram o tabu dos tutus brancos e encenam clássicos do balé. Jornal Folha de São Paulo, 16 de junho de 2021.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Vivenciar dinâmicas de uma aula de técnica clássica, abordando conceitos básicos e questões relativas às formas de ensino e à função de seus exercícios. Ampliar o domínio dos conteúdos com conhecimento anatômico, esperando resposta técnica mais apurada e uma melhor compreensão metodológica. Conscientizar-se e refletir acerca dos elementos técnicos de dança, direcionando-os para uma expressão individualizada. Refletir sobre o balé na contemporaneidade.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação prática.
Reflexões conceituais em textos escritos.
Pesquisas e realização de práticas em grupo.
Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas.
Cronograma (Plano de Aula)
8 semanas: Encontro com a turma, apresentação do plano de trabalho, cronograma e crítérios de avaliação. Aulas com todo o grupo, abordando princípios basicos da técnica: Trabalho de barra e centro. Discussão de textos e vídeos.
3 semanas: evolução do material observando os alunos em menores grupos de trabalho.
4 semanas: evolução do material, criação de sequências, plantão de dúvidas em menores grupos e apresentação dos trabalhos finais.
Metodologia (Plano de Aula)
-
Aulas práticas com abordagens sobre metodologia e teoria durante a aplicação dos exercícios.
-
Leitura de textos, pesquisas e reflexões teóricas articuladas à vivência prática.
-
Observação, análise e vivência de práticas artísticas, com enfoque nos conteúdos estudados.
Observação (Plano de Aula)
Usar roupas confortáveis e adequadas para o exercício físico.
Levar garrafa de água.
Alimentar-se antes das aulas.