Turma CS107 - Introdução ao Pensamento Computacional - Turma A

Código / Turma

CS107 A

Nome

Introdução ao Pensamento Computacional

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ronaldo Barbosa

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos matemáticos voltados para aplicação na área de comunicação e tecnologia da informação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Primeira Temática: Artes, matemática e as suas representações e modelos

- Pretende-se apresentar as ciências e as tecnologias, particularmente a matemática e as artes como formas de conhecimento humano que são pensados por meio de modelos e imagens.

 

Segunda Temática: A linguagem matemática e as artes

- Pretende-se mostrar as relações entre as representações matemáticas e as artes por meio das similaridades entre estas duas linguagens que geram conhecimento. Ao ver a matemática através de suas imagens pode-se verificar suas relações com as produções artísticas de cada momento histórico: período pré-industrial, industrial mecânico e industrial eletrônico e digital.

Terceira Temática: Programação e processamento de imagens. Nesta temática será desenvolvido os conceitos básicos, implementação de algoritmos e aplicação de métodos e modelos lógicos em sistemas computacionais para processamento de imagens.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:DEVLIN, Keith. Matemática: ciência dos padrões. Portugal: Porto Editora, 2002.

HILDEBRAND, Hermes Renato. A arte de raciocinar. In: Revista Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, ano V, vol. 5, n. 9-10, p. 40-55. São Paulo: Cásper Líbero, 2002.

SANTAELLA, Lúcia. Porque as Comunicações e as Artes estão Convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

AMADO, Pedro. Introdução à Programação Gráfica – Usando Processing. Portugal, Porto: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal, 2006.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A matemática é a ciência da observação dos padrões da natureza e da cultura. Sua evolução acontece associada às formas e aos meios de comunicação e, consequentemente, ao desenvolvimento das linguagens estabelecidas por estes meios. O objetivo desta disciplina é observar, compreender e analisar os modelos e padrões de representação dos espaços topológicos matemáticos e tecnológicos nos vários momentos históricos de nossa cultura. De fato, pretende-se estudar os eixos de similaridades entre as representações matemáticas e as imagens geradas pelas tecnologias emergentes por meio do pensamento computacional e através de uma linguagem de programação. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Trabalhos individuais  e em grupo desenvolvidos ao longo da disciplina.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será ministrada em dois momentos: o primeiro é teórico e pretende-se, a partir de modelos conceituais matemáticos e suas imagens, apresentar a matemática com uma linguagem de produção de conhecimento. No segundo instante, pretende-se desenvolver protótipos de sistemas interativos por meio de uma serie de ferramentas, entre elas o Figma, de acesso gratuito.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco