Turma AP498 - História da Arte IV - Turma A

Código / Turma

AP498 A

Nome

História da Arte IV

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria De Fatima Morethy Couto

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina acompanha e discute as transformações ocorridas na produção artística europeia, a partir da produção apresentada por Manet até o desenvolvimento das vanguardas históricas no começo do Século XX. Leitura e análise críticas de textos pertinentes ao período. Desenvolvimento de Seminários. 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

aula 1. Apresentação da disciplina. Sobre o Orientalismo e a representação do nu feminino

aula 2. Delacroix e o romantismo francês

aula 3.  Dois realismos: Géricault e Courbet

aula 4.  Manet: pintor da vida moderna?

aula 5. Considerações sobre o Impressionismo. A pintura de Monet e Renoir

aula 6. Degas e a fotografia. O estatuto da fotografia na seguna metade do século XIX 

aula 7. Para além do Impressionismo: a obra de Paul Cézanne. Sobre o Japonismo

aula 8. Van Gogh e Toulouse-Lautrec

aula 9. Mulheres artistas no século XIX: Mary Cassat e Berthe Morrisot

Aula 10. Gauguin, a noção de primitivismo e os primeiros museus etnográficos na Europa: a exposição do "Outro" 

aula 11. Movimento de Artes e Ofícios na Inglaterra. Os pré-rafaelitas. As primeiras Exposições Universais.

aula 12. Art Nouveau e Simbolismo

aula 13. A arte em Viena. Klimt e Egon Schiele

aula 14. Arte e ciência: a obra de Seurat e dos Neo-Impressionistas

aula 15. A escultura de Rodin

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADES, Dawn, Arte na América Latina, São Paulo, Cosac & Naify, 1997.

ARGAN, G. C., Arte moderna, São Paulo, Cia das Letras, 1992.

BARILLI, Renato, Art Nouveau, São Paulo, Martins Fontes, 1991.

CÉZANNE, Paul, Correspondência, São Paulo, Martins Fontes, 1992.

CHIPP, Herschel B., Teorias da Arte Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1999.

COLI, Jorge, A noite estrelada, São Paulo, Brasiliense, 1985 (Coleção Encontro radical).

FRANCASTEL, Pierre, O Impressionismo, São Paulo, Martins Fontes, 1988.

_____, Pintura e sociedade, São Paulo, Martins Fontes, 1990.

FRASCINA, Francis et alii, Modernidade e modernismo: a pintura francesa do século dezenove, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.

GOMBRICH, Ernst, História da Arte, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1993.

HARRISON, Charles et alii, Primitivismo, cubismo, abstração: começo do século vinte, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.

JANSON, H., História da arte, São Paulo, Martins Fontes, 1992.

KRAUSS, Rosalind E., Caminhos da Escultura Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice, “A dúvida de Cézanne”, Coleção Os Pensadores, vol. XLI, São Paulo, Abril Cultural, 1975.

MICHELI, Mario de, As vanguardas artísticas, São Paulo, Martins Fontes, 1991.

NOVAES, A. (org.), O olhar, São Paulo, Cia. das Letras, 1990.

_____, Ética, São Paulo, Cia. das Letras, 1992.

_____, Artepensamento, São Paulo, Cia. das Letras, 1994.

_____, A crise da razão, São Paulo, Cia. das Letras.

PEVSNER, Nikolaus, Os pioneiros do desenho moderno. De William Morris a Walter Gropius, São Paulo, Martins Fontes, 1995.

_____, Origens da Arquitetura Moderna e do Design, São Paulo, Martins Fontes, 1996.

RENOIR, Jean, Pierre-Auguste Renoir, meu pai, São Paulo, Paz e Terra, 1988.

RUSKIN, John, As pedras de Veneza, São Paulo, Martins Fontes, 1992.

SCHAPIRO, Meyer, Arte moderna: séculos XIX e XX, São Paulo, Edusp, 1996.

_____, Impressionismo, São Paulo, Cosac & Naify, 2001.

STANGOS, Nikos (org.), Conceitos da arte moderna, Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 1991.

WOLLHEIM, Ricard, A arte e seus objetos, São Paulo, Martins Fontes, 1994.

WOODFORD, Susan, A arte de ver a arte, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1983.

ZOLA, Émile, A batalha do Impressionismo, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Introduzir o aluno no universo da arte europeia do século XIX, a partir da análise de obras e da discussão de textos de artistas e historiadores. Busca-se compreender e situar o surgimento das vanguardas e os movimentos de contestação ou assimilação do sistema de ensino acadêmico. Além disso, pretende-se discutir a relação entre arte e arquitetura, arte e elementos da vida quotidiana.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Provas dissertativas realizadas ao longo do curso

Seminários (opcionais)

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Discussão de textos previamente selecionados; análise de obras de arte, reflexão sobre o sistema da arte no século XIX: instituições e agentes.

Observação (Plano de Aula)

em branco