Turma AP499 - Atividades Artísticas - Culturais - Ensino IV - Turma A
AP499 A
Atividades Artísticas - Culturais - Ensino IV
Kelly Cristina Silva
O plano da disciplina foi elaborado para compor a proposta de curricularização da extensão, tendo como fundamento, o desenvolvimento dos conteúdos de: Arte, Interculturalidade, Decolonialidade e Inclusão.
Esta disciplina pretende fomentar o exercício de conhecimentos, técnicas, metodologias e/ou formas de organização do trabalho artístico e docente em artes para públicos diversificados.
Visa contribuir para a formação acadêmica, profissional e cidadã dos alunos da graduação.
A comunidade externa à Unicamp será envolvida ao participar dos eventos propostos pelos estudantes. Nesta atuação, estaremos favorecendo o estreitamento da relação entre a universidade e a sociedade.
A experiência pretende fomentar a constituição de redes que envolvam a produção, difusão e uso de conhecimentos relacionados aos conteúdos de arte ministrados em contextos plurais.
Todas as orientações sobre as atividades serão oferecidas remotamente através de encontros síncronos
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Ampliação e enriquecimento da cultura em geral, bem como de experiências pontuais no circuito artístico vigente. Participação como organizador, assistente ou expositor em atividades artísticas, culturais, ensino e científicas, workshops orientados (produção cultural, cenografia, mostra individual e coletiva em instituições especializadas e afins; visitas monitoradas a ateliês, exposições e acervos; atividades de extensão como congressos e seminários em áreas de Artes Visuais, História da Arte, Arte e Ensino e afins). Critérios a serem definidos pela Comissão de Graduação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-Troca de experiências a partir da participação em micro projetos de extensão, como: oficinas, eventos, exposições ou demais formas da produção artística na atualidade;
-Análises, reflexões, questionamentos, negociações e formatações da produção artística frente ao circuito cultural do entorno da universidade;
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço Reis, Gláucia Renate
Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 1998.BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas.
São Paulo: Ed. Perspectiva, 2009.
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. Tradução de Sandra Castello Branco. São Paulo: Editora
UNESP, 2005, 205 p.
SALLES, Cecília Almeida. Arquivos de criação: arte e curadoria. São Paulo: Editora Horizonte,
2010.
NATALE, Edson e OLIVIERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011. São
Paulo: SESC, 2010.
CUNHA, Maria Helena. Produção Cultural. O profissional em formação. São Paulo, Duo Editorial,
2007
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Contribuir para a formação de artistas e arte-educadores para que estejam preparados e aptos ao desenvolvimento de práticas voltadas à interculturalidade e à inclusão cultural;
Possibilitar a abertura de espaços para a atuação dos estudantes em: escolas, instituições culturais, museus, ONGs diversas e outros.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A proposta prevê uma atividade de extensão relacionada à intervenções artísticas/culturais e educacionais.
Requer um relato ilustrado por imagens e vídeos da ação desenvolvida, assim como, suas respectivas análises e reflexões.
Cronograma (Plano de Aula)
1.
Atividade: Oficina “Ensino de arte e surdez” – Braile - a linguagem dos surdos mudos. O encontro visa trazer conteúdos relacionados à Arte-educação e ao público portador de baixa audição e/ou surdo. Além da explanação de temas relacionados a este contexto também irá propor uma atividade prática em Artes Visuais.
Palestrante: Lucia Reily
Data de início: 13/08/2021 às 14hs
2.
Atividade: Palestra “Processos de atenção, cuidado, educação, saúde, assistência social Arte e Inclusão” – Palestra ministrada por especialista da área esclarecendo conceitos sobre a arte inserida no contexto da inclusão visando a emancipação e inclusão de pessoas com síndromes graves, como esquizofrenia entre outras. O tema a ser desenvolvido tem por objetivo iniciar e fundamentar o projeto trazendo referências bibliográficas e exemplos de ações bem sucedidas já experienciadas. Nise da Silveira. Alertar sobre a tendência de desmonte de ações específicas para pessoas com essas necessidades.
Data de início: 27/08/2021
Palestrante: Hospital Psiquiátrico de Campinas – Candido Ferreira
3.
Atividade: Palestra “Arte e Inclusão” – Experiência APAE - Palestra ministrada por especialista da área esclarecendo conceitos sobre a arte inserida no contexto da inclusão de portadores de necessidades especiais. O tema a ser desenvolvido tem por objetivo iniciar e fundamentar o projeto trazendo referências bibliográficas e exemplos de ações bem sucedidas já experienciadas relacionadas à promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção individual e coletiva, tendo como objeto enfocado na ação essas pessoas e suas famílias
Palestrante: Luise Weiss
Data de início: 10/09/2021 às 14hs
4.
Atividade: Oficina “Ensino de arte e cegueira” - O encontro visa trazer conteúdos relacionados à Arte-educação e ao público portador de baixa visão e/ou cego. Além da explanação de temas relacionados a este contexto também irá propor uma atividade prática em Artes Visuais.
Data de início: 24/09/2021 às 14hs
Palestrante: Wanda Gomes
5.
Atividade: Oficina “Ensino de arte e deficiência mental” - O encontro visa trazer conteúdos relacionados à Arte-educação e ao público portador de deficiências mentais. Além da explanação de temas relacionados a este contexto também irá propor uma atividade prática em Artes Visuais.
Data de início: 08/10/2021 às 14hs
Palestrante:
6.
Atividade: Oficina “Arte e Inclusão nos Museus, Instituições Culturais”.
Comentar sobre as potencialidades referentes ao ensino de arte e o trabalho que as instituições culturais estão desenvolvendo através de seus educativos. A educação museal vem se aprofundando e contribuindo em muitas instâncias relacionadas aos conhecimentos sobre a arte, sua preservação e manutenção, além da difusão de múltiplas linguagens da arte contemporânea.
Palestrante: Paulo Portella Filho
Data de início: 22/10/2021 às 14hs
7.
Atividade: Oficina “Ensino de arte e incapacidades físicas” – Elaboração de ateliês de arte em instituições públicas e particulares (desafios e problemáticas). O encontro visa trazer conteúdos relacionados à Arte-educação e ao público que apresenta incapacidades físicas. Além da explanação de temas relacionados a este contexto também irá propor uma atividade prática em Artes Visuais.
Data de início: 05/11/2021 às 14hs
Palestrante: Paulo Barreto
8.
Atividade: Oficina “Arte e luto” - O encontro visa trazer conteúdos relacionados à Arte-educação e ao público que apresenta processos de luto de entes queridos. Além da explanação de temas relacionados a este contexto também irá propor uma atividade prática em Artes Visuais.
Palestrante: Fanny Feigenson
Responsáveis: Luise Weiss e Selma M. Simão
Data de início: 19 /11/2021 às 14hs
9.
Atividade: “Avaliação do Projeto” - O encontro vai avaliar as ações e os resultados obtidos nas experiências desenvolvidas, além das participações. Busca também reunir os registros realizados durante os encontros para a seleção de materiais e elaboração de uma publicação. Apresentação de um relato escrito.
Responsáveis: Luise Weiss e Selma M. Simão
Data de início: 03/12/2021 às 14hs
Metodologia (Plano de Aula)
Palestras dos professores responsáveis e de convidados especialistas; Oficinas de arte. Obs.: Todas as atividades serão oferecidas remotamente através de encontros quinzenais síncronos.