Turma AP520 - Gravura I - Turma A

Código / Turma

AP520 A

Nome

Gravura I

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Luise Weiss

Ementa (Catálogo da DAC)

Introdução à gravura em relevo. A xilografia como linguagem expressiva. História da gravura européia: séculos XV à XVIII, e Brasil. A gravura de madeira de fio e de topo, linoleogravura e variantes. Impressões diretas e simples: monotipias, carimbos e pochoir.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Parte I: Atividades práticas: gravação e impressão em relevo
- As matrizes: sua origem (madeira maciça, madeira compensada ou linóleo), seu
preparo e o desenvolvimento de um projeto visual;
- Carimbos, monotipias e monoprint: gravação e impressão. Impressões diretas.
Impressões em relevo;
- Xilogravura monocromática e policromática;
- Linóleogravura;
- Gravura em topo de madeira;
- Gravação: entalhe (domínio das ferramentas necessárias e sua afiação);
- Impressão: procedimentos básicos (com colher e na prensa);
- Experimentos de impressão em suportes diferentes.
Parte II: Breve histórico da Xilogravura no Ocidente
- A xilogravura medieval;
- A xilogravura e os livros (incunábulos e tipografia);
- A gravura na Europa na época do renascimento e do Barroco;
- Artes Gráficas - a xilogravura de ilustração (William Blake e Gustave Doré);
- A xilogravura Moderna: Edvard Munch e Paul Gauguin;
- A gravura de Expressionismo Alemão (Blauer Reiter e Die Brücke);
Parte III: História da Gravura Brasileira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Instituto de Artes

Coordenadoria de Graduação

- Primórdios da Gravura Brasileira;
- A gravura de Oswald Goledi, Livio Abramo e Lasar Segall (anos 30 e 40), Marcelo
Grassmann;
- A vinda de Axl Leskoschek ao Brasil e suas influências, Renina Katz;
- A gravura abstrata de Fayga Ostrower, Maria Bonomi e outros (anos 50 e 60);
- Os Clubes de Gravura (a arte engajada);
- A xilogravura de Cordel (Nordeste);
- A xilogravura na Arte Contemporânea, suas características e questões;
- A xilogravura no Japão (Ukio-ê): Utamaro, Hiroshige, Hokusai, Sharaku, a
xilogravura na China;
Parte IV: Monotipia e Monoprint: Aspectos Históricos e características da técnica, sua
origem e presença na contemporaneidade;
- A monotipia e as impressões diretas;
Parte V: A Gravura Contemporânea
- A xilogravura e a fotografia;
- Livros xilogravados (livros ilustrados e livros de artista);
Parte VI: Conversas xilográficas
- Artistas e pesquisadores apresentam suas pesquisas e reflexões sobre a técnica.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BENSON, Richard. The Printed Picture. New York: The Museum of Modern Art, 2008
BUTI, Marco; LETYCIA, Anna (org.). Gravura em metal. São Paylo: EDUSP, 2002
CATAFAL, Jordi; OLIVA, Clara. A Gravura. Ed. Estampa, Lisboa, Portugal, 2003
COSTELLA, Antonio. Introdução à Gravura e História da Xilogravura. Campos de Jordão: Editora Montiqueira, 1984
DAWSON, John. Guia Completo de Grabado e Impression: Técnica e Materiales. H. Blume Edciones, 1982
EICHENBERG, Fritz. The Art of the Print: Masterpieces history, techniques. New
York: Harry N. Abrams, 1976
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. São Paulo: Melhoramentos, 1976
GASTON-PETIT, Badio Abadela. Envolving Techniques in Japanese Woodblock Prints. Tokyo: Kadanska international Ltda., 1977
HERKOVITZ, Anica. Xilogravura: Arte e Técnica. Porto Alegre: Tchê, 1986
IVINS JR, W.M. How Prints Look. Photographs with Commentary. Boston: Beacon Press, 1994
LEITE, José Roberto Teixeira. A Gravura Brasileira Contemporânea. Editora Civilização Brasileira, 1966
MARTINS, Itajahi. Gravura: Arte e técnica. São Paulo: Fundação Nestlé de Cultura,1987
SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009
WALKER, George A. The woodcut Artist’s Handbook. Firefly Books, Canadá, 2005

WALKER, George A. The Woodcut Artist's Handbook. Fire fly books, 2005
WESTHEIM, Paulo. El Grabado en madera. México: Fundo de Cultura Econômica: 1967
WYE, Deborah. Thinking Print: Books to Bilboards, 1980-1995; New York: The Museum of Modern Art

Xilógrafos Nordestinos. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1977

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Introdução às características e pesquisas do universo da Gravura: impressões diretas e indiretas. Primórdios e contemporaneidade. A Monotipia e Monoprint. História e
características;
- Introdução ao universo da gravura, mais especificamente ao da xilogravura, sua história e o desenvolvimento dos procedimentos técnicos necessários para uma poética
visual vinculada à xilogravura. Características de gravura em relevo.
- Introdução à frottage e às técnicas mistadas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliações mensais e bimestrais das atividades desenvolvidas em classe;
- Avaliação final (semestre): apresentação do projeto gráfico individual desenvolvido durante o semestre;
Serão considerados:
- Projeto gráfico envolvendo pesquisas e experimentações;
- Conhecimentos técnicos necessários à pesquisa gráfica do projeto individual;
- Participação nas áreas de ateliê
 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas expositivas sobre a origem da xilogravura. Seu desenvolvimento histórico e seu vínculo com o livro. Aulas com indicação de leituras de textos e acompanhadas de
imagens e livros;
- Desenvolvimento de aulas on-line contemplando diversos aspectos da xilogravura;
- Orientações on-line de grupos e atendimentos dos alunos, previamente combinados;
- Projetos de pesquisa teórica, textos indicados para leitura, além da pesquisa da produção autoral de artistas de diversas épocas (seminários).

Observação (Plano de Aula)

em branco