Turma MU219 - Pedagogia e Didática Musical II - Turma A

Código / Turma

MU219 A

Nome

Pedagogia e Didática Musical II

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicados à música.Uso de recursos das tecnologias de informação e comunicação empregados na música e no ensino de música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • Métodos ativos de musicalização dos seguintes músicos e educadores musicais: Emile Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály e Carl Orff;
  • Estratégias de ensino musical para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio;
  • Aplicações da bibliografia ao campo de observação da prática de ensino.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BRITO, Teça Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Unesp, 2005. 

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. (Org.). Pedagogias em educação musical. 1 ed. Curitiba: IBPEX, 2010.

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivos gerais da disciplina

Proporcionar aos alunos o estudo de aspectos relevantes da teoria e da prática pedagógica musical. Estimular a reflexão sobre as diversas formas de musicalização e sobre métodos ativos de ensino musical. Enfatizar a grande diversidade de recursos a serem utilizados pelo educador musical. 

 

Objetivos específicos

  1. Estudar métodos ativos de musicalização que instrumentalizem o(a) educador(a) musical para a sua prática nas mais diversas situações de ensino;
  2. Explorar formas de transmissão do conhecimento musical nos diversos espaços de atuação do educador musical.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

O aluno deverá: 

  • observar e registrar os aspectos relevantes relacionados às ações educativas e ao campo em que desenvolve sua prática de ensino. 
  • apresentar seminário sobre um dos métodos ativos de musicalização estudados
  • participar das discussões e atividades em sala de aula

A avaliação será contínua e levará em consideração o desempenho global do aluno, considerando:

  • participação (1,0)  
  • estudos extraclasse (leituras e preparação do material a ser desenvolvido no espaço de atuação de prática de ensino; comprometimento no espaço de prática de ensino) (2,5)
  • desempenho nas avaliações 1 e 2 (2,0) e Seminário (3,5)
  • relato de aula (1 por semestre) e autoavaliação (1,0)

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida em forma de aulas expositivas e interativas, com propostas de estudos individuais e trabalhos em grupo, debates e apresentação de seminários. Durante todo o semestre, os alunos deverão realizar 4 horas semanais de observação extra-classe em espaços de ensino musical ou de arte-educação.

Observação (Plano de Aula)

As quatro horas semanais de prática de ensino extraclasse deverão ser desenvolvidas preferencialmente em duplas ou trios. O espaço de atuação deverá ser definido impreterivelmente até o final do primeiro mês de aulas, de comum acordo com a professora da disciplina.