Turma MP240 - História e Linguagem da Música Popular II - Turma A

Código / Turma

MP240 A

Nome

História e Linguagem da Música Popular II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Hermilson Garcia do Nascimento

Ementa (Catálogo da DAC)

O Jazz desde o seu surgimento no início do século XX até os dias atuais; estudo e audição de seus principais estilos, instrumentistas, grupos e compositores.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Mainstream e expressões jazzísticas “locais” (fora dos E.U.A.).

- Práticas do jazz moderno (bebop, cool, hardbop, third stream, modal, free, fusion, pop).

- Práticas do jazz tradicional (new orleans, dixieland, chicago, swing).

- O blues no jazz

- Origens do jazz.

- Primórdios do rock.

- O rock dos anos 1950.

- A invasão britânica.

- Rock psicodélico e progressivo.

- Rock e pop music.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BERENDT, Joachim-Ernst. “A favor e contra o Jazz” (1953). Tradução, notas e comentários de Frank Michael Carlos Kuehn. In: Arte Filosofia n.16. Ouro Preto: IFAC/UFOP, julho de 2014, p.4-10. Disponível em: <https://unesp.academia.edu/fmc>

BERENDT, Joachim E. O jazz do rag ao rock – trad. Julio Medaglia. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BEZERRA, V. A. Jazz, história, estilos… EJAZZ – O site da música instrumental brasileira. 2001. Disponível em http://www.ejazz.com.br/default.asp

GIVAN, Benjamin. Jazz taxonomies. Jazzforschung Jazz Research (Bd. 36). 2004.

GRIDLEY, Mark. Jazz Styles: history and analysis. Trad. Rafael dos Santos. New Jersey: Prentice Hall. 2003.

GROPPO, Luís Antônio. Juventudes – sociologia, cultura e movimentos. Universidade Federal de Alfenas. 2016.

HOBSBAWM, Eric. História social do jazz (2ªedição). São Paulo: Paz e Terra. 1991.

SHUKER, Roy. Vocabulário da música pop. Trad. Carlos Szlak. São Paulo: Hedra. 1999.

SOUZA, Rainer Gonçalves. (org.) Nas trilhas do rock – experimentalismo e mercado. Goiânia: Kelps. 2018.

TOSCHES, Nick. Criaturas flamejantes. Trad. Alexandre Matias. São Paulo: Conrad Editora do Brasil. 2006.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Apreciar criticamente o jazz e o rock (este, como o blues e o jazz, também uma expressão musical originalmente afro-americana) compreendendo seu processo sociocultural de criação e produção, distribuição e recepção.

- Apontar os elementos constituintes dos gêneros e práticas musicais da música instrumental e da canção, considerando os aspectos musicais (rítmico, harmônico-melódico, de sonoridade) e poéticos (eufonia, imagens e significados).

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Resenhas de textos selecionados, (notas de) análise de fonogramas. Trabalho em grupo com apresentação oral e resumo escrito.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas com momentos de escuta dirigida e discussão dos parâmetros estilísticos e expressivos.

Leitura e discussão de textos reflexivos, de história, estudos culturais, musicologia, amparadas pela escuta crítica e análise do repertório.

Uso de fontes audiovisuais e outros materiais de apoio – fonogramas de referência, vídeos, sítios de internet, eventuais programas de computador e aplicativos.

 

 

Observação (Plano de Aula)

em branco