Turma AP203 - Pintura II - Turma A
AP203 A
Pintura II
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Fundamentos da linguagem pictórica: composição e relações cromáticas. Estudo das formas de representação da imagem.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Desdobramentos do estudo das Teorias da Cor e da matéria em pintura;
- Estudos da luz natural e artificial sobre as formas estruturadas por meio da linguagem pictórica;
- Questões da sintaxe da linguagem pictórica;
- Os recursos da linguagem da pintura na cor e na composição da ação da luz por meio de filtros, velaturas e esfumato;
- Relação Figura e Fundo;
- Questões compositivas e Relação Cromática;
- Processos da criação artística a partir de temáticas variadas;
- Processos do preparo e aplicação de pigmentos; planejamento cromático da paleta;
- A escolha do material pictórico e as várias possibilidades da técnica mista na pintura, colagens, intervenções físicas no suporte;
- Estudo da produção de artistas pertinentes aos objetivos do semestre e seus processos de criação;
- Introdução ao uso dos Materiais: guache, aquarela, lápis de cor, tempera, pastel seco e oleoso, anilinas e pesquisa com pigmentos naturais (casca de ovo, conchas, pedras, terra, café,chás, flores, etc); tipos e pinceis: chatos, redondos e finos. Suas aplicações e efeitos resultantes.
- Introdução à montagem de telas: chassis, tecidos e bases naturais e sintéticas.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALAIN-BOIS, Yves. A pintura como modelo. SP: Ed. Martins Fontes, 2009.
ALBERS, Josef. A interação da cor. SP: Martins Fontes, 2009.
_______. Formulation: Articulation. Londres: Thames and Hudson, 2006.
BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. SP: DIFEL, 1985.
CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. SP: Martins Fontes, 1996.
COLE, Alison. Cor. SP: Ed. Manola, 1984.
FRASER, Tom. O guia completo da cor. SP: Senac, 2007.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. SP: Annablume, 2000.
ITTEN, Johannes. The art of color. The subjective experience and objective racional of color. NY:
Van Nostrand Reinhold company, s/d.
MIRÓ, Joan. A cor dos meus sonhos: entrevistas com Georges Raillard. SP: Estação Liberdade, 1989.
SCHLEMMER, Oskar. Man. Londres: Bauhaus Book, 1971.
SCHAPIRO, Meyer. Mondrian. A dimensão humana da pintura abstrata. SP: Cosac & Naif, 2001.
OSTROWER, Faiga. Universos da arte. RJ: Campos Ed., 1983.
VARICHON, Anne. Colors. What they mean and how to make them. NY, Abrams, 1994.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundar as questões das teorias da cor, materiais e composição na criação pictórica de forma a ampliar a investigação do preparo da paleta de cores e das possíveis aplicações dos pigmentos.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação das qualidades expressivas dos trabalhos práticos realizados durante o semestre;
Avaliação da qualidade da pesquisa teórica de leituras, seminários, entrevistas, debates, etc realizados durante o semestre bem como do formato de sua apresentação;
Participação do aluno em sala de aula;
Envolvimento nas propostas individuais e coletivas apresentadas no semestre;
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas e teóricas baseadas na leitura de textos específicos e gerais, imagens e conceitos de artistas sobre pintura. Orientação e analise crítica individual e coletiva dos trabalhos realizados em sala de aula; visitas a exposições, eventos e ateliês de artistas acompanhadas de relatórios. Organização e apresentação de seminários envolvendo a reflexão crítica sobre a produção pictórica dos principais representantes pertinentes a esse programa.