Turma AP203 - Pintura II - Turma A

Código / Turma

AP203 A

Nome

Pintura II

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ernesto Giovanni Boccara

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos da linguagem pictórica: composição e relações cromáticas. Estudo das formas de representação da imagem.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Desdobramentos do estudo das Teorias da Cor e da matéria em pintura;

- Estudos da luz natural e artificial sobre as formas estruturadas por meio da linguagem pictórica;

- Questões da sintaxe da linguagem pictórica;

- Os recursos da linguagem da pintura na cor e na composição da ação da luz por meio de filtros, velaturas e esfumato;

- Relação Figura e Fundo;

- Questões compositivas e Relação Cromática;

- Processos da criação artística a partir de temáticas variadas;

- Processos do preparo e aplicação de pigmentos; planejamento cromático da paleta;

- A escolha do material pictórico e as várias possibilidades da técnica mista na pintura, colagens, intervenções físicas no suporte;

- Estudo da produção de artistas pertinentes aos objetivos do semestre e seus processos de criação;

- Introdução ao uso dos Materiais: guache, aquarela, lápis de cor, tempera, pastel seco e oleoso, anilinas e pesquisa com pigmentos naturais (casca de ovo, conchas, pedras, terra, café,chás, flores, etc); tipos e pinceis: chatos, redondos e finos. Suas aplicações e efeitos resultantes.

- Introdução à montagem de telas: chassis, tecidos e bases naturais e sintéticas.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALAIN-BOIS, Yves. A pintura como modelo. SP: Ed. Martins Fontes, 2009.

ALBERS, Josef. A interação da cor. SP: Martins Fontes, 2009.

_______. Formulation: Articulation. Londres: Thames and Hudson, 2006.

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. SP: DIFEL, 1985.

CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. SP: Martins Fontes, 1996.

COLE, Alison. Cor. SP: Ed. Manola, 1984.

FRASER, Tom. O guia completo da cor. SP: Senac, 2007.

GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. SP: Annablume, 2000.

ITTEN, Johannes. The art of color. The subjective experience and objective racional of color. NY:

Van Nostrand Reinhold company, s/d.

MIRÓ, Joan. A cor dos meus sonhos: entrevistas com Georges Raillard. SP: Estação Liberdade, 1989.

SCHLEMMER, Oskar. Man. Londres: Bauhaus Book, 1971.

SCHAPIRO, Meyer. Mondrian. A dimensão humana da pintura abstrata. SP: Cosac & Naif, 2001.

OSTROWER, Faiga. Universos da arte. RJ: Campos Ed., 1983.

VARICHON, Anne. Colors. What they mean and how to make them. NY, Abrams, 1994.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar as questões das teorias da cor, materiais e composição na criação pictórica de forma a ampliar a investigação do preparo da paleta de cores e das possíveis aplicações dos pigmentos.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação das qualidades expressivas dos trabalhos práticos realizados durante o semestre;

Avaliação da qualidade da pesquisa teórica de leituras, seminários, entrevistas, debates, etc realizados durante o semestre bem como do formato de sua apresentação;

Participação do aluno em sala de aula;

Envolvimento nas propostas individuais e coletivas apresentadas no semestre;

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e teóricas baseadas na leitura de textos específicos e gerais, imagens e conceitos de artistas sobre pintura. Orientação e analise crítica individual e coletiva dos trabalhos realizados em sala de aula; visitas a exposições, eventos e ateliês de artistas acompanhadas de relatórios. Organização e apresentação de seminários envolvendo a reflexão crítica sobre a produção pictórica dos principais representantes pertinentes a esse programa.

Observação (Plano de Aula)

em branco