Turma MP270 - Tópicos Especiais em Música II - Turma SN

Código / Turma

MP270 SN

Nome

Tópicos Especiais em Música II

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Tema: Educação Musical, Estudos de Gênero e Corpo

Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jorge Luiz Schroeder

Hugo Romano Mariano

Silvia Cordeiro Nassif

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdos

1. Estudos de Gênero e Sexualidade a partir dos anos 80 no Brasil;

2. Gênero como categoria analítica relacional e em perspectivas epistemológicas;

3. Pensando Música e Educação Musical entre vieses eruditos e populares;

4. Constituição de sentidos em arte-música;

5. Corpo normatizado, constituição do corpo e corpo na Arte;

6. Amálgama entre Música, Gênero e Corpo: materialidade, normatividade e fluxos.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALMEIDA, H. B. de; SZWAKO, J. (Org.) Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.

ALMEIDA, H. B. de; SZWAKO, J. (Org.) Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.

ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. São Paulo: Cortez, 2015. ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. São Paulo: Cortez, 2015.

AMARAL, Mônica. O que o rap diz e a escola contradiz: um estudo sobre a arte de rua e a formação da juventude na periferia de São Paulo. São Paulo: Alameda, 2016.

AMATO, Rita C. F. Memória musical: retratos de um conservatório. São Paulo: Annablume, 2010.

BUTLER, J. A força da não violência: um vínculo ético-político. (tradução) Heci Refina Candiani. – São Paulo: Boitempo, 2021.

BUTLER, J. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

BUTLER, J.Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BUTLER, Judith. Discurso de ódio; uma política do performativo. (tradução) Roberta Fabbri Viscardi. – São Paulo: Editora Unesp, 2021.

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo 1: da Revolução à Grande Guerra. 3° ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 101-139, 2009.

DUARTE, Luiz F. D. O império dos sentidos: sensibilidade, sensualidade e sexualidade na cultura ocidental moderna. In: HEILBORN, Maria L. (Org.). Sexualidade: o olhar das ciências sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. 12. ed. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

FRANÇA, Matheus.“Sofrimento é mato,coraçãoem pedaços”:performatividades emasculinidades na música sertaneja.Revista de @ntropologia da UFSCar, 12 (1), jan./jun. 2020

FRANCESCONI, Luiza H. K. Ópera e gênero: personagens em travesti em uma nova perspectiva.  124 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2018.

GREEN, L. Music, Gender, Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1997b.

HALL, Stuart. Que “negro” é esse na cultura popular negra?. Lugar comum. In: Kobena Mercer (org.), Black Film/British Cinema, ICA Document. Londres: Institute ofComtemporary Arts, 1988, p. 27-31.

hooks, bell. Madonna: amante da casa-grande ou irmã de alma?. In: __. Olhares negros: raça e representação. Editora elefante, p. 280-193, 2019.

Jul/Dez.2003.

LOURO, Guacira L. Um corpo estranho: Ensaio sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LOURO, Guacira. L.; FELIPE, Jane.; GOELLNER,SilvanaV. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 5° reimpressão, 2017.

MARIANO, H. R.; ALTMANN, Helena. Gênero e sexualidade na educação musical, a materialização da heteronormatividade. In: XI Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2017, Campinas - SP. XI EEMU, 2017.

MARIANO, Hugo R.; SCHROEDER, Jorge L. Reflexões sobre o corpo a partir da educação musical e dos estudos de gênero. In: XIV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA UNICAMP EEMU 2021, 2021, Campinas. Anais 2021, 2021. p. 226-234.

MCCLARY, Susan. Carmen de Bizet. Trad. Alberto Cunha. – São Paulo: Editora da USP, 2020.

MELO, Carolina N. A encruzilhada e as possibilidades do protagonismo da juventude negra: o caso do Slam da Guilhermina. 199 p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2021.

MOREIRA,Talitha C.Música, materialidade e relações de gênero: categorias transbordantes. 171p. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012.

NASSIF, Sílvia C. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. Campinas, SP; [s.n], 2005.

NEVES, Maria T. de S. O ensino de piano nos conservatórios estaduais de música de Minas Gerais a partir do olhar de seus professores. 230p. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música de Pós-Graduação, Universidade Federal de Minas. 2019.

NOGUEIRA, Isabel Porto. O pianismo na cidade de Pelotas (RS, Brasil) de 1918 a 1968. Pelotas: UFPel, 2001. In. Amato, Rita de Cássia F. Memória musical: retratos de um conservatório. São Paulo: Annablume, 2010.

OLIVEIRA, Wenderson. “ABRAM OS PORTÕES DO VALE: EU VOU ENTRAR” Funk LGBTTQIA+, currículos escolares, estéticas e educação musical. Rascunhos, Uberlândia, MG, v. 5, n.2, p. 156-176, dez., 2018.

PAULA, Patrícia A. de. A presença feminina na docência e nos palcos do Rio de Janeiro oitocentista. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.37, n.77, p.65-81, 2019.

REIS, Carla; COSTA,Silvia R. Mulheres instrumentistas no campo profissional da música popular na cidade de São João del Rei: Um retrato. In: XXX Congresso da ANPPOM, 2020, Manaus. Anais do Congresso da Anppom 2020. v. 30.

ROMERO, Maria N. H. A influência da educação musical na transmissão de papéis sociais associados ao gênero. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.5(1), p.81-92, fev. 2011.

ROMUALDO, J. A. Fernando Pessoa: lugares. Esp.Port.Afric., Campinas, (42): 71-78,

SCHROEDER, Jorge. L. Corporalidade musical na música popular: uma visão da performance violonística de Baden Powell e Egberto Gismonti. Per Musi, Belo Horizonte, n.22, p.167-180, 2010.

SCHROEDER, Jorge. L. Corporalidade musical: as marcas do corpo na música, no músico e no instrumento. 229 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Unicamp, 2006.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Trad. Chistine Rufino Dabat e Maria Bethânia Ávila. [s.l.], v.15, n.2, jul./dez. 1990.

SHOHAT, Ella. Des-orientar Cleópatra: um tropo moderno da identidade. Cadernos Pagu (23), julho-dezembro de 2004, pp.11-54.

SILVA, Gleicy Mailly da. Corpo, política e emoção: feminismos, estética e consumo entre mulheres negras. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 25, n. 54, p.173-201, maio/ago. 2019.

SILVA, Helena L. Música, juventude e a construção da identidade de gênero no espaço escolar. Curitiba: Appris, 2019.

SOARES, Carmem. L. Notas sobre a educação no corpo. Educar, Curitiba, n. 16, p. 43-60. 2000.

SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar?. Trad. Sandra Regina Goulard Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

VARGAS, Juliana Ribeiro. Na captiva, na vera cruz ou no baile de favela:  a sexualidade em destaque nas mídias musicais. Espaço acadêmico, n 183, ago. 2016. 

Vídeo 1:Elements - Art film by MaximZhestkov;

Vídeo 2: GALAXY GATES (Directed by Oilhack & Thomas Blanchard) 4K.

Vídeo:Marin Alsop: Um dia na Osesp.

VIEIRA, Lia B. A construção do professor de música: o modelo conservatorial na formação e atuação do professor de música em Belém do Pará. Campinas – SP. s.n. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas; Campinas. 2000. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo geral

Estudar os conceitos de gênero e corpo em suas interfaces com o campo da Educação Musical.

 

Objetivos específicos

- Explicitar e promover conteúdos e reflexões sobre o amalgamento entre Educação Musical, masculinidade, feminilidade, transgeneridade e heteronormatividade; 

- em meio às concepções e constituições de corpo,demonstrar como certas normas sociais, em diferençase hierarquias,configuram relações de poder, produzem diversidade econstituem sensibilidades, subjetividades e sentidos musicais;

- demonstrar, a partir dos conceitos de Educação Musical, Gênero e Corpo, como fluxos de identidades e performatividades se materializam em vivências e performances musicais;

- em meio às questões contemporâneas, demonstrar como os sentidos musicais, tanto de senso comum quanto de senso crítico, a partir das noções de gênero e de corpo, são culturalmente e sócio historicamente constituídos, e mostrar que refletir sobre música, em meio a isto, demanda um olhar ao mesmo tempo crítico e compreensivo. Outras categorias como raça, classe, juventude e religião também serão elencadas às reflexões.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

1. Participação nas discussões e diálogos em aula

2. Elaboração de texto

Cronograma (Plano de Aula)

A definir

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas dialogadas com base em leituras prévias

Observação (Plano de Aula)

Essa disciplina será ministrada em parceria com o Prof. Jorge Luiz Schroeder e o doutorando Hugo Romano Mariano, com base em sua pesquisa de doutorado.