Turma AP498 - História da Arte IV - Turma A
AP498 A
História da Arte IV
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina acompanha e discute as transformações ocorridas na produção artística europeia, a partir da produção apresentada por Manet até o desenvolvimento das vanguardas históricas no começo do Século XX. Leitura e análise críticas de textos pertinentes ao período. Desenvolvimento de Seminários.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
aula 1. Apresentação da disciplina. Sobre o Orientalismo e a representação do nu feminino
aula 2. Delacroix e o romantismo francês
aula 3. Dois realismos: Géricault e Courbet
aula 4. Manet: pintor da vida moderna?
aula 5. Considerações sobre o Impressionismo. A pintura de Monet e Renoir
aula 6. Degas e a fotografia. O estatuto da fotografia na seguna metade do século XIX
aula 7. Para além do Impressionismo: a obra de Paul Cézanne. Sobre o Japonismo
aula 8. Van Gogh e Toulouse-Lautrec
aula 9. Mulheres artistas no século XIX: Mary Cassat e Berthe Morrisot
Aula 10. Gauguin, a noção de primitivismo e os primeiros museus etnográficos na Europa: a exposição do "Outro"
aula 11. Movimento de Artes e Ofícios na Inglaterra. Os pré-rafaelitas. As primeiras Exposições Universais.
aula 12. Art Nouveau e Simbolismo
aula 13. A arte em Viena. Klimt e Egon Schiele
aula 14. Arte e ciência: a obra de Seurat e dos Neo-Impressionistas
aula 15. A escultura de Rodin
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ADES, Dawn, Arte na América Latina, São Paulo, Cosac & Naify, 1997.
ARGAN, G. C., Arte moderna, São Paulo, Cia das Letras, 1992.
BARILLI, Renato, Art Nouveau, São Paulo, Martins Fontes, 1991.
CÉZANNE, Paul, Correspondência, São Paulo, Martins Fontes, 1992.
CHIPP, Herschel B., Teorias da Arte Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1999.
COLI, Jorge, A noite estrelada, São Paulo, Brasiliense, 1985 (Coleção Encontro radical).
FRANCASTEL, Pierre, O Impressionismo, São Paulo, Martins Fontes, 1988.
_____, Pintura e sociedade, São Paulo, Martins Fontes, 1990.
FRASCINA, Francis et alii, Modernidade e modernismo: a pintura francesa do século dezenove, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.
GOMBRICH, Ernst, História da Arte, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1993.
HARRISON, Charles et alii, Primitivismo, cubismo, abstração: começo do século vinte, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.
JANSON, H., História da arte, São Paulo, Martins Fontes, 1992.
KRAUSS, Rosalind E., Caminhos da Escultura Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1998.
MERLEAU-PONTY, Maurice, “A dúvida de Cézanne”, Coleção Os Pensadores, vol. XLI, São Paulo, Abril Cultural, 1975.
MICHELI, Mario de, As vanguardas artísticas, São Paulo, Martins Fontes, 1991.
NOVAES, A. (org.), O olhar, São Paulo, Cia. das Letras, 1990.
_____, Ética, São Paulo, Cia. das Letras, 1992.
_____, Artepensamento, São Paulo, Cia. das Letras, 1994.
_____, A crise da razão, São Paulo, Cia. das Letras.
PEVSNER, Nikolaus, Os pioneiros do desenho moderno. De William Morris a Walter Gropius, São Paulo, Martins Fontes, 1995.
_____, Origens da Arquitetura Moderna e do Design, São Paulo, Martins Fontes, 1996.
RENOIR, Jean, Pierre-Auguste Renoir, meu pai, São Paulo, Paz e Terra, 1988.
RUSKIN, John, As pedras de Veneza, São Paulo, Martins Fontes, 1992.
SCHAPIRO, Meyer, Arte moderna: séculos XIX e XX, São Paulo, Edusp, 1996.
_____, Impressionismo, São Paulo, Cosac & Naify, 2001.
STANGOS, Nikos (org.), Conceitos da arte moderna, Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 1991.
WOLLHEIM, Ricard, A arte e seus objetos, São Paulo, Martins Fontes, 1994.
WOODFORD, Susan, A arte de ver a arte, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1983.
ZOLA, Émile, A batalha do Impressionismo, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Introduzir o aluno no universo da arte europeia do século XIX, a partir da análise de obras e da discussão de textos de artistas e historiadores. Busca-se compreender e situar o surgimento das vanguardas e os movimentos de contestação ou assimilação do sistema de ensino acadêmico. Além disso, pretende-se discutir a relação entre arte e arquitetura, arte e elementos da vida quotidiana.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Provas dissertativas realizadas ao longo do curso
Seminários (opcionais)
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Discussão de textos previamente selecionados; análise de obras de arte, reflexão sobre o sistema da arte no século XIX: instituições e agentes.