Turma MU271 - Composição II - Turma A
MU271 A
Composição II
Kelly Cristina Silva
Para esta disciplina haverá aulas semanais para apresentação, discussão de conteúdo da disciplina e apresentação dos trabalhos dos alunos. Materiais pedagógicos e tarefas serão depositadas no Google Classroom, assim como correção dos trabalhos.
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Trabalhar noções de composição a partir de modelos sonoros, análise/desconstrução, reescrita e transcriação musical, princípios criativos da música recente
noções de rescrita e transcriação (de modelos naturais ou ambientais) a partir de análise de repertório musical e a partir de sonoridades naturais e culturais. Repertório de referência dos compositores Silvio Ferraz, Eli-Eri Moura, Thomas Àdes, Michael Finissy, Messiaen, Berio, Denise Garcia, François Bernard Mâche, Sciarrino
Bibliografia (Catálogo da DAC)
FERRAZ, Silvio.A fórmula da reescritura. Anais do III Seminário Música Ciência e Tecnologia:Sonologia, ECA/USP, 2008. ISSN: 1982-9604, Acessível em: http://www2.eca.usp.br/smct/ojs/index.php/smct/article/view/40
____________. De Tinnitus a Itinerário do Curvelo. Anais do Congresso da ANPPOM 2007. Acessível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/composicao/comp_SFerraz.pdf
Caesar, Rodolfo. A Confluência em Tinitus. Acessível em: https://www.academia.edu/1489486/A_conflu%C3%AAncia_em_Tinnitus
Sciarrino, Salvatore. Mozart Svelato? Una possibile ricostruzione del suo metodo compositivo. Rivista Italiana di Musicologia, Vol.27 nº1/2, pp.205-224 (1992. Acessível em: https://www.jstor.org/stable/24320808
Eli-Eri Moura. Processo Composicional de Desfragmentação. Anais do XVI Congresso da ANPPOM 2006. Acessível em: http://www.ufpb.br/compomus/contents/menu/quem-somos
PIERMARTIRI, Leonardo. Luciano Berio’s Naturale: a story combining Folk Music and Art Music. University of Maryland: Tese de DMA, 2013.
FERRAZ, Siolvio; TEIXEIRA, William. Heterogenesis in Musicla Rewriting and (Re)Performance. Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2018, ISSN 2525-5541, pp.190-202.
ANGIUS, Marco. Salvatore Sciarrino sulla Coscienza compositova/a cura di Marco Angius
GARCIA, Denise. Modelos Perceptivos na Música Eletroacústica. Pontifícia Universidade Católica: Tese de Doutorado, 1998.
MAHNKOPF, Claus-Steffen. The inclusion of the Non-Own. In Musical Material Today, Hoheim: Wolker Verlag, 2012.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Trabalhar noções de composição a partir de modelos sonoros, análise/desconstrução, reescrita e transcriação musical, princípios criativos da
música recente
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Exercícios composicionais desenvolvidos ao longo do semestre e composição de uma peça no final do semestre
Cronograma (Plano de Aula)
- noção de reescrita a partir de texto de Silvio Ferraz, analisando as obras de referência
- outras abordagens de reescrita por outros autores (eli-Eri Moura, Michael Finissy, Sciarrino, Claus Steffens Mahnkopf))
- modelos sonoros/transcriação - Messiaen, François Bernard Mâche, Denise Garcia
Metodologia (Plano de Aula)
Leitura de artigos teóricos e análise de repertório de referência, análise e transcrição de sons naturais para proposição de exercícios composicionais semanais