Turma MU460 - História da Música II - Turma A

Código / Turma

MU460 A

Nome

História da Música II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

 

 

 

 

 

 

Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo sistematizado dos principais elementos teóricos, estéticos e filosóficos da história da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

História da Música no período barroco, de c. 1600 a 1750.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

EM PORTUGUÊS:
CANDÉ, R. de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (2 vol.)
_______. Abertura para uma discoteca. São Paulo: Escuta, 2001.
COSTA, Ligiana. Cartas de Claudio Monteverdi. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FUBINI, Enrico. Estética da Música. Lisboa: Edições 70, 2008..
GROUT, D. & PALISCA, C. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2001.
HARNONCOURT, Nikolaus. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
------------. O diálogo usicaç: Monteverdi, Bach e Mozart. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
KENDALL, Alan. The chronicle of classical music: An intimate Diary of the Lives and Music of
the Great Composers. London: Thames & Hudson, 2006.
KIEFER, Bruno. História e Significado das Formas Musicais. Porto Alegre. Ed. Movimento
KOBBÉ. O livro completo da ópera. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
MASSIN, J. & B. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1997.
MENUHIN, Y. & DAVIS, C. W. A Música do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Lisboa: Gradiva, 2007. 2 vol.
PAHLEN, K. História Universal da Música. São Paulo : Melhoramentos, 1963.
RAYNOR, Henry. História Social da Música da Idade Média à Beethoven. Rio de Janeiro:
Editora Guanabara, 1981.
SADIE, Stanley (org.). Dicionário Grove de Música – Edição Concisa. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1994
SCHONBERG, Harold C. A vida dos grandes compositores. São Paulo: Novo século, 2010.
TRANCHEFORT, F.-R. Guia da Música Sinfônica. Nova Fronteira, 1991
* CARPEAUX, Otto Maria. Uma nova história da música. Rio de Janeiro: Alhambra,1977. 4.a
ed. (com ressalvas)
EM INGLÊS / ESPANHOL
ARNOLD, D. (ed.). The Oxford Companion of Music. Oxford: Oxford University Press, 1984
BUKOFZER, M. Music in the Baroque era. New York: W. W. Norton, 1947.
BURKHOLDER,P., GROUT, J. & PALISCA, C. A history of Western Music. New York :
W.W.Norton, 2005. 7ª. ed.
CROCKER, R. A History of Music. New York: McGraw-Hill, c. 1966.
LANG, P. H. Music in Western Civilization. New York-London : W. W. Norton,1997.
LEUCHTER, Erwin. La história de la música como reflejo de la evolución cultural. Buenos Aires:
Ricordi Americana, 1946.
NEWMAN, William. The sonata in the baroque era. New York-London : W. W. Norton,1972. 4a.
ed.
ORREY, Leslie. Opera: a concise history. London: Thames and Hudson, 1987.
PALISCA, C. Baroque Music. New Jersey: Prentice-Hall, 1991. 3a. ed.
ROSEN, C. The Classical Style. New York: W. W. Norton, 1972.
SADIE, Stanley (org). The New Grove Dictionary of music and musicians. Londres: Mac Millan
Press.
RUSHTON, JULIAN. Classical music : Thames and Hudson, 1986.
SACHS, Curt. The History of Musical Instruments . New York , W. W, Norton.
STEHMAN, J. História da Música Européia: das origens até nossos dias. Lisboa: Bertrand,
1979.
STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. New York/8London: W. W. Norton , 1938.
ULRICH, H. & PISK, P. A history of Music and Musical Style. New York: Harcourt Brace
Jovanovinch, c. 1963.
WEISS, Piero & Taruskin, Richard. Music in the Western World: a history in documents. New
York: Schirmer Books, 1984.

 

 

 

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina aborda a música do período barroco, entre os anos de 1600 a 1750, no qual a música foi aos poucos agregando elementos importantes como tonalidade, harmonia e temperamento, entre outros. Neste contexto, ao final do semestre a turma deverá ter conhecimento sobre as transformações que ocorreram nesse período e que foram fundamentais para a música dos séculos seguintes. Em todas as aulas será dada prioridade a audições críticas, de modo que a turma possa perceber como os conceitos estético-filosóficos da época se expressaram na música, além de incentivar o desenvolvimento de uma audição musical mais apurada.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Testes, avaliações diversas e seminários. Será avaliada a capacidade e empenho do aluno na realização das tarefas designadas. Haverá uma avaliação durante o semestre e, ao final do semestre o aluno deverá apresentar um trabalho escrito.

 

 

 

 

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

No decorrer do semestre haverá aulas expositivas, seguidas de discussões e leituras, bem como seminários e apresentações realizadas pela turma. As datas destas atividades serão definidas no início das aulas, de acordo com as possibilidades da turma.

Haverá um trabalho individual a ser entregue no fim do semestre. 

 

 

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

A metodologia consta de algumas aulas expositivas, subsidiadas por materiais audiovisuais e bibliografia, além de apresentações que serão realizadas pelos alunos no decorrer do semestre. Como ferramenta de mediação docente/discente será utilizada a plataforma Google Classroom, que oferece uma boa interface para inserção de material didático, diálogo com os alunos, aplicação de exercícios, avaliações etc. Durante as aulas haverá também apresentação de conteúdos em vídeo, que devem resultar em discussões e trabalhos. Ao final do semestre os alunos deverão apresentar um trabalho individual.

 

 

 

 

Observação (Plano de Aula)