Turma CS042 - Projeto de Cinema II - Turma A

Código / Turma

CS042 A

Nome

Projeto de Cinema II

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Noel dos Santos Carvalho

Ementa (Catálogo da DAC)

Disciplina de caráter experimental. Os alunos formam equipes de trabalho e/ou desempenham individualmente as funções de cada projeto. O curso possibilita vivência em um processo de criação nesta área - pré-produção, produção e pós-produção; conhecimento técnico e de planejamentos administrativo, econômico e executivo. Seu programa é definido em função das pesquisas realizadas no DMM/IA e/ou discussões entre alunos e professores.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Orientação para elaboração das propostas de trabalho.
  2. Decupagem em planta baixa - fotografia e direção de atores;
  3. Decupagem de áudio; 
  4. Decupagem de produção;
  5. Decupagem de direção de arte;
  6. Produção 
  7. Pós-Produção - edição de imagem e som;
  8. Finalização e entrega;

Bibliografia (Catálogo da DAC)

CAMPOS, Flavio de, A arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. São Paulo: Zahar, 2007

CARRIÈRE, Jean Claude; BONITZER, Pascal. Prática do Roteiro Cinematográfico. São Paulo: JSN Editora, 1996.

CHION, Michel. O Roteiro de Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

COMPARATO, Doc - Da Criação ao Roteiro: Teoria e Prática - Ed. Summus - 2009

FIELD, Syd. Roteiro: Os Fundamentos do Roteirismo. Arte e Letra - 2009

................ Os exercícios do roteirista. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.

MCKEE, Robert - Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro – Ed. Arte e Letra - 2006

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus Editora, 2005.

PUCCINI, Sergio. Roteiro de documentário – da pré-produção a pós-produção. Campinas: Papirus, 2009

RAMOS, Fernão. Mas afinal... o que é documentário? São Paulo: Editora SENAC, 2008.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A realização profissional de filmes e vídeos nas suas diversas modalidades gêneros e duração requer planejamento, administração e sistematização do trabalho e de funções especializadas. O significado e o sentido dos filmes são construídos, em parte, pela ação de profissionais e artistas envolvidos na pré-produção, produção e finalização. Esta disciplina tem o objetivo de: 1) possibilitar aos alunos vivenciar na prática o processo de criação cinematográfica em suas etapas de pré-produção, produção e pós-produção; e 2) estimular o exercício da criatividade em congruência com o conhecimento técnico, o planejamento administrativo, econômico e executivo, fundamentais para a prática da criação e produção cinematográfica.

O objetivo do curso é possibilitar ao aluno o conhecimento das diversas fases da produção audiovisual através de aulas teóricas, orientações e trabalhos práticos. Ao final do processo o aluno deverá: a) entender o planejamento de produção de um produto audiovisual; b) conhecer o processo de estruturação e formatação dos roteiros de ficção; b) entender a construção e estruturação de um projeto de documentário; c) aprender a planejar a estrutura de produção de um audiovisual ficcional e/ou documental; d) ter vivenciado a concepção, produção e finalização de um filme ficcional e/ou documental.   

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação final será feita a partir dos seguintes critérios:

1) Em Projeto de Cinema I: a) freqüência, interesse e envolvimento demonstrados no transcurso das aulas e orientações; b) avaliação do Projeto de Realização; b) avaliação da Proposta de Trabalho individual de cada membro da equipe;  c) avaliação do projeto coletivo de realização e planejamento de execução 

2) Em Projeto de Cinema II: a) freqüência, interesse e envolvimento; b) entrega do produto audiovisual em duas cópias em DVDs devidamente creditados, com capa, resumo, ficha técnica, conceito gráfico e menu interativo no prazo estabelecido; c) avaliação da linguagem e estética cinematográficas utilizadas no vídeo; d) avaliação individual de cada Proposta de Trabalho e sua correspondência no produto final; e) avaliação do relatório final composto de detalhamento de cada etapa da realização: roteiro decupado, projeto de fotografia, projeto de direção de arte, projeto de som, plantas baixas, documentação fotográfica e ou videográfica e demais materiais que se fizerem necessários.

Cronograma (Plano de Aula)

15 de agosto - Apresentação do programa

22/29 de agosto Orientação dos projetos na pré-produção/ apresentação do programa

05/12/19/26 de setembro - Orientação dosprojetos na pré-produção 

03/10//17/24/31 de outubro - Orientação de preparação, produção e edição

07/14/21 de novembro - finalização dos curtas.  

 

Metodologia (Plano de Aula)

Durante o curso realizaremos entre cinco e 10 filmes de curta-metragem. Os alunos formarão equipes e se distribuirão em atividades específicas nas fases de pré-produção, produção e pós-produção nas várias funções como: pesquisa, argumento, roteiro, produção, fotografia, som, direção de arte, direção, efeitos especiais, edição (montagem), edição de som, mixagem e finalização de imagem, entre outras. No decorrer do curso faremos reuniões de acompanhamento para auxiliar a fundamentação conceitual dos projetos e a realização de cada um.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco