Turma MU049 - Introdução à Pesquisa - Turma C

Código / Turma

MU049 C

Nome

Introdução à Pesquisa

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Suzel Ana Reily

Ementa (Catálogo da DAC)

Referenciais teóricos e metodológicos básicos com revisão da Língua Portuguesa e realização de projeto de pesquisa no campo da música. Leitura e escrita de textos acadêmicos. Elaboração de projeto de pesquisa com definição de objetivo, objeto de estudo, metodologia, cronograma, bibliografia, conforme padrões vigentes.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

CHIZZOTTI, Antonio. “A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios”. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, No 2: 221-36, 2003.

FREIRE, Vanda L. B (org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
FREIRE, Vanda L. B.; CAVAZOTTI, André. Música e pesquisa - novas abordagens. Belo Horizonte:  Escola de Música da UFMG, 2007.

FREIRE, Vanda L. B (org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

GIL, Antonio Carlos. “Como Classificar as Pesquisas”.

GOMES, Mércio Pereira. Antropologia. São Paulo: Contexto, 2008. (“Metodologia”), p. 53-67

LÜHNING, Angela. “Etnomusicologia brasileira como etnomusicologia participative: inquietudes em relação às músicas brasileiras. In TUGNY, Rosângel Pereira; QUEIROZ, Ruben Caixeta de (orgs.), Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 15-36, 2006.

MORAES, José Geraldo Vinci de. “História e música: canção popular e conhecimento histórico”. Revista Brasileira de História, v. 20, nº 39, p. 203-221, 2000

PRASS, Luciana. “‘Tem que vir aqui prá saber’: o fazer de uma etnografia musical em três comunidades quilombolas gaúchas”. In LUCAS, Maria Elizabeth (org.), Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade musical. Porto Alegre: Marcavisual, p. 285-301, 2013

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: Perspectivas para o campo da etnomusicologia. Claves, 2: 87-98, 2006.

SALGADO, José Alberto. “Questões de método e interlocução em pesquisas com práticas de música”. El Oído Pensante v. 2, No 2, p. 2-18, 2014

SCHROEDER, Silvia C. N.; SCHROEDER, Jorge L. Música e Ciências Humanas. Revista Pro-Posições (Unicamp), Campinas, v.15, n.1, p.209-216, 2004.
ZAMBOLDI, Silvio. A pesquisa em arte – um paralelo entre arte e ciência. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2001

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivos gerais:

Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos sobre uma pesquisa acadêmica na área de Ciências Humanas e, mais especificamente, sobre a pesquisa nos “Estudos Musicais” (Musicologia Histórica, Etnomusicologia, Estudos da Música Popular, sociologia/Antropologia da Música), fazendo com que sejam capazes de esboçar um projeto de pesquisa ao final da disciplina. 

 

Objetivos específicos:

  • apresentar tipos diversos de pesquisa científica e suas especificidades;
  • levar os alunos a conhecer as normas da ABNT;
  • apresentar os conteúdos formais de um projeto de Iniciação Científica; 
  • levar os alunos a fazerem o esboço de um projeto de pesquisa;
  • apresentar eventos da área de Música, Musicologia, Etnomusicologia e Estudos da Música Popular no Brasil e no exterior.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Os alunos deverão:

  • participar dos debates, realizando previamente a leitura dos textos indicados (10%);
  • fazer uma apresentação oral do projeto no final do semestre (20%);
  • confeccionar, ao longo do semestre, o esboço de um projeto de pesquisa que depois será apresentado como trabalho final (70%)

Critérios de avaliação dos projetos:

  • Coerência e viabilidade do projeto;
  • Relevância do projeto para a compreensão de algum domínio da pesquisa em música;
  • Demonstração de leitura e uso de literatura na construção da justificativa e da metodologia;
  • Bibliografia e referências no texto (ver ABNT);

Critérios para a avaliação das apresentações orais:

  • Estava preparado/a?
  • A exposição foi clara?
  • Ateve-se aos 10 minutos?
  • Respondeu as perguntas dos colegas com segurança?

Cronograma (Plano de Aula)

Conteúdo Programático

  1. A pesquisa científica e não científica
  2. A perspectiva teórica e o objeto da pesquisa: diferentes abordagens metodológicas
  3. Tipos de pesquisa acadêmica e suas especificidades formais
  4. As normas da ABNT e a formatação de um trabalho acadêmico
  5. A leitura e a escrita acadêmicas: artigo científico e projeto de pesquisa
  6. A divulgação da pesquisa científica: eventos e materiais da ABET, ANPPOM e ISME, entre outros.

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina envolve aulas expositivo-interativas, com a utilização de recursos multimídia, consulta a vasto material bibliográfico e estudos em grupo.

Observação (Plano de Aula)

em branco