Turma AP404 - Desenho Artístico IV - Turma A

Código / Turma

AP404 A

Nome

Desenho Artístico IV

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Sérgio Niculitcheff

Ementa (Catálogo da DAC)

Da observação à construção: a estruturação do desenho como pensamento visual e seus sistemas de representação no período contemporâneo. Desenvolvimento da pesquisa de materiais e suportes. Aprofundamento das questões desenvolvidas na disciplina Desenho Artístico III.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Pesquisa de suportes e materiais. Procedimentos artísticos; cores, texturas, escalas, etc. Desenvolvimento de projeto individuai expandindo o desenho nas suas múltiplas possibilidades. Investigação autoral buscando a linguagem individual e a pesquisa relacionada aos diferentes enfoques do desenho dentro da história da arte, estudo e pratica da linguagem do desenho como meio artístico dentro da contemporaneidade.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. 12. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

DERDYK, Edith (org.). Disegno.Desenho.Desígnio. São Paulo: Ed. Senac, 2007.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes,1999.

HOLM, Anna Marie. Fazer e Pensar Arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005.

GOMBRICH, E.H. Arte e Ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processos de criação artística. São Paulo: Annablume, 1998.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Compreender, exercitar e aprofundar o conhecimento do desenho por meio da linguagem visual e da história da arte.

- Desenvolver o conhecimento sensível a partir da práxis do desenho, da memória e observação, percepção e intuição.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

As avaliações levarão em conta o processo e a produção individual de cada aluno no decorrer do curso, sob os seguintes aspectos; criatividade, aproveitamento, rendimento e dedicação assiduidade do aluno em classe. Entrega de relatório com memorial descritivo na apresentação do trabalho final.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Realização de exercícios práticos propostos com acompanhamento individual. Apresentação de artistas e obras indicadas compatíveis aos exercícios propostos e ao conteúdo da disciplina. Apresentação de relatório com memorial descritivo dos projetos individuais.

Observação (Plano de Aula)

em branco