Turma AP600 - Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais - Turma A

Código / Turma

AP600 A

Nome

Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Sylvia Helena Furegatti

Edson do Prado Pfutzenreuter

Ementa (Catálogo da DAC)

Referenciais teóricos e metodológicos básicos para a realização de pesquisas no campo das artes visuais. Exercícios de elaboração de projetos, levantamento e organização de material empírico, elaboração de relatórios e redação visando ampliar o conhecimento sobre a língua portuguesa orientada para o discurso próprio do artista visual.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conceito de conhecimento

Arte ciência e filosofia como formas de conhecimento

Arte: criação e método

Fazer arte e pensar arte como processos que se inter-relacionados

Arte na contemporaneidade

A especificidade da pesquisa em artes visuais

As formas de organização da pesquisa

Levantamento bibliográfico, fichamento, sistemas que auxilio ao trabalho acadêmico.

Os diferentes textos acadêmicos

As normas de redação

Bibliografia (Catálogo da DAC)

A bibliografia será estabelecida em função do pré projeto apresentado pelo(a) aluno(a). Em teremos gerais envolverá:

  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. USP, 1980.

  • AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo: Papirus, 1995

  • BACHELARD, G. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

  • BACHELARD, G. A Poética do Espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

  • BACHELARD, G.. A água e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

  • BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira

  • CHIPP, H. B. - Teoria da Arte Moderna, São Paulo: Martins Fontes, 1988

  • CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. Martins Fontes, 1988.

  • DOERNER, Max. Los materiales de pintura y su empleo en el arte. Ed. Reverte, 1959.

  • DOERNER, Max. The Materials of the artist. San Diego, Haarcourt Brace & Company,1984.

  • FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Hucitec, 1985

  • FRANCASTEL, Pierre. A Realidade Figurativa. Ed. Perspectiva, São Paulo, 1973.

  • IVINS JR., W.M.. How Prints look. Photographs with Commentary. Boston: Beacon Press, 1994

  • KAPROW, Allan. Assemblages, Environments and Happenings. New York, Harry.

  • LAURENTIZ, Paulo. A Holarquia do Pensamento Artístico. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.

  • LÉGER, F. Funções da Pintura, São Paulo: Nobel, 1989

  • MERLEAU PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004

  • OSTROWER, F., A construção do olhar. In: O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras

  • SALLES, C. Redes da criação : construção da obra de arte. Vinhedo  SP: Editora Horizonte, 2006.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do curso espera que o aluno tenha adquirido competência e habilidade para:

  • Compreender a especificidade da pesquisa em artes visuais

  • Estabelecer seus interesses em um projeto de poéticas visuais

  • Levantar suas afinidades eletivas

  • Organizar seus desejo artístico sob a forma de projeto

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Leitura e fichamento de textos: 20%

 

Debates sobre os textos  (participação e  construção) : 20%

 

Pré-projeto (construção e apresentação): 30%

 

Projeto Final (construção e apresentação): 30%

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

  • Aulas expositivas com discussão e projeção de imagens e videos referenciais para esse campo de estudo;

    Indicação de leituras específicas seguidas de debates e programação de entregas de fichamentos;

    Programação de debates e visitas de artistas que possam colaborar com a leitura do processo criativo em arte, particularmente na linguagem contemporânea;

    Elaboração de um pré-projeto e um projeto final que visam acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II.

Observação (Plano de Aula)

em branco