Turma MU219 - Pedagogia e Didática Musical II - Turma A
MU219 A
Pedagogia e Didática Musical II
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicados à música.Uso de recursos das tecnologias de informação e comunicação empregados na música e no ensino de música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Métodos ativos de musicalização dos seguintes músicos e educadores musicais: Emile Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály e Carl Orff;
- Estratégias de ensino musical para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio;
- Aplicações da bibliografia ao campo de observação da prática de ensino.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BRITO, Teça Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Unesp, 2005.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. (Org.). Pedagogias em educação musical. 1 ed. Curitiba: IBPEX, 2010.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivos gerais da disciplina
Proporcionar aos alunos o estudo de aspectos relevantes da teoria e da prática pedagógica musical. Estimular a reflexão sobre as diversas formas de musicalização e sobre métodos ativos de ensino musical. Enfatizar a grande diversidade de recursos a serem utilizados pelo educador musical.
Objetivos específicos
- Estudar métodos ativos de musicalização que instrumentalizem o(a) educador(a) musical para a sua prática nas mais diversas situações de ensino;
- Explorar formas de transmissão do conhecimento musical nos diversos espaços de atuação do educador musical.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O aluno deverá:
- observar e registrar os aspectos relevantes relacionados às ações educativas e ao campo em que desenvolve sua prática de ensino.
- apresentar seminário sobre um dos métodos ativos de musicalização estudados
- participar das discussões e atividades em sala de aula
A avaliação será contínua e levará em consideração o desempenho global do aluno, considerando:
- participação (1,0)
- estudos extraclasse (leituras e preparação do material a ser desenvolvido no espaço de atuação de prática de ensino; comprometimento no espaço de prática de ensino) (2,5)
- desempenho nas avaliações 1 e 2 (2,0) e Seminário (3,5)
- relato de aula (1 por semestre) e autoavaliação (1,0)
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
A disciplina será desenvolvida em forma de aulas expositivas e interativas, com propostas de estudos individuais e trabalhos em grupo, debates e apresentação de seminários. Durante todo o semestre, os alunos deverão realizar 4 horas semanais de observação extra-classe em espaços de ensino musical ou de arte-educação.
Observação (Plano de Aula)
As quatro horas semanais de prática de ensino extraclasse deverão ser desenvolvidas preferencialmente em duplas ou trios. O espaço de atuação deverá ser definido impreterivelmente até o final do primeiro mês de aulas, de comum acordo com a professora da disciplina.