Turma MU290 - História da Música Brasileira II - Turma A

Código / Turma

MU290 A

Nome

História da Música Brasileira II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

 

 

 

 

 

 

Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Ementa (Catálogo da DAC)

História da música de concerto e de outras manisfestações musicais no Brasil do período colonial aos dias de hoje.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

História da Música erudita brasileira dos séculos XX e XXI.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro. F. Briguiet, 1942. 2ª ed.

ALVARENGA, Oneyda. Mário de Andrade, um pouco. São Paulo. José Olympio/SCET-CEC, 1974.

ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. São Paulo. Martins, 1981.

_________.  Aspectos da Música Brasileira. Belo Horizonte/Rio de Janeiro. Vila Rica ed. Reunidas, 1991.

_________. Dicionário Musical Brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia. Brasília: Ministério da Cultura; São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros. Editora da Universidade de São Paulo, 1989. (Coleção Reconquista do Brasil, 2. série; v. 162)

_________.  Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo. Martins/INL, 1972.

_________. Música do Brasil. Curitiba. Ed. Guaíra, 1941.

__________. O Movimento Modernista. Rio de Janeiro. Casa do Estudante, 1942.

AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. Bibliografia Musical Brasileira. Colab. Cleofe Person de Matos e Mercedes Moura Reis. Rio de Janeiro. Instituto Nacional do Livro, 1952.

_________. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro. José Olympio, 1956.

BARBOSA, Valdinha. Radamés Gnatalli: o eterno experimentador. INM, 1985.

BEHAGUE, Gerard. Popular musical currents in the art music of the early nacionalist period in razil circa 1870-1920. (tese de doutorado). St. Louis, Tulane University. 1966.

 _________. Music in Latin American. New Jersey.Prentice Hall, 1979.

CHAGAS, Paulo Cesar de Amorim. Luciano Gallet via Mário de Andrade. FUNARTE, 1979.

COLI, Jorge. Música Final: Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo Musical. Campinas. Editora da UNICAMP, 1998.

CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia. São Paulo. Novas Metas, 1985.

ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA. São Paulo. Art Editora, 1998.2a edição.

MANNIS, J.A. & NOGUEIRA, L.W.M. MUSICON – Guia da Música Contemporânea Brasileira. Campinas. CDMC-Brasil/UNICAMP, 1998. 2a ed. revista e ampliada

MARIZ, Vasco. Dicionário bio-bibliográfico musical. Rio de Janeiro. Kosmos, 1948.

_________.   História de Música Brasileira.  3ª ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2000.

_________.  Heitor Villa-Lobos.  Rio de Janeiro. Ministério das Relações Exteriores, 1947.

_________.  A Canção de Câmara no Brasil. Porto. Progredidor, 1948.

_________.  (org.) Francisco Mignone: o homem e a obra. Rio de Janeiro. FUNARTE / Editora da UERJ, 1997.

REIS, Carlos Eduardo de O . O grupo Música Viva: uma reflexão (...). T/PUC/SP. [IFCH]

SCHIC, Anna Stela. La dance du indien blanche.

SQUEFF, E. Reflexões sobre um mesmo tema. In O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira: Música. São Paulo. Brasiliense, 1983.

TINHORÃO, José Ramos. Música Popular de Índios, Negros e Mestiços. Petrópolis. Vozes, 1972.

__________. Música Popular. Os sons que vem da rua. São Paulo. 1976.

__________. Pequena História da Música Popular: da modinha à Canção de Protesto.  5ª ed. São Paulo. Art Editora, 1986.

WISNISCK, José Miguel. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22. São Paulo, Duas Cidades, 1977.

__________. Getúlio da Paixão Cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira: Música. São Paulo. Brasiliense, 1983.

 

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do semestre o aluno deverá ter estudado a música brasileira erudita desde o início do século XX até o presente, identificando como os diversos conflitos do período acabaram por influenciar a composição e a prática musicais no Brasil, envolvendo questões como  industrialização, modernidade, guerras mundiais, guerra fria, processos tecnológicos, bem como a utilização de elementos nacionais na composição musical, em oposição à música mais cosmopolita. O aluno deverá também ter ampliado seus conhecimentos relativos à musicologia brasileira.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Trabalhos escritos, avaliações diversas e seminários. Serão avaliadas a qualidade dos trabalhos apresentados, bem como o empenho dos alunos nas atividades do curso.

 

 

 

 

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

O cronograma será apresentado no início do semestre letivo.

Os alunos deverão apresentar trabalhos em grupo durante o semestre, em data a ser decidida conjuntamente, e no final do curso haverá apresentação de um trabalho individual.

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

A metodologia será, em parte, baseada em aulas expositivas, sempre acompanhadas por bibliografia e material audiovisual, de forma a suscitar discussões e debate entre os alunos. Outra parte do curso ocorrerá baseada em seminários apresentados pelos alunos sobre os temas relativos à música brasileira dos séculos XX e XXI. Como ferramenta de mediação docente/discente será utilizada a plataforma Google Classroom, que oferece uma boa interface para inserção de material didático, diálogo com os alunos, aplicação de exercícios, avaliações etc. Haverá também um trabalho individual a ser apresentado no fim do semestre. 

 

 

 

 

 

 

Observação (Plano de Aula)