Turma MP240 - História e Linguagem da Música Popular II - Turma A
MP240 A
História e Linguagem da Música Popular II
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O Jazz desde o seu surgimento no início do século XX até os dias atuais; estudo e audição de seus principais estilos, instrumentistas, grupos e compositores.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Mainstream e expressões jazzísticas “locais” (fora dos E.U.A.).
- Práticas do jazz moderno (bebop, cool, hardbop, third stream, modal, free, fusion, pop).
- Práticas do jazz tradicional (new orleans, dixieland, chicago, swing).
- O blues no jazz
- Origens do jazz.
- Primórdios do rock.
- O rock dos anos 1950.
- A invasão britânica.
- Rock psicodélico e progressivo.
- Rock e pop music.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BERENDT, Joachim-Ernst. “A favor e contra o Jazz” (1953). Tradução, notas e comentários de Frank Michael Carlos Kuehn. In: Arte Filosofia n.16. Ouro Preto: IFAC/UFOP, julho de 2014, p.4-10. Disponível em: <https://unesp.academia.edu/fmc>
BERENDT, Joachim E. O jazz do rag ao rock – trad. Julio Medaglia. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BEZERRA, V. A. Jazz, história, estilos… EJAZZ – O site da música instrumental brasileira. 2001. Disponível em http://www.ejazz.com.br/default.asp
GIVAN, Benjamin. Jazz taxonomies. Jazzforschung Jazz Research (Bd. 36). 2004.
GRIDLEY, Mark. Jazz Styles: history and analysis. Trad. Rafael dos Santos. New Jersey: Prentice Hall. 2003.
GROPPO, Luís Antônio. Juventudes – sociologia, cultura e movimentos. Universidade Federal de Alfenas. 2016.
HOBSBAWM, Eric. História social do jazz (2ªedição). São Paulo: Paz e Terra. 1991.
SHUKER, Roy. Vocabulário da música pop. Trad. Carlos Szlak. São Paulo: Hedra. 1999.
SOUZA, Rainer Gonçalves. (org.) Nas trilhas do rock – experimentalismo e mercado. Goiânia: Kelps. 2018.
TOSCHES, Nick. Criaturas flamejantes. Trad. Alexandre Matias. São Paulo: Conrad Editora do Brasil. 2006.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Apreciar criticamente o jazz e o rock (este, como o blues e o jazz, também uma expressão musical originalmente afro-americana) compreendendo seu processo sociocultural de criação e produção, distribuição e recepção.
- Apontar os elementos constituintes dos gêneros e práticas musicais da música instrumental e da canção, considerando os aspectos musicais (rítmico, harmônico-melódico, de sonoridade) e poéticos (eufonia, imagens e significados).
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Resenhas de textos selecionados, (notas de) análise de fonogramas. Trabalho em grupo com apresentação oral e resumo escrito.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas com momentos de escuta dirigida e discussão dos parâmetros estilísticos e expressivos.
Leitura e discussão de textos reflexivos, de história, estudos culturais, musicologia, amparadas pela escuta crítica e análise do repertório.
Uso de fontes audiovisuais e outros materiais de apoio – fonogramas de referência, vídeos, sítios de internet, eventuais programas de computador e aplicativos.