Turma MU290 - História da Música Brasileira II - Turma A
MU290 A
História da Música Brasileira II
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
História da música de concerto e de outras manisfestações musicais no Brasil do período colonial aos dias de hoje.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
História da Música erudita brasileira dos séculos XX e XXI.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro. F. Briguiet, 1942. 2ª ed.
ALVARENGA, Oneyda. Mário de Andrade, um pouco. São Paulo. José Olympio/SCET-CEC, 1974.
ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. São Paulo. Martins, 1981.
_________. Aspectos da Música Brasileira. Belo Horizonte/Rio de Janeiro. Vila Rica ed. Reunidas, 1991.
_________. Dicionário Musical Brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia. Brasília: Ministério da Cultura; São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros. Editora da Universidade de São Paulo, 1989. (Coleção Reconquista do Brasil, 2. série; v. 162)
_________. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo. Martins/INL, 1972.
_________. Música do Brasil. Curitiba. Ed. Guaíra, 1941.
__________. O Movimento Modernista. Rio de Janeiro. Casa do Estudante, 1942.
AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. Bibliografia Musical Brasileira. Colab. Cleofe Person de Matos e Mercedes Moura Reis. Rio de Janeiro. Instituto Nacional do Livro, 1952.
_________. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro. José Olympio, 1956.
BARBOSA, Valdinha. Radamés Gnatalli: o eterno experimentador. INM, 1985.
BEHAGUE, Gerard. Popular musical currents in the art music of the early nacionalist period in razil circa 1870-1920. (tese de doutorado). St. Louis, Tulane University. 1966.
_________. Music in Latin American. New Jersey.Prentice Hall, 1979.
CHAGAS, Paulo Cesar de Amorim. Luciano Gallet via Mário de Andrade. FUNARTE, 1979.
COLI, Jorge. Música Final: Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo Musical. Campinas. Editora da UNICAMP, 1998.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia. São Paulo. Novas Metas, 1985.
ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA. São Paulo. Art Editora, 1998.2a edição.
MANNIS, J.A. & NOGUEIRA, L.W.M. MUSICON – Guia da Música Contemporânea Brasileira. Campinas. CDMC-Brasil/UNICAMP, 1998. 2a ed. revista e ampliada
MARIZ, Vasco. Dicionário bio-bibliográfico musical. Rio de Janeiro. Kosmos, 1948.
_________. História de Música Brasileira. 3ª ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2000.
_________. Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro. Ministério das Relações Exteriores, 1947.
_________. A Canção de Câmara no Brasil. Porto. Progredidor, 1948.
_________. (org.) Francisco Mignone: o homem e a obra. Rio de Janeiro. FUNARTE / Editora da UERJ, 1997.
REIS, Carlos Eduardo de O . O grupo Música Viva: uma reflexão (...). T/PUC/SP. [IFCH]
SCHIC, Anna Stela. La dance du indien blanche.
SQUEFF, E. Reflexões sobre um mesmo tema. In O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira: Música. São Paulo. Brasiliense, 1983.
TINHORÃO, José Ramos. Música Popular de Índios, Negros e Mestiços. Petrópolis. Vozes, 1972.
__________. Música Popular. Os sons que vem da rua. São Paulo. 1976.
__________. Pequena História da Música Popular: da modinha à Canção de Protesto. 5ª ed. São Paulo. Art Editora, 1986.
WISNISCK, José Miguel. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22. São Paulo, Duas Cidades, 1977.
__________. Getúlio da Paixão Cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira: Música. São Paulo. Brasiliense, 1983.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do semestre o aluno deverá ter estudado a música brasileira erudita desde o início do século XX até o presente, identificando como os diversos conflitos do período acabaram por influenciar a composição e a prática musicais no Brasil, envolvendo questões como industrialização, modernidade, guerras mundiais, guerra fria, processos tecnológicos, bem como a utilização de elementos nacionais na composição musical, em oposição à música mais cosmopolita. O aluno deverá também ter ampliado seus conhecimentos relativos à musicologia brasileira.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Trabalhos escritos, avaliações diversas e seminários. Serão avaliadas a qualidade dos trabalhos apresentados, bem como o empenho dos alunos nas atividades do curso.
Cronograma (Plano de Aula)
O cronograma será apresentado no início do semestre letivo.
Os alunos deverão apresentar trabalhos em grupo durante o semestre, em data a ser decidida conjuntamente, e no final do curso haverá apresentação de um trabalho individual.
Metodologia (Plano de Aula)
A metodologia será, em parte, baseada em aulas expositivas, sempre acompanhadas por bibliografia e material audiovisual, de forma a suscitar discussões e debate entre os alunos. Outra parte do curso ocorrerá baseada em seminários apresentados pelos alunos sobre os temas relativos à música brasileira dos séculos XX e XXI. Como ferramenta de mediação docente/discente será utilizada a plataforma Google Classroom, que oferece uma boa interface para inserção de material didático, diálogo com os alunos, aplicação de exercícios, avaliações etc. Haverá também um trabalho individual a ser apresentado no fim do semestre.
Observação (Plano de Aula)