Turma CS074 - Projeto em Narrativas Digitais II - Turma A

Código / Turma

CS074 A

Nome

Projeto em Narrativas Digitais II

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Hermes Renato Hildebrand

Ementa (Catálogo da DAC)

Disciplina de caráter experimental. Os alunos formam equipes de trabalho  e/ou desempenham, individualmente as funções de cada projeto. O curso possibilita vivência em um processo de criação utilizando os suportes digitais - pré produção, produção e pós-produção, conhecimento técnico e de planejamento administrativo, econômico e executivo. Seu programa é definido em função das pesquisas realizadas no DMM/IA e/ou discussões entre alunos e professores.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • Percepção Além do Olhar
  • Da fotografia as mídias interativas.
  • Desenvolvimento de Projeto segundo roteiro prévio que foi elaborado em Projeto em Narrativas Digitais I.

  • Fundamentos Básicos I : hipertexto, multimídia e hipermídia;
  • Fundamentos Básicos II : metáfora, navegação, interfaces, ergonomia, usabilidade, design de interação;
  • Convergências, hibridização, e cibridismo;
  • Imersão e agenciamento – Janet Murray;
  • Interatividade: uma questão de recepção;
  • Poéticas interativas, redes e ciberespaço;
  • Arte, Ciência e Tecnologia: algoritmos genéticos, imagem interativa e sistemas inteligentes.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AGRA, Lucio e COHEN, Renato. “Criação em hipertexto: vanguardas e territórios mitológicos”. In: Labirintos do pensamento contemporâneo, Lucia Leão (ed.). São Paulo: Iluminuras – Fapesp, 2002.

ARAUJO, Yara Guasque. Telepresença: interação e interfaces. São Paulo: Editora PUCSP – Educ, 2005.

ASCOTT, Roy. “Arquitetura da cibercepção”. In: Labirintos do pensamento contemporâneo, Lucia Leão (ed.). São Paulo: Iluminuras – Fapesp, 2002. 

BELTING, H. O Fim da História da Arte. São Paulo: CosacNaify, 2006.

BERNSTEIN, M. “Padrões do hipertexto”. In: Labirintos do pensamento contemporâneo, Lucia Leão (ed.). São Paulo: Iluminuras – Fapesp, 2002.

__________. “Jardins Prazeirosos”. In: Labirintos do pensamento contemporâneo, Lucia Leão (ed.). São Paulo: Iluminuras – Fapesp, 2002.

BOLTER, J. D. “Topographic writing: hypertext and the electronic writing space” In: Hypermedia and literary studies, (George P. Landow e Paul Delany, eds.). Cambridge, MIT Press, 1990.

CATAIÀ DOMÉNECH, J. M. As formas do real. São Paulo: Summus Editorial, 2011. (Cap. 5 A representação do espaço e do tempo na imagem).

CAMPOS, F. de. Roteiro de cinema e televisão: A arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

COLOMBO, C. B. Arquitetura da informação na WEB: Estudo de caso de WEB site corporativo. Campinas. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2001.

COYNE, R. Designing Information Technology. Cambridge, Massachusetts, MIT Press, 1995.

DAMASCENO, A. Webdesign: Teoria e Prática. Florianópolis: Visual Books, 2003.

DELEUZE, G. e GUATARRI, F. Introdução: rizoma. In: Mil platôs capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de Janeiro, ed. 34, 1995.

__________. Acerca do ritornelo. In: Mil platôs capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de Janeiro, ed. 34, 1995.

GAGBEIN, J-M. Lembrar, escrever e esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

GARCIA. L. Modernidade, pós-modernidade e a metamorfose da percepção. In _______Politizar novas tecnologias. São Paulo: Ed. 34, 2003.

GORDON, Bob e GORDON, Maggie. O guia completo do design gráfico digital: a chave do designer gráfico para os novos media. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.(p.182-195) (p.148 -149). 

GOSCIOLA, V. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003,

__________. Roteiro para as Novas Mídias. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Junho de 2004.

HILDEBRAND, H. R.; CUNHA, A. C. Autoria nas obras abertas com mídias móveis e locativas: autor, autoria e colaboração nas plataformas opensource. Disponível em: http://www.hrenatoh.net/curso/textos/autor_autoria_opensource.pdf. Acessado em: agosto 2013.

KILIAN, C. Writing for the Web. NY: Self-Counsel Press, 1999.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 1996.

LEÃO, L. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2002.

__________ (org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume, 2005.

__________ (org.). Cibercultura 2.0. São Paulo: U. N. Nojosa, 2003.

LEVI, P. Os afogados e os sobreviventes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. Caps. A memória da ofensa e Comunicar.

MACHADO, A. “Hipermídia: o labirinto como metáfora” In Domingues, Diana (org.) A arte no século XXI: A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997, pg. 144-154.

MACHADO, I. A. Gêneros no Contexto Digital. In: LEÃO, L. Interlab: Labirintos do Pensamento Contemporâneo. São Paulo: Iluminuras, 2002.

MURRAY, J. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.

MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001.

________. Midia after software. Journal of Visual Culture, 12: 30-37, April 2013. Disponível em: http://vcu.sagepub.com/content/12/1/30.full.pdf+html. Acessado em: agosto 2013. 

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2nd ed. São Paulo: UNESCO/Cortez Ed., 2000.

NIELSEN, J. Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. Indiana: New Readers Publishing, 2000. 

PALACIOS, M. Hipertexto, fechamento e o uso do conceito de não-linearidade discursiva. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/palacios/hipertexto.html>. Acesso em: 21 out. 2007.

PAUL, N. Elementos das narrativas digitais. In: Hipertexto e hipermídia: As novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007. Cap. 10, p. 121-139.

PRADO, Gilbertto. Arte Telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuários. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 2003.

PETITOT, Jean. “Centrado/acentrado”. Em: Enciclopédia Einaudi, v.13, Lógica – Combinatória. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998, pp. 336-93.

REIS, C.; LOPES, A.C. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988. 

ROSENSTIEHL, P. “Rede”. Em: Enciclopédia Einaudi, v.13, Lógica – Combinatória. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998, pp. 228-46.

SALLES, C. A. Redes da criação: Construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006.

_________. Gesto Inacabado. São Paulo: Annablume, 3ª ed. 2002.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano – da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

__________. Cultura das mídias. São Paulo, Razão Social, 1992.

__________. Porque as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Editora Paulus, 2005.
 

SANTAELLA, Lúcia e NOTH Winfried. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

SARLO, B.  Tempo Passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia das Letras/ UFMG, 2007. (Cap. A retórica testemunhal e pós-memória, reconstituições). 

SCOLARI, C. Hipermediaciones. Elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa, 2008.

SENETTE, R. A corrosão do Caráter. São Paulo: Ed. Record, 2005. 

________. Juntos. São Paulo: Ed. Record, 2012.

REIS, C.; LOPES, A.C. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988. 

ROSENSTIEHL, P. “Rede”. Em: Enciclopédia Einaudi, v.13, Lógica – Combinatória. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998, pp. 228-46.

VALENCISE-GREGOLIN, M. Mídia e Cultura: Machinima, objeto da contemporaneidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

ZIELINSKI, S. A arqueologia da mídia. In: LEÃO, L. (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 2
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Compreensão da integração Compreensão da integração das mídias digitais emergentes e suas possíveis convergências. Fundamentação voltada ao desenvolvimento de aplicativos, sites e produtos de imagem e som para os suportes digitais. Análise e discussão das concepções de produção de narrativas digitais com as mídias emergentes. Avaliação das implicações cognitivas e no campo do conhecimento dessas tecnologias.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Sistema de Avaliação:

Avaliação do processo de desenvolvimento e realização do objeto de mídia digital, considerando: apresentações, orientações e participação em aula (40%), nota do objeto de mídia desenvolvido/realizado (40%) e nota do relatório final (20%)

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas de conceitos e técnicas, elaboração de apresentações sobre temas específicos e sobre projetos desenvolvidos pelos alunos, elaboração de produtos para o ambiente hipermidiáticos, assim, como jogos virtuais, produtos hipermidiáticos institucionais, de arte, revistas eletrônicas, e outros produtos utilizando os conceitos básicos da disciplina e laboratórios para desenvolvimento de trabalhos práticos, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação.

Observação (Plano de Aula)

em branco